Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis, lápis de cor, mapas do plano.
Material complementar: Mapas do plano
Link para os mapas:
Mapa da ação propositiva - Mapa do Brasil (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5P8wECumvkNj8T7gStMwjx6QS9hbdMwUjsc4VnaW49dNBXP4JrCe2hRgJfmU/geo5-07und04-acao-propositiva-mapa-do-brasil.pdf)
Mapa da ação propositiva - Intensidade de luz solar no Brasil (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7sPVhaGdd2yESCCmcCDskCMaPYzuy6k8EXHtGCD2CazmPYH44QTfzByB6z6e/geo5-07und04-acao-propositiva-intensidade-de-luz-solar-no-brasil.pdf)
Para você saber mais:
http://www.rwengenharia.eng.br/quais-sao-as-principais-fontes-energeticas-na-industria/ acesso em 8 de março de 2019
http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/eficiencia-energetica/ acesso em 8 de março de 2019
https://panoramafarmaceutico.com.br/2017/08/17/industrias-reduzem-valor-de-energia-com-geracao-e-uso-eficiente-da-energia/ acesso em 8 de março de 2019
https://fibersals.com.br/blog/energia-solar-para-industria/ acesso em 8 de março de 2019
Contextos prévios: Tipos de energias renováveis e não renováveis.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicialmente retome o conhecimento prévio dos alunos, perguntando: “A energia solar é renovável ou não renovável?” e “ Então é bom fazer uso dela ou não?”. Espere pelas respostas. Então introduza o tema da aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Leia as informações do slide com alunos. Pergunte: “Vocês já ouviram falar sobre placas de energia solar?”, “Vocês já viram placas de energia solar?”, “Existem outras vantagem em se usar energia solar para produzir energia elétrica?”. Se os alunos não tiverem citado como vantagens, lembre-os, que a energia solar é uma fonte renovável de energia elétrica. E que a economia com os custos da energia elétrica pode diminuir o preço do produto final.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Coloque aos alunos a situação hipotética: “Vocês trabalham em uma indústria que tem filiais em todos os estados do Brasil. O seu chefe chegou com um projeto para você: “Implantar placas solares na indústria”. Mas a instalação em todas as unidade fica muito cara. Então você deve definir em quais unidades vão ser feita a instalação.”
Leia a pergunta do slide com os alunos. Espere por algumas respostas. Ajude os alunos a organizar as ideias perguntando: “ Para ter energia de fonte solar o que é preciso ter?”, resposta esperada “SOL”; “Tem sol em todos os estados do Brasil?”resposta esperada “Sim”; “Mas será que a quantidade é igual em todos os estados?”.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Distribua o mapa do Brasil disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5P8wECumvkNj8T7gStMwjx6QS9hbdMwUjsc4VnaW49dNBXP4JrCe2hRgJfmU/geo5-07und04-acao-propositiva-mapa-do-brasil.pdf. para cada aluno.
Apresente o mapa com a intensidade de luz solar no Brasil, disponível no próximo slide ou em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7sPVhaGdd2yESCCmcCDskCMaPYzuy6k8EXHtGCD2CazmPYH44QTfzByB6z6e/geo5-07und04-acao-propositiva-intensidade-de-luz-solar-no-brasil.pdf. Ajude os alunos a entenderem este mapa, lendo as informações com eles e tirando as dúvidas que surgirem.
Fale para os alunos: “Você deve selecionar 5 estados onde será mais vantajoso fazer o investimento desta tecnologia.”. Peça aos alunos para colorirem no mapa do Brasil os estados selecionados por eles. Lembre-os que devem colocar os elementos do mapa: Título, legenda e Rosa dos ventos. Deixe a disposição dos alunos o mapa da intensidade de luz solar no Brasil.
Ação Propositiva
Orientações: Apresente o mapa com a intensidade de luz solar no Brasil. Fale aos alunos: “Você deve fazer uma lista com os 5 estados onde será mais vantajoso fazer o investimento desta tecnologia". E depois colori-los no mapa do Brasil. Lembre-os que devem colocar os elementos do mapa: Título e Rosa dos ventos.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça aos alunos para escreverem uma explicação para a vantagem do uso deste tipo de fonte de energia nos seus cadernos. Peça para alguns alunos falarem as explicações escritas por eles.