GEO5_01UND05 – Contextualização - Texto de apoio
Plano de Aula
Plano de aula: Migrações: áreas de repulsão populacional
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa e mapeamento da migração na unidade da federação.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Papel metro ou cartolina, lápis, lápis de cor e hidrocor são materiais necessários para os estudantes fazerem os registros das atividades.
Material complementar:
História em quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vcEAnpuXFSfTRJJj3dvpEGbQvrTMYBK2T2THf9AKPSYh7qKXVUeDabcPSwz/geo5-01und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf
Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes situações, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto. Indique que os estudantes consultem o livro didático da turma para fazerem consultas sobre o tema.
Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.
Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).
Pegue o texto de apoio distribuído anteriormente para os estudantes estudarem em casa e retome aspectos relevantes sobre o tema.
Apresente uma consigna para estimular a reflexão sobre o tema: Observem a imagem e a tabela e digam o que entendem.
Registre no quadro os principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.
Apresente também a tabela com dados sobre migração interna no Brasil, a fim de enriquecer a análise proposta.
Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.
Material complementar:
Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm
Contextualização
Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).
Pegue a imagem apresentada no início da aula e retome aspectos relevantes sobre o tema.
Apresente uma consigna para estimular a reflexão sobre o tema: Observem a imagem e a tabela e digam o que entendem.
Registre no quadro os principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.
Os dados da tabela são importantes na compreensão da dinâmica das migrações internas brasileiras.
Material complementar:
Cartaz de apoio:
Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados em grupos até o final da aula.
Apresente o questionamento aos estudantes (Quais aspectos podem influenciar a saída de grande quantidade de pessoas de uma área?), estimulando a troca de ideias a partir das respostas apresentadas pela turma.
Registre no quadro as ideias que forem surgindo, sendo o(a) escriba da turma.
Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.
Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos.
A partir da atividade realizada na Problematização, os grupos de estudantes devem escolher um aspecto que contribui para a saída da população de uma área e apresentar uma justificativa para a sua resposta.
Na Contextualização, os estudantes dispõem de imagem e tabela para verem como está ocorrendo a migração interna brasileira. Estas informações ajudarão na reflexão sobre o tema da aula.
O texto de apoio deve servir de base para que você possa estimular a reflexão sobre o tema junto aos seus estudantes. Então, relembre pontos importantes do texto.
Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.
Material complementar: O TEXTO DE APOIO é material de consulta para o professor. O CARTAZ DE APOIO deve ser mostrado no final desta fase, antes da produção da HISTÓRIA. Assim, a turma poderá tirar dúvidas.
Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos.
A partir das fases anteriores. os grupos devem criar uma historinha com três cenas mostrando o entendimento deles quanto ao tema da aula: “Aspectos que contribuem para a saída da população de um lugar”.
Distribua papel metro ou cartolina, lápis de cor, hidrocor para os estudantes fazerem a ilustração.
Como adequar à sua realidade: se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.
Material complementar:
História em quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vcEAnpuXFSfTRJJj3dvpEGbQvrTMYBK2T2THf9AKPSYh7qKXVUeDabcPSwz/geo5-01und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf
Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Sugere-se a adaptação por sequência, uma vez que os cinco planos de aula apresentam similaridades no que se refere ao estudo das dinâmicas populacionais.
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Word; Google ou outra ferramenta de pesquisa.
Valores trabalhados
Direitos humanos e solidariedade
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada ou recomendada pela escola, a seguinte imagem:
Peça aos alunos que registrem o que acham que essa charge representa. Esta imagem é indicada originalmente em um dos planos da sequência.
Contextualização
De maneira assincrônica, peça que os alunos assistam ao seguinte vídeo:
- Criando juntos: A imigração – disponível aqui.
Solicite que registrem:
- Quem são os personagens que aparecem no vídeo;
- Por que eles se mudaram para o Brasil;
- Quais eram os trabalhos dos pais;
- Quem cuidava das crianças;
- Como foi a vida das crianças logo que chegaram.
Os registros podem ser feitos no caderno e compartilhados com o professor por meio de uma foto.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, apresente a imagem visualizada anteriormente, na apresentação do tema, com o seguinte questionamento:
“O que leva as pessoas a migrarem de uma região para outra?”
(Problematização da proposta original do plano GEO5_01UND03)
Peça que os alunos anotem suas respostas ao questionamento.
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o seguinte texto:
Este trecho foi retirado da Atividade da ação propositiva do plano GEO5_01UND03.
Em seguida, peça que os alunos pesquisem na internet dois casos de deslocamento de pessoas:
- Migração interna (deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, entre regiões, estados e municípios);
- Migração externa (deslocamento de pessoas de um país para outro país).
É importante que, na descrição da situação de migração, os alunos destaquem os motivos que levaram ao deslocamento; se houve espontaneidade na migração, ou seja, o que pode ter atraído as pessoas para o local de destino; ou se foi um motivo forçado, isto é, quais são os fatores repulsivos, o que fez com que as pessoas saíssem do local de origem.
A tabela pode ser feita no Word ou em um simples papel em branco, e encaminhada ao professor por foto ou mesmo em um arquivo anexado por e-mail.
A fim de refletir sobre o momento peculiar que todo o mundo está passando com a pandemia de Covid-19, coloque aos alunos, posteriormente, a seguinte questão:
- Como serão os deslocamentos de pessoas depois do coronavírus?
Nas orientações do plano GEO5_01UND02, os termos emigração e imigração são destacados, e você pode dialogar sobre eles com os alunos:
“O termo EMIGRAÇÃO corresponde à saída de pessoas do lugar de origem, ao passo que IMIGRAÇÃO corresponde à chegada de pessoas a um novo lugar. As migrações ocorrem no mundo desde o início da história da humanidade.”
Sistematização
Nesta etapa, encaminhe aos alunos o caça-palavras originalmente proposto no plano de aula GEO5_01UND03, e siga as orientações pedindo que encontrem as palavras que são motivos ou causas dos deslocamentos populacionais (emprego, estudo, filhos, moradia, pais, saúde e segurança).
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- A migração no mundo - disponível aqui;
- Migrantes: documentário - disponível aqui;
- Geografia: migrações e seus tipos (população) - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isabela Albuquerque
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Refletir sobre aspectos que influenciam na saída de população de uma área.
Habilidade (s) da Base: (EF05GE01) Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA