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Plano de aula > Geografia > 5º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Transformações na cidade

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer que a paisagem da cidade é transformada ao longo do tempo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Word.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos, um dia antes da aula, o seguinte vídeo:
- Aniversário de Salvador – 469 anos, disponível aqui.

Este vídeo está indicado em “Para saber mais”, na proposta do plano original.

Contextualização
Esta etapa da aula pode ser realizada de maneira sincrônica ou assincrônica.
Para prosseguir de maneira assincrônica, encaminhe as imagens previstas no slide por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola para comunicação com a turma, e peça que as observem.

Problematização
Apresente a problematização aos alunos conforme o plano original. Entretanto, os registros das respostas devem ser realizados individualmente. Eles podem ter ajuda de outros alunos ou de familiares.

Ação propositiva
Nesta etapa, o professor explica a atividade que os alunos realizarão assincronicamente, uma adaptação da proposta do plano original, a ser realizada de modo individual.
A proposta é que os alunos elaborem um mapa mental, no papel ou no Word, sobre a as mudanças no modo de vida das pessoas da primeira para a segunda imagem.

Para a construção do mapa mental, é importante que assistam aos seguintes vídeos:
     - Mapa mental: um método criativo de estudo – disponível aqui;
     - Como fazer mapas mentais no Word e baixar fontes – disponível aqui.

Os alunos podem pesquisar e utilizar imagens que representem a transformação da paisagem nas cidades.
Peça que tirem uma foto do mapa mental elaborado e a compartilhem pelo WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.

Sistematização
Nesta etapa, o professor encaminha a imagem do slide e pede para os alunos completarem a sequência, como solicitado no plano original.

Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos seguintes vídeos:
     - O crescimento das cidades e a periferização | Sala de notícias - Canal Futura - disponível aqui;
     - Crescimento desordenado das grandes cidades é responsável por más condições da população - disponível aqui;
     - Cidade Cidadão | Planejamento - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO5_03UND04

(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.


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