Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para você saber mais:
Tecnologia e trabalho
https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/tecnologia-e-trabalho/
A tecnologia no mercado de trabalho
https://www.eusemfronteiras.com.br/a-tecnologia-no-mercado-de-trabalho/
Contextos prévios: Trabalho, emprego, noções de mercado de trabalho, mundo do trabalho, novas tecnologias, avanços tecnológicos, identificação dos principais setores de economia.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo o tema junto com os alunos. Pergunte se eles sabem o que é avanço tecnológico e trabalho. Você pode perguntar também se eles imaginam como a tecnologia está aliada ao trabalho ou se para trabalhar é preciso usar tecnologias. Estas perguntas irão, além de fazer com que você reconheça o conhecimento prévio deles, instigar a turma sobre o conteúdo da aula.
Para você saber mais:
O avanços da tecnologia e o mercado de trabalho
Os avanços da tecnologia no trabalho
https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,os-avancos-das-tecnologias-no-trabalho-imp-,1118125
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Indique aos alunos que leiam o trecho da notícia disposta no slide. Em seguida, faça perguntas como: Do que trata essa notícia? Você acredita que as tecnologias são realmente utilizadas em sala de aula? Seus professores utilizam tecnologias no trabalho? Que tipos de tecnologias seus professores utilizam? Você acha importante o uso de tecnologias para o trabalho do professor? Os recursos tecnológicos ajudam ou atrapalham o trabalho do professor?
Em seguida, inicie um diálogo com eles sugerindo informações sobre os avanços tecnológicos e os modelos de trabalho na atualidade. Converse com eles explicando que, com os avanços da tecnologia, os trabalhadores precisam se adaptar a novas realidades ou precisam aprender novas técnicas de trabalho, como manusear máquinas e utilizar computadores e smartphones, por exemplo.
Link para notícia:
http://www.revistaeducacao.com.br/quais-os-desafios-dos-professores-para-incorporar-as-novas-tecnologias-no-ensino/0
Para você saber mais
O mercado de trabalho e os impactos da tecnologia e as tendências de carreiras
O impacto dos avanços tecnológicos no ambiente de trabalho
https://www.mundorh.com.br/o-impacto-dos-avancos-tecnologicos-no-ambiente-de-trabalho/
Problematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Inicie esta etapa pedindo que os alunos que fiquem atentos ao seguinte pequeno caso de ensino que você deve ler para eles: “As escolas da rede pública de ensino da cidade de Aracati, localizada no Litoral Leste do Ceará, receberam, da Prefeitura Municipal, lousas digitais e tablets. As novas tecnologias visam colaborar com a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor, levando em consideração os avanços da sociedade atual. Após a publicação da notícia, uma professora de umas das escolas da cidade, entrou em contato com a direção da escola onde trabalha para expor certa preocupação com o fato. A professora relatou que não sabia usar as novas tecnologias disponibilizadas e concordou que isto iria influenciar diretamente no cotidiano do seu trabalho”.
Em seguida, pergunte aos alunos: Levando em consideração a situação-problema exposta e reconhecendo que os avanços tecnológicos são muitos atualmente, quais as vantagens e desvantagens do uso das novas tecnologias pelo professor em sala de aula?
Link para notícia completa:
Para você saber mais:
Tecnologia e mudanças no mercado de trabalho fazem profissões acabarem
Tecnologia cria mais emprego do que destrói, aponta estudo
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Inicie esta etapa orientando a turma a pensar sobre situações do cotidiano do trabalho do professor em que ele usa ou pode usar as tecnologias a seu favor, assim como situações do cotidiano do professor em que a tecnologia apresenta pontos negativos. Por exemplo: na elaboração ou na apresentação da própria aula, o professor utiliza recursos tecnológicos para esta finalidade, ou em momentos em que algum aluno está utilizando um celular e atrapalha a aula. Os alunos deverão pensar no dia a dia do professor na escola e observar em que pontos os recursos tecnológicos são ou podem ser utilizados por ele no seu trabalho ou ambiente de trabalho.
Divida a turma em quatro grupos e peça que eles elaborem, a partir de suas reflexões, uma situação pedagógica em que os recursos tecnológicos estejam presentes no dia a dia do professor no trabalho.
Para você saber mais:
Como utilizar tecnologia a seu favor no trabalho
Como a tecnologia já revoluciona o mercado de trabalho
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Na última etapa da aula, os alunos deverão apresentar oralmente as situações que eles elaboraram ou descreveram em que o professor faz ou pode fazer uso de recursos tecnológicos ou situações que estes recursos são utilizados de forma negativa. Lembre-se que as situações não precisam necessariamente ser inéditas, pois o aluno tomará como exemplo o cotidiano da escola em que estuda. Ao final de cada apresentação, peça que indiquem o quanto o uso da tecnologia apontada é importante para o trabalho do professor ou de que forma estas tecnologias atrapalham o trabalho deles.
Para você saber mais:
A tecnologia e seus impactos no mercado de trabalho
https://www.escolaedti.com.br/a-tecnologia-e-seus-impactos-no-mercado-de-trabalho/
A tecnologia e o futuro do emprego