Imagens dos slides para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalho sustentável
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Impacto ambiental das formas de trabalho
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor, precisará imprimir o material complementar (consulte a etapa referente a atividade para saber a quantidade), cartolina ou outro papel de tamanho semelhante, e materiais para decorar (lápis e canetas coloridas, tintas, etc.), livros, revistas ou outro material que possa ser recortado.
Material complementar:
HIS2_11UND05 - Imagens dos slides para impressão -
HIS2_11UND05 - Listando os dados -
HIS2_11UND05 - Problematização -
HIS2_11UND05 - Separando o lixo -
Para você saber mais:
Fonte: Youtube. Catador@s de História - Um filme oficina, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IBl-ADJTiyg. Acesso em: 06 de março de 2019.
Fonte: A criminalização das catadores autônomos no Brasil: uma crise de direitos humanos, de Manuel Rosado, disponível em: http://globalrec.org/pt-br/2017/03/28/a-criminalizacao-dos-catadores-autonomos-no-brasil-uma-crise-de-direitos-humanos/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Educador se caracteriza de catador de materiais recicláveis para falar de meio ambiente com crianças, disponível em: http://pimpmycarroca.com/educador-se-caracteriza-de-catador-de-material-reciclavel-para-falar-de-meio-ambiente-com-criancas/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Ipea, disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/120425_comunicadoipea0145.pdf. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Sensibilização e mobilização dentro da política nacional de resíduos sólidos: desafios e oportunidades de educação ambiental, Ipea, de Maria Lúcia Barciotte e Nilo Luiz Saccaro Junior, disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1755.pdf. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Reciclagem levada a sério, de Rita Trevisan, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1190/reciclagem-levada-a-serio. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Qual a diferença entre lixo orgânico e inorgânico?, de Beatriz Santomauro, Rita Trevisan e NOVA ESCOLA, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2064/qual-a-diferenca-entre-lixo-organico-e-inorganico. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Embalagem Tetra Pak é reciclável?, disponível em: https://www.ecycle.com.br/218-caixa-de-leite. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: A evolução da coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos urbanos no Brasil, CEMPRE (2008), disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/cempre2008_coleta_seletiva.pdf. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Youtube. Demonstração do processo de reciclagem de embalagens longa vida, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S_Krnn9OqaM. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Entenda o processo e a importância da reciclagem de embalagens cartonadas, de Redação Pensamento Verde, disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/entenda-processo-importancia-reciclagem-embalagens-cartonadas/. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Youtube. Processo de embalagens longa vida pós-consumo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gCgHmta2qsI. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Artesanato com caixas de leite, disponível em: https://casaeconstrucao.org/artesanato/artesanato-caixa-de-leite/. Acesso em: 19 de março de 2019.
Para se inspirar:
Fonte: O mundo a 12 bilhões de mãos, de NOVA ESCOLA, Tina Coelho e Priscila Ramalho, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1757/o-mundo-a-12-bilhoes-de-maos. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Cada lixo no seu lugar, de Paulo Araújo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3062/cada-lixo-no-seu-lugar. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Ao final desta aula espera-se que os alunos possam compreender que a mudança na forma de consumo reflete em como armazenar e distribuir esses produtos, extinguindo antigas profissões e regularizando outras, como os catadores de materiais recicláveis. Trabalharemos com isso a relação do trabalho com a natureza de forma positiva ao colaborar com o meio ambiente minimizando impactos causados por outras formas de trabalho, visando ações sustentáveis entre trabalho e comunidade.
Para você saber mais:
Fonte: Youtube. Catador@s de História - Um filme oficina, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IBl-ADJTiyg. Acesso em: 06 de março de 2019
Fonte: A criminalização das catadores autônomos no Brasil: uma crise de direitos humanos, de Manuel Rosado, disponível em: http://globalrec.org/pt-br/2017/03/28/a-criminalizacao-dos-catadores-autonomos-no-brasil-uma-crise-de-direitos-humanos/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Educador se caracteriza de catador de materiais recicláveis para falar de meio ambiente com crianças, disponível em: http://pimpmycarroca.com/educador-se-caracteriza-de-catador-de-material-reciclavel-para-falar-de-meio-ambiente-com-criancas/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Ipea, disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/120425_comunicadoipea0145.pdf. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Sensibilização e mobilização dentro da política nacional de resíduos sólidos: desafios e oportunidades de educação ambiental, Ipea, de Maria Lúcia Barciotte e Nilo Luiz Saccaro Junior, disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1755.pdf. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Reciclagem levada a sério, de Rita Trevisan, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1190/reciclagem-levada-a-serio. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Qual a diferença entre lixo orgânico e inorgânico?, de Beatriz Santomauro, Rita Trevisan e NOVA ESCOLA, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2064/qual-a-diferenca-entre-lixo-organico-e-inorganico. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Embalagem Tetra Pak é reciclável?, disponível em: https://www.ecycle.com.br/218-caixa-de-leite. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: A evolução da coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos urbanos no Brasil, CEMPRE (2008), disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/cempre2008_coleta_seletiva.pdf. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Youtube. Demonstração do processo de reciclagem de embalagens longa vida, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S_Krnn9OqaM. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Entenda o processo e a importância da reciclagem de embalagens cartonadas, de Redação Pensamento Verde, disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/entenda-processo-importancia-reciclagem-embalagens-cartonadas/. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Youtube. Processo de embalagens longa vida pós-consumo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gCgHmta2qsI. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Artesanato com caixas de leite, disponível em: https://casaeconstrucao.org/artesanato/artesanato-caixa-de-leite/. Acesso em: 19 de março de 2019.
Para se inspirar:
Fonte: O mundo a 12 bilhões de mãos, de NOVA ESCOLA, Tina Coelho e Priscila Ramalho, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1757/o-mundo-a-12-bilhoes-de-maos. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Cada lixo no seu lugar, de Paulo Araújo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3062/cada-lixo-no-seu-lugar. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça previamente que os alunos observem em casa como eles descartam o lixo, se há alguma separação para lixo recicláveis e lixo orgânico.
No início da aula eles organizam as informações na tabela disponível na material complementar no link: HIS2_11UND05 - Listando os dados - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8H9KaUe3Xjpquhm2CzJDtmuvF7CEyS6hhY8zzqv7e92KtAENdE3JmcEMDkFx/his2-11und05-listando-os-dados.pdf
Se for preciso, explique previamente também sobre a diferença entre o lixo orgânico e reciclável, sobre como alguns bairros possuem o serviço de coleta de lixo seletiva e outros não.
Para você saber mais:
Fonte: Reciclagem levada a sério, de Rita Trevisan, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1190/reciclagem-levada-a-serio. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Qual a diferença entre lixo orgânico e inorgânico?, de Beatriz Santomauro, Rita Trevisan e NOVA ESCOLA, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2064/qual-a-diferenca-entre-lixo-organico-e-inorganico. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Fonte: Cada lixo no seu lugar, de Paulo Araújo, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3062/cada-lixo-no-seu-lugar. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Apresente as imagens do slide aos alunos e pergunte se conhecem esse recipiente que aparece na primeira fotografia. Instigue que relacionem os recipientes com os produtos nas duas imagens e concluam a resposta. Tomaremos como exemplo de histórico de produção de lixo, nesse caso, o encaixotamento de leite. Então, conte como antigamente não havia lixo produzido para este fim, já que existia a profissão de leiteiro, que distribuía o leite fresco nas casas, enquanto hoje vamos ao mercado comprar um leite que passa por um processo industrial e posteriormente de descarte das caixas, produzindo assim lixo.
Contudo, não foque no produto, o importante aqui é reconhecer a diferença nos recipientes de armazenamento dos produtos, que nesse exemplo é o leite. Portanto, vamos refletir sobre o destino das embalagens que aparecem nas imagens.
Apresente o vídeo que mostra o processo de reciclagem da caixa de leite (caixa cartonada), disponível no link: Youtube. Processo de embalagens longa vida pós-consumo - https://www.youtube.com/watch?v=gCgHmta2qsI. (Acesso em 19 de março de 2019)
Durante o vídeo explique o que acontece em cada etapa apresentada. Acesse os links para saber mais sobre o processo:
Fonte: Youtube. Demonstração do processo de reciclagem de embalagens longa vida, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S_Krnn9OqaM. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Entenda o processo e a importância da reciclagem de embalagens cartonadas, de Redação Pensamento Verde, disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/entenda-processo-importancia-reciclagem-embalagens-cartonadas/. Acesso em: 19 de março de 2019.
Por fim, peça que os alunos organizem as etapas para a reutilização de cada uma das embalagens. Auxilie como escriba, anotando passo a passo no quadro.
Espera-se que os alunos entendam como era e é utilizada cada uma delas, percebendo as diferenças no processo de reutilização antigamente e atualmente, sendo, a leiteira: lavada e reutilizada muitas e muitas vezes devido ao material resistente da qual era feita; e a caixa: deve passar pelo processo de reciclagem específico podendo retornar como papel, papelão, caixa de ovos, novamente como caixa de leite ou pode virar até telhas ecológicas, porém, são processos mais complicados, que precisam de equipamentos especiais e vários tratamentos do material original para poder ser reutilizado.
Se você não puder apresentar o vídeo, você pode realizar a demonstração do processo de reciclagem, em escala menor, com equipamentos caseiros, ou até mesmo apresentar o processo por meio de uma contação de histórias, podendo utilizar elementos lúdicos, imagens ou desenhos.
Para você saber mais:
Fonte: Youtube. Demonstração do processo de reciclagem de embalagens longa vida, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S_Krnn9OqaM. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Entenda o processo e a importância da reciclagem de embalagens cartonadas, de Redação Pensamento Verde, disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/entenda-processo-importancia-reciclagem-embalagens-cartonadas/. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Youtube. Processo de embalagens longa vida pós-consumo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gCgHmta2qsI. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: Embalagem Tetra Pak é reciclável?, disponível em: https://www.ecycle.com.br/218-caixa-de-leite. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: A evolução da coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos urbanos no Brasil, CEMPRE (2008), disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/cempre2008_coleta_seletiva.pdf. Acesso em: 19 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Apresente a imagem do lixão aos alunos. Peça que observem a quantidade de lixo que produzimos e que no lixão são despejados tanto os lixos recicláveis quanto os orgânicos, não há separação. Deixe bem clara a parte da separação dos tipos de lixo.
Em seguida, imprima, ou apresente com projetor se possuir, o material complementar disponível no link: HIS2_11UND05 - Fonte para a problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dr3fBaU3Cuz5XQTK4Hq9qabkhQjfSAmb43RjgrDa9RubJf9bWnBCNYNraxZZ/his2-11und05-problematizacao.pdf. Leia o diálogo com os alunos e depois peça que realizem a atividade disponÍvel no material complementar: HIS2_11UND05 - Separando o lixo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BPCSuAWGFfJzTVAExstnbrKj6cZ3TFWM5M4f7quWyM9xMP2yR7F36uh2F8H5/his2-11und05-separando-o-lixo.pdf
Se for possível, você também pode fazer a atividade de separar o lixo de forma prática, realizando a separação do lixo na sala de aula, para complementar o exercício. E se dispuser de equipamentos para apresentar um vídeo e tiver tempo para isso, pode utilizar o vídeo disponível nas referências nesta etapa.
Para você saber mais:
Fonte: Youtube. Catador@s de História - Um filme oficina, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IBl-ADJTiyg. Acesso em: 06 de março de 2019.
Fonte: A criminalização das catadores autônomos no Brasil: uma crise de direitos humanos, de Manuel Rosado, disponível em: http://globalrec.org/pt-br/2017/03/28/a-criminalizacao-dos-catadores-autonomos-no-brasil-uma-crise-de-direitos-humanos/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Educador se caracteriza de catador de materiais recicláveis para falar de meio ambiente com crianças, disponível em: http://pimpmycarroca.com/educador-se-caracteriza-de-catador-de-material-reciclavel-para-falar-de-meio-ambiente-com-criancas/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Ipea, disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/120425_comunicadoipea0145.pdf. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Fonte: Sensibilização e mobilização dentro da política nacional de resíduos sólidos: desafios e oportunidades de educação ambiental, Ipea, de Maria Lúcia Barciotte e Nilo Luiz Saccaro Junior, disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1755.pdf. Acesso em: 06 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Entregue os livros velhos, as revistas ou outro material que possa ser utilizado para recorte. Oriente os alunos a recortarem imagens de materiais recicláveis .
Peça que em grupos de até 5 alunos, eles façam um cartaz para expor nos corredores da escola, ou algum local onde pais e funcionários também frequentem, para conscientizar a todos e juntos ajudarem a destinar o lixo para um local correto, com as divisões de reciclagem/coleta seletiva. Ressalte que tal iniciativa é um aspecto da vida contemporânea, que no passado não havia essa preocupação.
Se você tiver mais tempo para trabalhar o assunto, pode complementar a aula pedindo que realizem um projeto de reciclagem, onde eles reutilizam as caixas de leite.
Fonte da imagem: WikimediaCommons https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=recycling+photos+brazil&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&uselang=pt-br#/media/File:Coleta_seletiva_Ecoponto_-_panoramio.jpg - Acesso em 26 de abril de 2019.
Fonte: Youtube. Catador@s de História - Um filme oficina, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IBl-ADJTiyg. Acesso em: 06 de março de 2019.
Fonte: Artesanato com caixas de leite, disponível em: https://casaeconstrucao.org/artesanato/artesanato-caixa-de-leite/. Acesso em: 19 de março de 2019.
Fonte: O mundo a 12 bilhões de mãos, de NOVA ESCOLA, Tina Coelho e Priscila Ramalho, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1757/o-mundo-a-12-bilhoes-de-maos. Acesso em: 14 de fevereiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS2_11UND05
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Print e YouTube.
Contexto
Neste plano o objetivo é compreender as diferenças entre o descarte de lixo hoje e no passado e as consequências ambientais. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar uma sala no Google Classroom (como criar, postar atividades https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou no Google Meet (como criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Envie um áudio ou por arquivo de texto as seguintes perguntas aos estudantes:
- Em casa como vocês descartam o lixo?
- Há alguma separação para lixo recicláveis e lixo orgânico?
- Há coleta do lixo no bairro de vocês?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder. Você pode enviar textos ou áudios esclarecendo dúvidas e acrescentando informações.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 4 do plano e pergunte via arquivo de texto ou áudio, se eles conhecem esse recipiente que aparece na primeira fotografia. Instigue que relacionem os recipientes com os produtos nas duas imagens e concluam a resposta. O importante aqui é reconhecer a diferença nos recipientes de armazenamento dos produtos, que nesse exemplo é o leite. Portanto, vamos refletir sobre o destino das embalagens que aparecem nas imagens. Após isso, apresente o vídeo “Reciclagem da caixa de leite (caixa cartonada)”. Se não puder apresentar o vídeo, envie alguns prints de tela e narre a história em um áudio ou vídeo.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes “arquivo de problematização” e peça que os mesmos enviem as respostas no grupo. Atente para dar feedback aos estudantes e corrigir a atividade se possível junto com eles.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo junto com as crianças alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Resíduos sólidos” e “Minuto ambiental”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12, EF02HI02 e habilidades conexas entre outros componentes EF01CI08.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Letícia Oliveira
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Objeto (s) de conhecimento: A sobrevivência e a relação com a natureza
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
Palavras-Chave: Trabalho; Descarte; Coleta seletiva; Sustentabilidade.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA