17341
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Migrações: áreas de repulsão populacional

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre refletir sobre aspectos que influenciam na saída de população de uma área.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Papel metro ou cartolina, lápis, lápis de cor e hidrocor são materiais necessários para os estudantes fazerem os registros das atividades.

Material complementar:

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hvsGMkz6a39EMXD22PWXEUMNwhqdUNY9M8QQMEaKcjb8uVEDGsVZctr8hBV/geo5-01und05--contextualizacao-texto-de-apoio.pdf

Quadro 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/46kBZTU6Ng8e36EhsYZgYR4JyQsJWjMfAEDJwV48jUmfXfTNTfDm66fjmMEv/geo5-01und05-acao-propositiva-quadro-1.pdf

História em quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vcEAnpuXFSfTRJJj3dvpEGbQvrTMYBK2T2THf9AKPSYh7qKXVUeDabcPSwz/geo5-01und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes situações, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto. Indique que os estudantes consultem o livro didático da turma para fazerem consultas sobre o tema.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).

Pegue o texto de apoio distribuído anteriormente para os estudantes estudarem em casa e retome aspectos relevantes sobre o tema.

Apresente uma consigna para estimular a reflexão sobre o tema: Observem a imagem e a tabela e digam o que entendem.

Registre no quadro os principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.

Apresente também a tabela com dados sobre migração interna no Brasil, a fim de enriquecer a análise proposta.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Material complementar:

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hvsGMkz6a39EMXD22PWXEUMNwhqdUNY9M8QQMEaKcjb8uVEDGsVZctr8hBV/geo5-01und05--contextualizacao-texto-de-apoio.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).

Pegue a imagem apresentada no início da aula e retome aspectos relevantes sobre o tema.

Apresente uma consigna para estimular a reflexão sobre o tema: Observem a imagem e a tabela e digam o que entendem.

Registre no quadro os principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.

Os dados da tabela são importantes na compreensão da dinâmica das migrações internas brasileiras.

Material complementar:

Cartaz de apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qex35xXJsUwvH3QERtsb9UABYAVZSvC5jubnFwq8gHUmKFazzvq7mHg8hh2w/geo5-01und05-cartaz-de-apoio-contextualizacao.pdf

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hvsGMkz6a39EMXD22PWXEUMNwhqdUNY9M8QQMEaKcjb8uVEDGsVZctr8hBV/geo5-01und05--contextualizacao-texto-de-apoio.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados em grupos até o final da aula.

Apresente o questionamento aos estudantes (Quais aspectos podem influenciar a saída de grande quantidade de pessoas de uma área?), estimulando a troca de ideias a partir das respostas apresentadas pela turma.

Registre no quadro as ideias que forem surgindo, sendo o(a) escriba da turma.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos.

A partir da atividade realizada na Problematização, os grupos de estudantes devem escolher um aspecto que contribui para a saída da população de uma área e apresentar uma justificativa para a sua resposta.

Na Contextualização, os estudantes dispõem de imagem e tabela para verem como está ocorrendo a migração interna brasileira. Estas informações ajudarão na reflexão sobre o tema da aula.

O texto de apoio deve servir de base para que você possa estimular a reflexão sobre o tema junto aos seus estudantes. Então, relembre pontos importantes do texto.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Material complementar: O TEXTO DE APOIO é material de consulta para o professor. O CARTAZ DE APOIO deve ser mostrado no final desta fase, antes da produção da HISTÓRIA. Assim, a turma poderá tirar dúvidas.

Quadro 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/46kBZTU6Ng8e36EhsYZgYR4JyQsJWjMfAEDJwV48jUmfXfTNTfDm66fjmMEv/geo5-01und05-acao-propositiva-quadro-1.pdf

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hvsGMkz6a39EMXD22PWXEUMNwhqdUNY9M8QQMEaKcjb8uVEDGsVZctr8hBV/geo5-01und05--contextualizacao-texto-de-apoio.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos.

A partir das fases anteriores. os grupos devem criar uma historinha com três cenas mostrando o entendimento deles quanto ao tema da aula: “Aspectos que contribuem para a saída da população de um lugar”.

Distribua papel metro ou cartolina, lápis de cor, hidrocor para os estudantes fazerem a ilustração.

Como adequar à sua realidade: se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Material complementar:

História em quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vcEAnpuXFSfTRJJj3dvpEGbQvrTMYBK2T2THf9AKPSYh7qKXVUeDabcPSwz/geo5-01und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).

Papel metro ou cartolina, lápis, lápis de cor e hidrocor são materiais necessários para os estudantes fazerem os registros das atividades.

Material complementar:

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hvsGMkz6a39EMXD22PWXEUMNwhqdUNY9M8QQMEaKcjb8uVEDGsVZctr8hBV/geo5-01und05--contextualizacao-texto-de-apoio.pdf

Quadro 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/46kBZTU6Ng8e36EhsYZgYR4JyQsJWjMfAEDJwV48jUmfXfTNTfDm66fjmMEv/geo5-01und05-acao-propositiva-quadro-1.pdf

História em quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vcEAnpuXFSfTRJJj3dvpEGbQvrTMYBK2T2THf9AKPSYh7qKXVUeDabcPSwz/geo5-01und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia e apresente o tema da aula, projetando ou escrevendo no quadro. Comente com os alunos que eles vão analisar diferentes situações, como forma de melhor compreenderem o trabalho proposto. Indique que os estudantes consultem o livro didático da turma para fazerem consultas sobre o tema.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).

Pegue o texto de apoio distribuído anteriormente para os estudantes estudarem em casa e retome aspectos relevantes sobre o tema.

Apresente uma consigna para estimular a reflexão sobre o tema: Observem a imagem e a tabela e digam o que entendem.

Registre no quadro os principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.

Apresente também a tabela com dados sobre migração interna no Brasil, a fim de enriquecer a análise proposta.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Material complementar:

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hvsGMkz6a39EMXD22PWXEUMNwhqdUNY9M8QQMEaKcjb8uVEDGsVZctr8hBV/geo5-01und05--contextualizacao-texto-de-apoio.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).

Pegue a imagem apresentada no início da aula e retome aspectos relevantes sobre o tema.

Apresente uma consigna para estimular a reflexão sobre o tema: Observem a imagem e a tabela e digam o que entendem.

Registre no quadro os principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.

Os dados da tabela são importantes na compreensão da dinâmica das migrações internas brasileiras.

Material complementar:

Cartaz de apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Qex35xXJsUwvH3QERtsb9UABYAVZSvC5jubnFwq8gHUmKFazzvq7mHg8hh2w/geo5-01und05-cartaz-de-apoio-contextualizacao.pdf

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hvsGMkz6a39EMXD22PWXEUMNwhqdUNY9M8QQMEaKcjb8uVEDGsVZctr8hBV/geo5-01und05--contextualizacao-texto-de-apoio.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados em grupos até o final da aula.

Apresente o questionamento aos estudantes (Quais aspectos podem influenciar a saída de grande quantidade de pessoas de uma área?), estimulando a troca de ideias a partir das respostas apresentadas pela turma.

Registre no quadro as ideias que forem surgindo, sendo o(a) escriba da turma.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos.

A partir da atividade realizada na Problematização, os grupos de estudantes devem escolher um aspecto que contribui para a saída da população de uma área e apresentar uma justificativa para a sua resposta.

Na Contextualização, os estudantes dispõem de imagem e tabela para verem como está ocorrendo a migração interna brasileira. Estas informações ajudarão na reflexão sobre o tema da aula.

O texto de apoio deve servir de base para que você possa estimular a reflexão sobre o tema junto aos seus estudantes. Então, relembre pontos importantes do texto.

Como adequar à sua realidade: Se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Material complementar: O TEXTO DE APOIO é material de consulta para o professor. O CARTAZ DE APOIO deve ser mostrado no final desta fase, antes da produção da HISTÓRIA. Assim, a turma poderá tirar dúvidas.

Quadro 1: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/46kBZTU6Ng8e36EhsYZgYR4JyQsJWjMfAEDJwV48jUmfXfTNTfDm66fjmMEv/geo5-01und05-acao-propositiva-quadro-1.pdf

Texto de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8hvsGMkz6a39EMXD22PWXEUMNwhqdUNY9M8QQMEaKcjb8uVEDGsVZctr8hBV/geo5-01und05--contextualizacao-texto-de-apoio.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos.

A partir das fases anteriores. os grupos devem criar uma historinha com três cenas mostrando o entendimento deles quanto ao tema da aula: “Aspectos que contribuem para a saída da população de um lugar”.

Distribua papel metro ou cartolina, lápis de cor, hidrocor para os estudantes fazerem a ilustração.

Como adequar à sua realidade: se tiver algum exemplo de cidade ou estado em sua região, mencione para os estudantes.

Material complementar:

História em quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5vcEAnpuXFSfTRJJj3dvpEGbQvrTMYBK2T2THf9AKPSYh7qKXVUeDabcPSwz/geo5-01und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf

Para você saber mais: Consulte o site indicado a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://geografalando.blogspot.com/2013/06/migracoes-internas-no-brasil-os.html

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano