17351
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Fontes não renováveis de energia no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre elencar as diferentes fontes não renováveis de energia utilizadas nas regiões e unidades da federação do Brasil.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ncBua9pFQ5y73Gq7CnEQpWtK7t4dcGSe3YaNeugGeNAkJJAzvndNTKPnRvtD/geo5-07und02-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkgPbMyAkH62qQTvQ63Hbe5gnTWE7NNzzVHxEvZfEZaBJAzXZ4muSmzWYWTf/geo5-07und02-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm acesso em 20 de fevereiro de 2019

http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf (parte III a partir da página 91) acesso em 20 de fevereiro de 2019

http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos acesso em 20 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios:

Espera-se que o conceito e os tipos de fontes de energia renováveis já tenham sido trabalhados em sala de aula.

O conceito de fontes de energia não renováveis usado neste plano será: fontes de energia que não possuem a capacidade de serem repostas naturalmente ou de reposição muito lenta, o que significa que são passíveis de esgotamento.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês sabem me dizer o que são fontes renováveis de energia?”.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Espere por respostas. Se houver alguma fonte de energia não renovável que os alunos desconhecem use os seguintes conceitos:

1 Petróleo- a queima de seus derivados (gasolina e óleo diesel) gera energia;

2 Carvão mineral- sua queima gera energia, como em trens;

3 Gás Natural- sua queima gera energia, como em automóveis a gás.

4 Urânio- usado em usinas termonucleares para geração de energia elétrica;

Converse com os alunos sobre alguns problemas que o uso de fontes não renováveis de energia geram, pergunte: “Vocês podem me dizer problemas gerados pelo uso de fontes não renováveis de energia?”. Espera-se que eles respondam: “Elas poluem”, “ Elas destroem o meio ambiente.”, etc.

Como adequar à sua realidade: Se houver alguma usina que use fontes não renováveis para gerar energia na sua região, use-a como exemplo.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Pergunte também: “Será que em todo o Brasil são usadas fontes de energia não renováveis?” e “Será que em todo o Brasil as fontes de energia não renováveis usadas são as mesmas?”.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a turma em pelo menos 5 grupos, um para cada região do Brasil. Distribua as folhas da atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ncBua9pFQ5y73Gq7CnEQpWtK7t4dcGSe3YaNeugGeNAkJJAzvndNTKPnRvtD/geo5-07und02-atividade-da-acao-propositiva.pdf, entregue apenas as folhas que correpondam a cada região para cada grupo. Peça para os alunos lerem os gráficos e debaterem o que cada um entendeu do gráfico. Então oriente-os a responderem as perguntas da atividade.

A unidade usada nos gráficos é GWH, Gigawatts x hora.

Fonte dos dados dos gráficos: EPE Balanço Energético Nacional 2018

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Monte com os alunos, no quadro, uma legenda para o mapa que será gerado, escolhendo uma cor para cada fonte não renovável de energia usada no Brasil (Energia de petróleo, Energia de carvão mineral, Energia de gás natural, Energia de outras fontes).

Entregue para cada grupo o mapa da sua região disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkgPbMyAkH62qQTvQ63Hbe5gnTWE7NNzzVHxEvZfEZaBJAzXZ4muSmzWYWTf/geo5-07und02-atividade-da-sistematizacao.pdf. Então com base na legenda do quadro, oriente os alunos a colorirem cada estado do mapa com a cor da MAIOR fonte não renovável de energia, informação disponível nos gráficos da atividade da ação propositiva.

Após este momento, exponha, no quadro, todos os mapas coloridos para os alunos e pergunte: “Qual a fonte renovável de energia mais comum no Brasil?”, “Qual a fonte renovável de energia menos comum no Brasil?”, “Na nossa região qual a mais comum?” e “No nosso estado qual a mais comum?”.

Um exemplo de como os mapas podem ser organizados no quadro está disponível em https://educa.ibge.gov.br/images/vamoscontar/blog/2018_02_23_blog_marcia-muniz.jpg.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividades do plano e lápis de cor.

Material complementar:

Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ncBua9pFQ5y73Gq7CnEQpWtK7t4dcGSe3YaNeugGeNAkJJAzvndNTKPnRvtD/geo5-07und02-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkgPbMyAkH62qQTvQ63Hbe5gnTWE7NNzzVHxEvZfEZaBJAzXZ4muSmzWYWTf/geo5-07und02-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm acesso em 20 de fevereiro de 2019

http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas3ed.pdf (parte III a partir da página 91) acesso em 20 de fevereiro de 2019

http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos acesso em 20 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios:

Espera-se que o conceito e os tipos de fontes de energia renováveis já tenham sido trabalhados em sala de aula.

O conceito de fontes de energia não renováveis usado neste plano será: fontes de energia que não possuem a capacidade de serem repostas naturalmente ou de reposição muito lenta, o que significa que são passíveis de esgotamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Vocês sabem me dizer o que são fontes renováveis de energia?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Espere por respostas. Se houver alguma fonte de energia não renovável que os alunos desconhecem use os seguintes conceitos:

1 Petróleo- a queima de seus derivados (gasolina e óleo diesel) gera energia;

2 Carvão mineral- sua queima gera energia, como em trens;

3 Gás Natural- sua queima gera energia, como em automóveis a gás.

4 Urânio- usado em usinas termonucleares para geração de energia elétrica;

Converse com os alunos sobre alguns problemas que o uso de fontes não renováveis de energia geram, pergunte: “Vocês podem me dizer problemas gerados pelo uso de fontes não renováveis de energia?”. Espera-se que eles respondam: “Elas poluem”, “ Elas destroem o meio ambiente.”, etc.

Como adequar à sua realidade: Se houver alguma usina que use fontes não renováveis para gerar energia na sua região, use-a como exemplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Pergunte também: “Será que em todo o Brasil são usadas fontes de energia não renováveis?” e “Será que em todo o Brasil as fontes de energia não renováveis usadas são as mesmas?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Divida a turma em pelo menos 5 grupos, um para cada região do Brasil. Distribua as folhas da atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ncBua9pFQ5y73Gq7CnEQpWtK7t4dcGSe3YaNeugGeNAkJJAzvndNTKPnRvtD/geo5-07und02-atividade-da-acao-propositiva.pdf, entregue apenas as folhas que correpondam a cada região para cada grupo. Peça para os alunos lerem os gráficos e debaterem o que cada um entendeu do gráfico. Então oriente-os a responderem as perguntas da atividade.

A unidade usada nos gráficos é GWH, Gigawatts x hora.

Fonte dos dados dos gráficos: EPE Balanço Energético Nacional 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Monte com os alunos, no quadro, uma legenda para o mapa que será gerado, escolhendo uma cor para cada fonte não renovável de energia usada no Brasil (Energia de petróleo, Energia de carvão mineral, Energia de gás natural, Energia de outras fontes).

Entregue para cada grupo o mapa da sua região disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CkgPbMyAkH62qQTvQ63Hbe5gnTWE7NNzzVHxEvZfEZaBJAzXZ4muSmzWYWTf/geo5-07und02-atividade-da-sistematizacao.pdf. Então com base na legenda do quadro, oriente os alunos a colorirem cada estado do mapa com a cor da MAIOR fonte não renovável de energia, informação disponível nos gráficos da atividade da ação propositiva.

Após este momento, exponha, no quadro, todos os mapas coloridos para os alunos e pergunte: “Qual a fonte renovável de energia mais comum no Brasil?”, “Qual a fonte renovável de energia menos comum no Brasil?”, “Na nossa região qual a mais comum?” e “No nosso estado qual a mais comum?”.

Um exemplo de como os mapas podem ser organizados no quadro está disponível em https://educa.ibge.gov.br/images/vamoscontar/blog/2018_02_23_blog_marcia-muniz.jpg.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano