Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
Objetivos específicos
- Reconhecer as principais características dos quadriláteros e inclusão de classes dos paralelogramos.
- Identificar os retângulos quanto à medida de seus ângulos e ao paralelismo dos lados.
- Identificar os losangos quanto à medida de seus ângulos e ao paralelismo dos lados.
- Identificar os quadrados quanto à medida de seus ângulos e ao paralelismo dos lados.
Conceito-chave
Propriedades de quadriláteros.
Recursos necessários
- Lápis de escrever e borracha;
- Lápis de cor;
- Régua e transferidor;
- Compasso (opcional);
- Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos sobre as características dos quadriláteros no que diz respeito ao paralelismo de seus lados e à medida de seus ângulos, sendo interessante que haja uma variedade de pensamentos. Após pensarem e discutirem sobre o assunto, peça que dêem atenção especial aos retângulos, losangos e quadrados e, em seguida, peça que realizem a atividade individualmente e, se necessário, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as principais características dos quadrados, retângulos e losangos considerando o paralelismo dos lados e a medida dos ângulos.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros quando nos referimos ao paralelismo de seus lados às medidas dos ângulos internos?
- Há características comuns a diversos quadriláteros?
- Há como desenhar quadriláteros diferentes dadas as mesmas propriedades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com alguns questionamentos sobre as características dos quadriláteros no que diz respeito ao paralelismo de seus lados e à medida de seus ângulos, sendo interessante que haja uma variedade de pensamentos. Após pensarem e discutirem sobre o assunto, peça que dêem atenção especial aos retângulos, losangos e quadrados e, em seguida, peça que realizem a atividade individualmente e, se necessário, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as principais características dos quadrados, retângulos e losangos considerando o paralelismo dos lados e a medida dos ângulos.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros quando nos referimos ao paralelismo de seus lados às medidas dos ângulos internos?
- Há características comuns a diversos quadriláteros?
- Há como desenhar quadriláteros diferentes dadas as mesmas propriedades?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas dadas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.
Propósito: Identificar quadrados, retângulos e losangos quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
- Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos ?
- Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas dadas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.
Propósito: Identificar quadrados, retângulos e losangos quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
- Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos ?
- Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?
Atividade principal
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Inicie fazendo com os alunos uma leitura compartilhada ou individual do enunciado. Peça então que os alunos realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega as suas soluções e comparem as respostas dadas, com o objetivo de confrontar suas hipóteses. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você pode orientá-los no que se refere ao comando dado no enunciado e ao significados das palavras e comandos, especialmente os relacionados à matemática. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.
Propósito: Identificar quadrados, retângulos e losangos quanto à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
- O que são quadriláteros? Quais as suas principais características? Qual a diferença ou semelhança entre eles?
- Quais as principais características dos quadriláteros quanto ao paralelismo dos lados e medida dos ângulos ?
- Será que uma mesma característica serve para mais de um quadrilátero? Será que há diversos quadriláteros com as mesmas características?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 min (slides 8 a 13)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 13 minutos (slides 8 a 13)
Orientação: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, compartilhando também suas estratégias de resolução, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Além disso, pode ser realizada leitura compartilhada, análise e discussão das diversas respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades. Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos. Em seguida, compartilhe com a turma a resolução proposta nos slides, de modo que todos possam visualizar e entender mais uma possibilidade de resolução da atividade.
Propósito: Compartilhar e discutir as diferentes estratégias utilizadas para resolver a atividade proposta.
Discuta com a turma:
- Quais as principais características dos quadriláteros no que se refere ao paralelismo dos lados e medidas dos ângulos?
- Quais as principais características dos paralelogramos? E dos quadrados, losangos e retângulos?
- Além deste quadrilátero, mais algum se encaixa na definição? Qual? É possível nomeá-lo(s) de outra maneira?
- Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as principais aprendizagens da aula, destacando que eles descreveram as principais características dos trapézios e paralelogramos, considerando tanto o paralelismo dos lados quanto as medidas dos ângulos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características. Enfatize a questão dos paralelogramos incluírem diversos outros tipos de quadriláteros em sua definição.
Propósito: Sintetizar as principais aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: A atividade pode ser projetada ou impressa. Peça que os alunos leiam e resolvam a atividade individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.
Propósito: Verificar se o aluno identifica quadrados, retângulos e losangos o eos diferencia no que se refere à medida de ângulos e ao paralelismo dos lados.
Discuta com a turma:
- Quais são as suas principais características dos paralelogramos no que se refere ao paralelismo dos lados e à medida dos ângulos?
- Quais as principais características dos dois quadriláteros citados? Qual deles possui a maior quantidade de características?
- Esses dois quadriláteros possuem características comuns?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar