17353
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - A indústria e o uso de energia solar

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer vantagens da instalação, pelas indústrias, de fontes de energia solar.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Atlas Escolar do IBGE e WordArt.

Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o seguinte vídeo, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual:
     - Como funciona a Energia Solar em grandes negócios - disponível aqui.

Peça aos alunos para destacarem os benefícios de se investir na energia solar.

Contextualização
Sugere-se que esta etapa da aula seja feita de maneira sincrônica. Apresente o slide/imagem do plano original e dialogue com os alunos de acordo com as orientações previstas.

Problematização
Encaminhe o slide da problematização e as perguntas subsequentes, previstas nas orientações desta etapa, no plano original.
Peça aos alunos que registrem as hipóteses sobre o problema.

Ação propositiva
Nesta etapa, os alunos terão acesso a dois mapas para realizarem a leitura e comparação.
Dessa forma, primeiro, de maneira assincrônica, peça que:
     1. Acessem o Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui;
     2. Cliquem no ícone:
     - Mapas do Brasil
     3. Em seguida, cliquem no ícone:
     - Diversidade ambiental
     4. Selecionem o mapa:
     - Clima
     5. Tirem um print do mapa.

Em seguida, encaminhe o mapa com a intensidade de luz solar no Brasil, disponível aqui.
Peça aos alunos para compararem os mapas e destacarem seus elementos essenciais: título, escala, legenda, fonte e orientação. Faça-os observar se ambos os mapas trazem essa informação. Depois, faça-os perceber a correlação entre os mapas, ou seja, o tipo de clima em relação à intensidade de luz solar.

Depois, encaminhe um mapa em branco, chamado de mapa mudo, disponível aqui.
Peça para registrarem no mapa em branco, conforme previsto no plano original, os cinco estados onde será mais vantajoso fazer o investimento da instalação de energia solar.

Sistematização
A proposta é que os alunos criem uma nuvem de palavras com o tema: Vantagens do uso de fontes de energia solar no Brasil.

Os alunos precisam:
     - Escolher as palavras que serão utilizadas;
     - Assistir ao tutorial disponível aqui;
     - Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
     - Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.

Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
     - 7 vantagens de utilizar energia solar em indústrias e fábricas - disponível aqui;
     - Empresário da indústria moveleira economizando com #EnergiaSolar - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_07UND04

(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas