Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. Livros didáticos, jornais, revistas, encartes, dentre outros materiais também devem ser disponibilizados. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade).
Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes. Materiais recicláveis (palitos de picolé, tampinhas de garrafa Pet, etc). Folhas de papel quadriculado para elaboração de gráfico de barras.
Materiais complementares:
É imprescindível para a realização desta aula que, em momento anterior, seja apresentada e orientada a pesquisa para preenchimento da Ficha 1.
A aplicação prévia da Ficha 1 com funcionários da escola (amostragem) garantirá que os estudantes investiguem a temática da aula à luz de uma realidade próxima.
Verifique o total de alunos presentes para poder distribuir entre eles a Ficha 1 para a investigação proposta.
Peça que os estudantes organizem-se em duplas para procederem a aplicação da Ficha 1.
Ressalte que a amostragem (participantes da pesquisa) será composta por funcionários da escola.
Os alunos podem aplicar a Ficha 1 entre funcionários da escola, inclusive com o(a) professor(a) deles, dos anos anteriores.
Limite a quantidade de questionários a ser aplicada, um por dupla de aluno.
Marque uma data para recolhimento da Ficha preenchida.
Para você saber mais: O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade.
Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/migracao.htm
Contextos prévios: Habilidades conexas: EF04GE01, EF04GE02, EF04GE06, EF05GE08, EF06GE01, EF06GE02.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro; A proposta inicial prevê a projeção dos slides elaborados para esta aula, caso a escola não disponha de equipamento para tal ação, busque imagens impressas. Se ainda for difícil conseguir fazer as impressões de imagens, leve imagens recortadas retiradas de materiais diversos ou ainda solicite previamente que os estudantes tragam imagens de casa. Tais ações devem ser seguidas como forma de chegar ao tema deslocamentos populacionais.
Contextos prévios:
A ideia central é trabalhar e consolidar a noção sobre MIGRAÇÃO, refletindo sobre as possíveis motivações para que tal processo ocorra. Então, caso utilize outros exemplos, sugere-se que ainda sejam mais genéricos.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os estudantes organizem-se em grupos (com no máximo 4 integrantes).
Apresente a imagem da cena do filme Divertidamente para a turma, convidando-os a refletirem sobre as migrações.
Se possível mostre o trecho do filme, utilizando o site: http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-110758/ Acesso em 07 de Fev. de 2019
Tome a referida cena como ponto de partida para trabalhar gradativamente com a noção de migração e suas diferentes motivações.
Faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema: Algum de vocês já migrou de cidade pelo motivo apresentado no trecho do filme Divertidamente? Como se sentiram ao trocar de cidade?
Explore os detalhes e vá fazendo registros no quadro dos principais aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o(a) escriba da turma.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível passar o vídeo na aula, pode sugerir que os estudantes busquem vê-lo em casa.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os estudantes continuem organizados em grupos (com no máximo 4 integrantes) para fazerem a atividade da Problematização.
Apresente o questionamento aos estudantes, estimulando o clima de curiosidade para o tema.
Redistribua a Ficha 1 preenchida, anteriormente, pelos grupos de estudantes e por você para que os mesmos possam relembrar da estrutura da mesma.
É imprescindível para o desenvolvimento dessa etapa da aula, que o preenchimento da ficha tenha sido realizado em aula anterior.
Relembre aos estudantes que a amostragem (participantes da pesquisa) é composta pelos funcionários da escola.
Na análise das respostas dadas nos questionários será possível verificar a origem das pessoas da escola.
Material complementar:
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações:
Peça que os estudantes continuem organizados nos mesmos grupos para fazerem a tabulação dos dados, a partir da análise da investigação proposta na etapa anterior. (Saliente que os questionários aplicados anteriormente junto aos funcionários foram revistos na Problematização e que agora, na Ação Propositiva, serão tabulados).
Identifique na lousa cada questão e marque os resultados, que podem ser lidos por cada dupla de aluno que fez a aplicação do questionário (preenchimento da ficha).
Explique aos alunos como é possível elaborarem um gráfico de barras, com os dados sim ou não, identificando a quantidade de pessoas que migrou da sua cidade de origem.
Entregue folhas quadriculadas para a atividade de elaboração do gráfico de barras.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça que os estudantes encontrem no Caça-palavra os motivos ou causas que motivaram os deslocamentos populacionais.
As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal e vertical, sem palavras ao contrário.
As palavras “escondidas” no caça palavra são: EMPREGO - ESTUDO - FILHOS - MORADIA - PAIS - SAÚDE - SEGURANÇA
Converse sobre a resolução com a turma e amplie informações sobre a temática central da aula, a fim de que fique claro para a turma que as pessoas se deslocam pelo espaço geográfico o tempo todo por motivações diferentes.