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Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - O Patrimônio à minha volta Estudo de campo - Patrimônio Material

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre O Patrimônio à minha volta Estudo de campo - Patrimônio Material

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Máquina fotográfica ou aparelhos celulares;

Lápis ou caneta;

Fichas de inventário;

Reproduções de fotos antigas do entorno da escola.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ejfCETmA8BaQuf5HzhDBf47rQxumUU75RE96ubvEU4Bkp5tMnv9vNTvvnpaz/his5-10und10-inventario-patrimonio-a-minha-volta.pdf

Para você saber mais:

1- Reúna o grupo numa área externa da escola, disponha-o para uma roda de conversa, apresente a proposta da aula, seus objetivos e construa um contrato para atividade.

2- Faça uma breve abordagem sobre o Patrimônio Material, seus definições e principais conceitos.

3- Proponha que os alunos indiquem possíveis bens culturais materiais que se encontram no território onde a escola está inserida.

4- Estabeleça um percurso a ser seguido, caso a turma enumere mais de um possível bem cultural.

5- Distribua as ficha de inventário (em anexo) para cada aluno, onde constará as principais informações que os alunos deverão coletar durante o estudo de campo, assim como registros e imagens.

6- Oriente o grupo na coleta de informações durante todo itinerário, dando total liberdade de selecionar novos bens se assim eles identificarem possíveis patrimônios no curso da pesquisa, o importante é cumprir a metodologia proposta na ficha.

7- Realize o registro fotográfico da atividade e a atuação de todos no trabalho.

8- No retorno à unidade escolar, organize novamente a turma em círculo na área externa e inicie uma roda de conversa.

9 - Apresente registros fotográficos do entorno da escola em outros períodos com diferentes intervalos de tempo.

10 - Com base na vivência do estudo de campo e no inventário produzido, os alunos deverão descrever suas impressões sobre a experiência e responder perguntas como:

  • Qual bem cultural mais te chamou a atenção e por quê?
  • O que mudou no entorno da escola ou com os bens inventariados?
  • O que permanece no entorno da escola ou com os bens inventariados?
  • É importante preservar o patrimônio cultural e porquê?

11- Disponha as fichas de inventário na sala de aula, para se for necessário serem acessadas pelos alunos.

Fonte:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (3 minutos)

Orientações:

1- Reúna o grupo numa área externa da escola, disponha-o para uma roda de conversa. Apresente a proposta da aula, seus objetivos e construa um contrato para atividade.

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (4 minutos)

Orientações:

1- Com os alunos ainda dispostos em círculo na área externa da escola, faça uma breve abordagem sobre o Patrimônio Material, seus definições e principais conceitos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8KTnkyasKYtrqQs8bFMFfd9tcxrCCRdnrCCrCgKuBXcvS3a67vpmnzcSyc3A/his5-10und10-patrimonio-cultural-no-brasil.pdf

3- Proponha que os alunos indiquem possíveis bens culturais materiais que se encontram no território onde a escola está inserida.

4- Estabeleça um percurso a ser seguido, caso a turma enumere mais de um possível bem cultural.

Como adequar à sua realidade:

Em caso do território onde a escola está inserida não possuir um bem cultural tombado por algum órgão competente, oriente a seleção de um bem que possua o valor simbólico e afetivo para aquela comunidade: uma praça, uma árvore, uma igreja, um monumento, etc.

Se for numa comunidade rural estabeleça um diálogo com as construções existentes no meio rural .

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (30 minutos)

Orientações:

1- Distribua as ficha de inventário (em anexo) para cada aluno, onde constará as principais informações que os alunos deverão coletar durante o estudo de campo, assim como registros e imagens.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ejfCETmA8BaQuf5HzhDBf47rQxumUU75RE96ubvEU4Bkp5tMnv9vNTvvnpaz/his5-10und10-inventario-patrimonio-a-minha-volta.pdf

2- Oriente o grupo na coleta de informações durante todo itinerário, dando total liberdade de selecionar novos bens se assim eles identificarem possíveis patrimônios no curso da pesquisa, o importante é cumprir a metodologia proposta na ficha.

3- Realize o registro fotográfico da atividade e a atuação de todos no trabalho.

Como adequar à sua realidade:

Procure valorizar todo o patrimônio do município, seja ele rural (da roça) ou urbano.

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (10 minutos)

Orientações:

1- No retorno à unidade escolar, organize novamente a turma em círculo na área externa e inicie uma roda de conversa.

2 - Apresente registros fotográficos do entorno da escola em outros períodos com diferentes intervalos de tempo.

3 - Com base na vivência do estudo de campo e no inventário produzido, os alunos deverão descrever suas impressões sobre a experiência e responder perguntas como:

  • Qual bem cultural mais te chamou a atenção e por quê?
  • O que mudou no entorno da escola ou com os bens inventariados?
  • O que permanece no entorno da escola ou com os bens inventariados?
  • É importante preservar o patrimônio cultural e porquê?

4- Disponha as fichas de inventário na sala de aula, se for necessário serem acessadas pelos alunos.

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Máquina fotográfica ou aparelhos celulares;

Lápis ou caneta;

Fichas de inventário;

Reproduções de fotos antigas do entorno da escola.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ejfCETmA8BaQuf5HzhDBf47rQxumUU75RE96ubvEU4Bkp5tMnv9vNTvvnpaz/his5-10und10-inventario-patrimonio-a-minha-volta.pdf

Para você saber mais:

1- Reúna o grupo numa área externa da escola, disponha-o para uma roda de conversa, apresente a proposta da aula, seus objetivos e construa um contrato para atividade.

2- Faça uma breve abordagem sobre o Patrimônio Material, seus definições e principais conceitos.

3- Proponha que os alunos indiquem possíveis bens culturais materiais que se encontram no território onde a escola está inserida.

4- Estabeleça um percurso a ser seguido, caso a turma enumere mais de um possível bem cultural.

5- Distribua as ficha de inventário (em anexo) para cada aluno, onde constará as principais informações que os alunos deverão coletar durante o estudo de campo, assim como registros e imagens.

6- Oriente o grupo na coleta de informações durante todo itinerário, dando total liberdade de selecionar novos bens se assim eles identificarem possíveis patrimônios no curso da pesquisa, o importante é cumprir a metodologia proposta na ficha.

7- Realize o registro fotográfico da atividade e a atuação de todos no trabalho.

8- No retorno à unidade escolar, organize novamente a turma em círculo na área externa e inicie uma roda de conversa.

9 - Apresente registros fotográficos do entorno da escola em outros períodos com diferentes intervalos de tempo.

10 - Com base na vivência do estudo de campo e no inventário produzido, os alunos deverão descrever suas impressões sobre a experiência e responder perguntas como:

  • Qual bem cultural mais te chamou a atenção e por quê?
  • O que mudou no entorno da escola ou com os bens inventariados?
  • O que permanece no entorno da escola ou com os bens inventariados?
  • É importante preservar o patrimônio cultural e porquê?

11- Disponha as fichas de inventário na sala de aula, para se for necessário serem acessadas pelos alunos.

Fonte:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (3 minutos)

Orientações:

1- Reúna o grupo numa área externa da escola, disponha-o para uma roda de conversa. Apresente a proposta da aula, seus objetivos e construa um contrato para atividade.

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (4 minutos)

Orientações:

1- Com os alunos ainda dispostos em círculo na área externa da escola, faça uma breve abordagem sobre o Patrimônio Material, seus definições e principais conceitos.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8KTnkyasKYtrqQs8bFMFfd9tcxrCCRdnrCCrCgKuBXcvS3a67vpmnzcSyc3A/his5-10und10-patrimonio-cultural-no-brasil.pdf

3- Proponha que os alunos indiquem possíveis bens culturais materiais que se encontram no território onde a escola está inserida.

4- Estabeleça um percurso a ser seguido, caso a turma enumere mais de um possível bem cultural.

Como adequar à sua realidade:

Em caso do território onde a escola está inserida não possuir um bem cultural tombado por algum órgão competente, oriente a seleção de um bem que possua o valor simbólico e afetivo para aquela comunidade: uma praça, uma árvore, uma igreja, um monumento, etc.

Se for numa comunidade rural estabeleça um diálogo com as construções existentes no meio rural .

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (30 minutos)

Orientações:

1- Distribua as ficha de inventário (em anexo) para cada aluno, onde constará as principais informações que os alunos deverão coletar durante o estudo de campo, assim como registros e imagens.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ejfCETmA8BaQuf5HzhDBf47rQxumUU75RE96ubvEU4Bkp5tMnv9vNTvvnpaz/his5-10und10-inventario-patrimonio-a-minha-volta.pdf

2- Oriente o grupo na coleta de informações durante todo itinerário, dando total liberdade de selecionar novos bens se assim eles identificarem possíveis patrimônios no curso da pesquisa, o importante é cumprir a metodologia proposta na ficha.

3- Realize o registro fotográfico da atividade e a atuação de todos no trabalho.

Como adequar à sua realidade:

Procure valorizar todo o patrimônio do município, seja ele rural (da roça) ou urbano.

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (10 minutos)

Orientações:

1- No retorno à unidade escolar, organize novamente a turma em círculo na área externa e inicie uma roda de conversa.

2 - Apresente registros fotográficos do entorno da escola em outros períodos com diferentes intervalos de tempo.

3 - Com base na vivência do estudo de campo e no inventário produzido, os alunos deverão descrever suas impressões sobre a experiência e responder perguntas como:

  • Qual bem cultural mais te chamou a atenção e por quê?
  • O que mudou no entorno da escola ou com os bens inventariados?
  • O que permanece no entorno da escola ou com os bens inventariados?
  • É importante preservar o patrimônio cultural e porquê?

4- Disponha as fichas de inventário na sala de aula, se for necessário serem acessadas pelos alunos.

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

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