Contextualização - mapa da Era Glacial e atual
Plano de Aula
Plano de aula: Teorias sobre o povoamento do continente americano
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Impacto da migração no local
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Materiais impressos
- tesoura
- cola
- lápis
Material complementar:
Contextualização - Mapa da Era Glacial e atual
Problematização - envelopes para a missão
Problematização - Pistas sobre a chegada dos primeiros habitantes da Terra
Problematização - quebra-cabeça
Problematização - Mapa dos fluxos migratórios
Pista 3 - Será que foram os portugueses que descobriram o Brasil?
Sistematização - Relatório
Para você saber mais:
Fluxos migratórios: movimentos populacionais. Por Júlia Bittencourt. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/entenda-os-conceitos-de-fluxos-migratorios/ Acesso em 19 de março de 2019.
Primeiros habitantes chegaram à América em três ondas migratórias. Por G1. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/primeiros-habitantes-chegaram-america-em-tres-ondas-migratorias.html Acesso em 18 de março de 2019.
Ocupação do continente americano. Por Rainer Sousa. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/ocupacao-continente-americano.htm Acesso em 20 de março de 2019.
Primeiros povos da América. Por Cola Web. Disponível em https://www.coladaweb.com/historia/primeiros-povos-da-america. Acesso em 20 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Depois explore o tema fazendo perguntas como:
- “Fluxo migratório” lembra o quê ?
- Quem são os americanos? Esta pergunta deve esclarecer a confusão de relacionarem com os habitantes dos Estados Unidos.
- De onde será que vieram os primeiros habitantes do continente americano? Será que já nasceram aqui ou vieram de outro lugar?
Não se preocupe em responder estas questões ou corrigi-las, pois serão todas aprofundadas durante a aula. O intuito desta conversa é esclarecer o tema aos alunos, motivando-os.
Para você saber mais:
Fluxos migratórios: movimentos populacionais. Por Júlia Bittencourt. Disponível em: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/entenda-os-conceitos-de-fluxos-migratorios/ Acesso em 19 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Disponha os alunos sentados em meio círculo. Entregue o material impresso aos alunos, projete-o se for possível e leia-o em voz alta para a turma. Explique que os primeiros vestígios humanos foram encontrados na África e depois na Ásia. Assim, consideramos o continente africano como o “berço da humanidade”. Na época que os primeiros habitantes da América aqui chegaram estávamos no final da última Era Glacial, o mundo estava descongelando, mas o Estreito de Bering, que liga a Ásia à América, ainda estava congelado, como podemos ver no slide. Indique no mapa a localização do Estreito de Bering, explicando que o mapa menor está mostrando o detalhe de seu congelamento.
Em seguida, oriente as crianças a desenhar em seus mapas as rotas possíveis para o homem chegar na América. Motive-os a criar hipóteses a respeito das possíveis rotas do fluxo migratório para a América. Aproveite para explorar as ideias dos alunos com perguntas como:
- Lembraram que o Estreito de Bering estava congelado?
- Quem sabe o nome dos continentes? Peça para que indiquem no mapa, nomeando-os.
- Será que atravessaram o oceano com pequenas embarcações?
- A Terra não é plana. Então, que continentes não são vizinhos no planisfério, mas são no globo terrestre. Você pode fazer uso de um globo, caso exista um disponível, para consulta dos alunos.
Em seguida, peça para que as crianças exponham suas hipóteses indicando-as no mapa. Dependendo do tamanho da turma, selecione alguns voluntários. Explore as falas dos alunos, motivando-os a encontrarem diversas possibilidades, mas não se preocupe em dar respostas certas. Essa atividade tem como objetivo o exercício de reflexão e criação de hipóteses.
Explique que a hipótese mais aceita é de que inicialmente o continente americano não era povoado. Nossos primeiros habitantes vieram em diversos fluxos migratórios. As causas dessas movimentações ainda não foram esclarecidas.
Fontes:
Banco de imagem
https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_034_divisao_continentes.pdf
Material para impressão:
Para você saber mais:
Primeiros habitantes chegaram à América em três ondas migratórias. Por G1. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/primeiros-habitantes-chegaram-america-em-tres-ondas-migratorias.html Acesso em 18 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete o slide ou leia em voz alta para os alunos. Esse texto tem a intenção de motivá-los a fazer uma pesquisa histórica como se fossem um detetive, então faça uma leitura motivadora.
Divida a turma em duplas, trios ou até quatro alunos, dependendo da quantidade de crianças.
Entregue os envelopes fechados aos grupos e peça para que abram somente quando indicado por você, ou seja, quando todos tiverem recebido.
Dentro do envelope está a missão: Descobrir quem descobriu o Brasil?
Após os alunos lerem sua “missão”, pergunte à turma quem descobriu o Brasil? Pode ocorrer de que deem a resposta convencional: “Pedro Álvares Cabral” ou “os portugueses” ou deem outras sugestãoes. Não os corrija, o intuito é criar mais pistas para que possam fazer suas descobertas.
Fonte da imagem:
Banco de imagem Nova Escola
Link do material para impressão:
Problematização
Orientações: Projete este slide ou copie as informações no quadro. A importância desse slide é mostrar em tamanho maior as ilustrações que receberam no envelope. Entregue a primeira pista. Ela contém um planisfério político, 4 figuras e linhas para anotação das descobertas.
Peça para que os grupos recortem a segunda folha na linha pontilhada e reservem a parte de anotações. Depois recorte os quadrados, separando-os.
Em seguida eles devem ler cada um dos dados referentes aos vestígios arqueológicos e tentar identificar, no mapa, onde foram encontrados. Caso os grupos tenham dificuldade em encontrar os Estados Unidos, Chile ou Brasil, você pode ajudá-los, mas o ideal é que tentem encontrar sozinhos.
Depois, leia as perguntas do slide e peça para que eles escrevam as respostas, em formato de tópicos, na folha de papel. Explique que vestígios arqueológicos são qualquer material: cerâmica, ossadas, fósseis, estruturas e etc, que auxiliem o estudo dos arqueólogos. Esses são os principais vestígios que ajudaram os pesquisadores a traçar o mapa dos fluxos migratórios. Os alunos devem constatar que o sítio arqueológico de Montes Verdes no Chile é o mais antigo. As datas levam a considerar que os primeiros habitantes chegaram próximo há 14 mil anos atrás. Eles devem deduzir que os imigrantes dos Estados Unidos chegaram pelo Estreito de Bering, pergunte sobre o Chile e Brasil. Os do Chile e do Brasil podem ter vindo caminhando pela costa desde os Estados Unidos ou de barco pelo Pacífico. Talvez os alunos sugiram que vieram pelo Atlântico, mas esclareça que o tipo de embarcação necessária para esta viagem só foi construída no século XV.
Ajude-os a entender as imagens que estão vendo: a ponta de lança, os desenhos rupestres onde estão desenhadas capivaras, o crânio de Luzia (o mais antigo encontrado até hoje) e escavações.
Em seguida, entregue o quebra cabeça para eles. É a segunda pista. Peça para que o montem.
Link para o material impresso:
Pista 2 - quebra-cabeça https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b7YYvFZpWqZHURtW5qnGerC7guwHg7egzCtA7dV3AkS6U7MmB5QHF2gmteM7/his4-11und02-quebra-cabeca.pdf
Fontes das imagens:
https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Monte_Verde,_Chile#/media/File:Monte_Verde_23.JPG
Como adequar à sua realidade: Pergunte aos alunos se conhecem algum sítio arqueológico. Você pode trazer para a aula imagens de algum sítio arqueológico da sua região para enriquecer a aula. E caso você esteja no Piauí ou em Minas Gerais deve aprofundar os dados sobre seus sítios arqueológicos.
Para você saber mais:
Ponta de lança da cultura Clóvbis encontrada no Texas é um dos vestígios que comprova a teoria do Estreito de Bering. As armas mais antigas da América do Norte oferecem uma nova visão da tecnologia pré-histórica.Por Neel V. Patel. Disponível em: https://www.popsci.com/oldest-weapons-north-america-spear-points Acesso em 22 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Espere que os alunos terminem de montar o quebra-cabeça e projete este slide ou entregue este material impresso para eles. Explique-os que a imagem que acabaram de montar é a face de Luzia, o crânio mais antigo da América e essa é sua reconstituição, que foi perdida no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2018.
Em seguida leia as perguntas do slide. Os alunos devem responder que ela se parece mais com os aborígenes da Oceania e com o menino africano. Peça que anotem essa informação. Explique que encontrar Luzia fez com que questionassem a principal teoria do povoamento da América vigente até a década de 1970 , ou seja, a de que habitantes da Sibéria teriam atravessado o Estreito de Bering, espalhando-se pelo nosso continente. Através de sua descoberta souberam que ela possuía traços mais parecidos com os habitantes da África ou com os aborígenes da Oceania. Um ano depois, 1976, foi descoberto o Sítio de Montes Verdes no Chile com vestígios muito mais antigos do que os encontrados nos Estados Unidos. Os alunos podem questionar como chegaram aqui se não podiam atravessar o Atlântico, esclareça que alguns pesquisadores acreditam nessa hipótese de que possuíam embarcações capazes de fazer esta travessia, no entanto, não possuímos vestígios delas. Explique que a hipótese mais aceita é de que eles avançaram lentamente de ilha em ilha pelo Pacífico.
Entregue o material impresso aos alunos. É um mapa com as principais teorias aceitas atualmente. Oriente a turma a comparar com suas próprias hipóteses no mapa inicial.
Fonte da imagem:
Banco de imagens da Nova Escola
Link do mapa para impressão:
Como adequar à sua realidade: Caso esta aula esteja sendo em uma região com quilombolas, ressaltar que as origens africanas do povo brasileiro não é só devido aos escravizados que vieram para cá, mas pelos primeiros povos que provavelmente eram africanos.
Para você saber mais: Ocupação do continente americano. Por Rainer Sousa. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/ocupacao-continente-americano.htm Acesso em 20 de março de 2019.
Primeiros povos da América. https://www.coladaweb.com/historia/primeiros-povos-da-america
Problematização
Tempo sugerido:
Orientações: Projete o slide ou entregue o material impresso aos alunos. Em seguida leia o slide em voz alta. Pergunte aos alunos o que veem na imagem e depois explique que o monumento Padrão dos Descobrimentos. Foi erguido em homenagem a D. Henrique o rei da época em que Portugal lançou-se aos mares e ampliou seu império. Em seguida, pergunte a opinião deles sobre o texto. Será que os portugueses que descobriram o Brasil, já que foram eles que nos nomearam? Peça para que anotem sua resposta e o ano do “descobrimento português”.
Para concluir, explore as pistas encontradas até agora, pedindo para que os grupos consultem suas anotações:
- De onde provavelmente vieram os primeiros habitantes do Brasil?
- Peça para que olhem os vestígios novamente. O que foi encontrado nos Estados Unidos e no Chile? Uma arma, animais e plantas de várias regiões. Qual o significado desses achados? Os alunos devem perceber que além de caçadores ele eram coletores.
- Essas pessoas foram espalhando pelo nosso território e deram origem a que grupos que ainda existem até hoje? A resposta deverá ser aos povos indígenas.
- Quando os portugueses chegaram no Brasil quem eles encontraram aqui?
- Então, quem descobriu o Brasil os portugueses ou os indígenas? A resposta deverá ser os indígenas, já que são descendentes dos primeiros povos. Informe que os portugueses deram outro nome, mas esse território já possuía um dado pelos indígenas: Pindorama.
Missão concluída.
Fonte da imagem:
By Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL - Padrão dos Descobrimentos - Lisboa - Portugal, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=77432863 Acesso em 30 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente este slide ou copie-o no quadro e leia para os alunos. Peça para que eles permaneçam em grupo e utilizem suas anotações para escrever este relatório. Após produzirem os textos peça para que um representante de cada grupo leia o que escreveram.
Link para impressão do material
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos identifiquem os fluxos migratórios que deram origem aos primeiros povoamentos no continente americano e no Brasil.
Siga a sequência de orientações e envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, todas as orientações e explicações complementares para que a compreensão do conteúdo seja atingida) com as devidas orientações necessárias.
Para ilustrar esse assunto, é interessante pedir aos alunos que assistam ao filme a Era do gelo. Apesar de ser uma animação, possui as ideias que são tratadas nesta aula. Peça para que vejam, também, a reportagem do Portal G1 citada no Plano.
Problematização
Envie todo o material para os alunos e sga as orientações propostas. Para esta modalidade de aula (remota), o arquivo HIS4_11UND02 envelope para a missão, perde a funcionalidade, e as orientações que estão ligadas a ele poderão ser desconsideradas. Mas a ideia principal da atividade deve ser mantida e poderá ser desenvolvida de forma individual ou no formato original do Plano. Peça para os alunos usarem os documentos na sequência das pistas.
Permita que entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou Whatsapp. Agende uma videoconferência para que os alunos debatam sobre o tema e tirem duvidas, com sua orientação e direcionamento.
Sistematização
Siga as orientações propostas nesta etapa. Envie todo o material para os alunos.
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom ou WhatsApp.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família acesse o link abaixo para, juntos, saberem um pouco mais sobre as pesquisas sobre os primeiros habitantes das Américas (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Borborema
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações
Objeto (s) de conhecimento: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos.Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil.As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Palavras-Chave: Migração; Fluxos migratórios; Vestígios arqueológicos; Luzia; povoamento do continente americano
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