17348
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Pecuária extensiva e pecuária intensiva

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar e comparar pecuária extensiva e intensiva.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiego Da Silva Cruz

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetos, papel, impressora, tesoura, fita adesiva, envelopes (os materiais podem ser alterados ou dispensados de acordo com o professor).

Material complementar:

Ação Propositiva - Tarjetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDcVZuru8zP8yerjvw33SBqMVWU35ffpuKp8umYv8PGXJmPNkg2e3V96Vss2/geo5-05und04-acao-propositiva-tarjetas.pdf

Para você saber mais:

Pecuária extensiva e intensiva

https://alunosonline.uol.com.br/geografia/pecuaria-extensiva-intensiva.html

Agropecuária intensiva e agropecuária extensiva

https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/01/agropecuaria-intensiva-e-agropecuaria.html

Contextos prévios: É importante que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de atividades econômicas, pecuária ou agropecuária, matéria-prima, mão-de-obra.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie sua aula apresentando o tema aos alunos, lendo-o em voz alta ou pedindo para que a turma o faça em conjunto. Pergunte se eles sabem o que é pecuária para que você possa identificar o conhecimento prévio deles. Faça as devidas intervenções, caso seja necessário. Questione também se eles sabem do que se trata pecuária extensiva e pecuária intensiva. É bastante provável que a turma não conheça esses termos, uma vez que eles são dados pela primeira vez neste período escolar.

Para você saber mais:

Pecuária

https://escolakids.uol.com.br/geografia/pecuaria.htm

Agropecuária extensiva e intensiva

https://escolakids.uol.com.br/geografia/agropecuaria-extensiva-e-intensiva.htm

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para que os alunos observem as imagens e digam o que eles veem nelas. Faça perguntas como: As imagens mostram atividades econômicas na indústria, no comércio ou na pecuária? O trabalho está sendo feito por pessoas ou máquinas? Em que imagens?

A partir das respostas dos alunos, peça para que identifiquem informações nas duas duas imagens, fazendo observações entre os diferentes modos de produção na pecuária. Por exemplo, um aluno pode identificar que os animais na Imagem 01 estão soltos e na Imagem 02 estão presos ou que na Imagem 01 não há uso de máquinas e que na Imagem 02 há.

Dialogue que com eles sobre os modos de produção da pecuária, extensivo e intensivo. Lembre-se que a pecuária extensiva utiliza poucos investimentos, assim como precisa de uma grande quantidade de trabalhadores, por não utilizar recursos tecnológicos, assim como a pecuária intensiva, por utilizar bastante recursos tecnológicos, não precisa empregar muitas pessoas para executar os processo de produção. Ao final, pergunte: Qual dessas fotos você associaria a pecuária extensiva? E qual você associaria à pecuária intensiva? Fique atento às respostas dos alunos para fazer as intervenções necessárias.

Para você saber mais:

Pecuária no Brasil

https://alunosonline.uol.com.br/geografia/pecuaria-no-brasil.html

Entendo a agropecuária extensiva e intensiva

https://www.estudokids.com.br/entendendo-a-agropecuaria-extensiva-e-intensiva/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a pergunta acima aos alunos e alunas e faça as intermediações necessárias de acordo com suas respostas. A ideia é que eles consigam discutir sobre o porquê de alguns produtores rurais optarem pela pecuária intensiva para o aumento da produção de alimentos e matérias-primas, a partir do que já foi discutido até esta etapa do plano.

Você pode também utilizar esse questionamento para fazer observação sobre a pecuária extensiva, uma vez que muitas empresas têm largado esse método, pensando na lucratividade e na produção intensa e rápida.

Para você saber mais:

Pecuária

https://www.suapesquisa.com/pesquisa/pecuaria.htm

Pecuária

https://www.todamateria.com.br/pecuaria/

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Imprima seis cópias do material abaixo. Nele, constam tarjetas com frases sobre pecuária intensiva e pecuária extensiva. Você deve, após imprimir, fazer o recorte das frases e colocá-las separadamente em seis envelopes (um para cada cópia do material).

Divida a turma em seis grupos e entregue para cada equipe um envelope contendo as tarjetas com as frases. Em seguida, solicite aos alunos que identifiquem e separem em suas mesas as tarjetas sobre pecuária intensiva e as tarjetas sobre pecuária extensiva.

Material complementar

Ação Propositiva - Tarjetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDcVZuru8zP8yerjvw33SBqMVWU35ffpuKp8umYv8PGXJmPNkg2e3V96Vss2/geo5-05und04-acao-propositiva-tarjetas.pdf

Para você saber mais:

Qual a diferença entre agropecuária intensiva e extensiva?

https://www.colegioweb.com.br/geografia/qual-a-diferenca-entre-agropecuaria-intensiva-e-extensiva.html

Pecuária no Brasil

https://youtu.be/R1F74_0ZbPE

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para esta última etapa, escreva no quadro os termos “pecuária extensiva” e “pecuária intensiva” um ao lado do outro e, utilizando fita adesiva, peça aos alunos que agrupem as tarjetas com as frases nos locais adequados. Durante esta atividade de compartilhamento de ideias e conclusões dos alunos, faça as intermediações necessárias, principalmente quando os alunos colocarem as frases nos locais não indicados. Acompanhe a organização do pensamento dos seus alunos na colocação das tarjetas nos locais adequados.

Para você saber mais:

O que é pecuária extensiva?

https://meusanimais.com.br/o-que-e-pecuaria-extensiva/

Pecuária intensiva pode aumentar rendimento de produtores de MT

http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2015/01/pecuaria-intensiva-pode-aumentar-rendimento-de-produtores-de-mt.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetos, papel, impressora, tesoura, fita adesiva, envelopes (os materiais podem ser alterados ou dispensados de acordo com o professor).

Material complementar:

Ação Propositiva - Tarjetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDcVZuru8zP8yerjvw33SBqMVWU35ffpuKp8umYv8PGXJmPNkg2e3V96Vss2/geo5-05und04-acao-propositiva-tarjetas.pdf

Para você saber mais:

Pecuária extensiva e intensiva

https://alunosonline.uol.com.br/geografia/pecuaria-extensiva-intensiva.html

Agropecuária intensiva e agropecuária extensiva

https://www.geografiaopinativa.com.br/2016/01/agropecuaria-intensiva-e-agropecuaria.html

Contextos prévios: É importante que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de atividades econômicas, pecuária ou agropecuária, matéria-prima, mão-de-obra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie sua aula apresentando o tema aos alunos, lendo-o em voz alta ou pedindo para que a turma o faça em conjunto. Pergunte se eles sabem o que é pecuária para que você possa identificar o conhecimento prévio deles. Faça as devidas intervenções, caso seja necessário. Questione também se eles sabem do que se trata pecuária extensiva e pecuária intensiva. É bastante provável que a turma não conheça esses termos, uma vez que eles são dados pela primeira vez neste período escolar.

Para você saber mais:

Pecuária

https://escolakids.uol.com.br/geografia/pecuaria.htm

Agropecuária extensiva e intensiva

https://escolakids.uol.com.br/geografia/agropecuaria-extensiva-e-intensiva.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para que os alunos observem as imagens e digam o que eles veem nelas. Faça perguntas como: As imagens mostram atividades econômicas na indústria, no comércio ou na pecuária? O trabalho está sendo feito por pessoas ou máquinas? Em que imagens?

A partir das respostas dos alunos, peça para que identifiquem informações nas duas duas imagens, fazendo observações entre os diferentes modos de produção na pecuária. Por exemplo, um aluno pode identificar que os animais na Imagem 01 estão soltos e na Imagem 02 estão presos ou que na Imagem 01 não há uso de máquinas e que na Imagem 02 há.

Dialogue que com eles sobre os modos de produção da pecuária, extensivo e intensivo. Lembre-se que a pecuária extensiva utiliza poucos investimentos, assim como precisa de uma grande quantidade de trabalhadores, por não utilizar recursos tecnológicos, assim como a pecuária intensiva, por utilizar bastante recursos tecnológicos, não precisa empregar muitas pessoas para executar os processo de produção. Ao final, pergunte: Qual dessas fotos você associaria a pecuária extensiva? E qual você associaria à pecuária intensiva? Fique atento às respostas dos alunos para fazer as intervenções necessárias.

Para você saber mais:

Pecuária no Brasil

https://alunosonline.uol.com.br/geografia/pecuaria-no-brasil.html

Entendo a agropecuária extensiva e intensiva

https://www.estudokids.com.br/entendendo-a-agropecuaria-extensiva-e-intensiva/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Faça a pergunta acima aos alunos e alunas e faça as intermediações necessárias de acordo com suas respostas. A ideia é que eles consigam discutir sobre o porquê de alguns produtores rurais optarem pela pecuária intensiva para o aumento da produção de alimentos e matérias-primas, a partir do que já foi discutido até esta etapa do plano.

Você pode também utilizar esse questionamento para fazer observação sobre a pecuária extensiva, uma vez que muitas empresas têm largado esse método, pensando na lucratividade e na produção intensa e rápida.

Para você saber mais:

Pecuária

https://www.suapesquisa.com/pesquisa/pecuaria.htm

Pecuária

https://www.todamateria.com.br/pecuaria/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Imprima seis cópias do material abaixo. Nele, constam tarjetas com frases sobre pecuária intensiva e pecuária extensiva. Você deve, após imprimir, fazer o recorte das frases e colocá-las separadamente em seis envelopes (um para cada cópia do material).

Divida a turma em seis grupos e entregue para cada equipe um envelope contendo as tarjetas com as frases. Em seguida, solicite aos alunos que identifiquem e separem em suas mesas as tarjetas sobre pecuária intensiva e as tarjetas sobre pecuária extensiva.

Material complementar

Ação Propositiva - Tarjetas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gDcVZuru8zP8yerjvw33SBqMVWU35ffpuKp8umYv8PGXJmPNkg2e3V96Vss2/geo5-05und04-acao-propositiva-tarjetas.pdf

Para você saber mais:

Qual a diferença entre agropecuária intensiva e extensiva?

https://www.colegioweb.com.br/geografia/qual-a-diferenca-entre-agropecuaria-intensiva-e-extensiva.html

Pecuária no Brasil

https://youtu.be/R1F74_0ZbPE

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para esta última etapa, escreva no quadro os termos “pecuária extensiva” e “pecuária intensiva” um ao lado do outro e, utilizando fita adesiva, peça aos alunos que agrupem as tarjetas com as frases nos locais adequados. Durante esta atividade de compartilhamento de ideias e conclusões dos alunos, faça as intermediações necessárias, principalmente quando os alunos colocarem as frases nos locais não indicados. Acompanhe a organização do pensamento dos seus alunos na colocação das tarjetas nos locais adequados.

Para você saber mais:

O que é pecuária extensiva?

https://meusanimais.com.br/o-que-e-pecuaria-extensiva/

Pecuária intensiva pode aumentar rendimento de produtores de MT

http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2015/01/pecuaria-intensiva-pode-aumentar-rendimento-de-produtores-de-mt.html

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano