17336
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Marcas do tempo e do espaço na linguagem

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Marcas do tempo e do espaço na linguagem

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Ferreira Bustamante Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam as mudanças e permanências na linguagem do povo brasileiro ao longo do tempo.

Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas, mas altere a proposta para, ao invés de anotarem em uma folha, os alunos falem (associem) as palavras à imagem.

Problematização
Envie, antecipadamente, todos o material (texto, links e as orientações para que os alunos manipulem o material e façam o que é proposto). Este trabalho prévio facilitará o momento de discussão. Já defina os componentes dos grupos e encaminhe o texto específico para o trabalho.

Caso ache viável, você pode utilizar recursos digitais para fazer a apresentação dos textos através de recursos digitais (Padlet, PowerPoint ou Word).
Agende uma videoconferência  e siga as orientações definidas para esta etapa.

Sistematização
Caso decida fazer esta etapa de forma assíncrona, peça aos alunos que façam a atividade proposta junto com os membros da família. Diga que vale ligar para avós, tios e primos, para que eles ajudem a listar termos usados pela família ou pela comunidade onde estão inseridos. Envie o material de apoio disponibilizado nesta etapa - disponibilize a sugestão proposta no item "Como adequar à sua realidade". Os registros audiovisuais são perfeitos para esse momento de isolamento.

Caso você mantenha a proposta original do Plano, pode utilizar recursos digitais para fazer um trabalho coletivo, através de painéis colaborativos (Padlet), ou utilizando o PowerPoint ou Word.

Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem o trabalho feito, e, neste momento, seja mediador e norteador para um aprendizado efetivo.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, elaborando a lista de verbetes usados pelos familiares e/ou pela comunidade.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_08UND10

(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas