Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Exponha aos alunos o propósito da aula deixando claro o que se espera que eles aprendam com o desenvolvimentos das atividades.
Propósito: Apresentar aos alunos o que se espera que eles aprendam em relação ao tema da aula.
Discuta com a turma: Pode-se fazer perguntas do tipo:
O que você já ouviu falar sobre bissetriz?
Você tem alguma ideia de alguma situação do cotidiano em que se aplica conhecimentos de bissetriz?
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 min
Orientação: Entregue a folha com o desenho do campo e 6 botões, sendo 4 para formar a barreira, 1 para goleiro e 1 para o “batedor”. Peça que os alunos meçam os ângulos. Aproveite para investigar o que eles sabem sobre bissetriz de um ângulo.
Propósito: Motivar, envolver e ambientalizar o aluno para o desenvolvimento do tema da aula.
Discuta com a turma:
A posição do seu goleiro está igual à do seu colega?
O que tem de diferente?
Atividade principal (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido:15 min (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize a sala em duplas, entregue a folha impressa e peça que os alunos leiam o roteiro da atividade antes de começar o desenho. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. É importante que as dúvidas em relação à atividade sejam esclarecidas para que o aluno não desista do processo de construção. No entanto, nas intervenções deve -se ter o cuidado para não fornecer respostas “prontas” e privar o aluno da reflexão e descoberta.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de bissetriz de um ângulo e ampliem seus conhecimentos, aplicando-o na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
Vocês compreenderam a comanda da atividade?
Tem alguma palavra desconhecida ou que você não saiba o significado?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido:15 min (Slides 4 e 5)
Orientação: Organize a sala em duplas, entregue a folha impressa e peça que os alunos leiam o roteiro da atividade antes de começar o desenho. Circule entre os alunos na sala e perceba quais as dificuldades e os comportamentos eles apresentam enquanto fazem a atividade. É importante que as dúvidas em relação à atividade sejam esclarecidas para que o aluno não desista do processo de construção. No entanto, nas intervenções deve -se ter o cuidado para não fornecer respostas “prontas” e privar o aluno da reflexão e descoberta.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o conceito de bissetriz de um ângulo e ampliem seus conhecimentos, aplicando-o na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
Vocês compreenderam a comanda da atividade?
Tem alguma palavra desconhecida ou que você não saiba o significado?
Discussão da Solução (Slides 6 e 7)
Tempo sugerido: 10 min. (Slides 6 e 7)
Orientação: Faça a pergunta e peça que um aluno exponha sua solução. Pergunte se alguém teve um procedimento diferente e se tiver, peça que também exponha sua solução. A ideia é que as discussões conduzam os alunos à compreensão do conceito. Que eles percebam que para resolver o problema, eles utilizaram, entre outros, conhecimentos de bissetriz de um ângulo e suas propriedades, congruência de ângulos e segmentos, mediatriz de um segmento e lugar geométrico. Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.
Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.
Discuta com a turma:
Você percebe algo em relação à reta que passa pelos jogadores A, F e G? O quê você percebe?
Alguém saberia me dizer o nome da reta que divide o ângulo DAE em dois ângulos congruentes?
Em relação aos jogadores representados pelos pontos D e E, qual(is) foi(ram) o(os) procedimento(os) que você utilizou para determinar o lugar destes pontos?
Qual a relação dos ângulos DAC e DAE?
Qual a propriedade da reta que passa pelos pontos A e D?
E o ponto G? Como você procedeu para localizar sua posição? Qual a relação deste ponto com os pontos B e C?
Seguindo as mesmas instruções do técnico, é possível que os mesmos jogadores ( pontos) ocupem outras posições?
Discussão da Solução (Slides 6 e 7)
Tempo sugerido: 10 min. (Slides 6 e 7)
Orientação: Faça a pergunta e peça que um aluno exponha sua solução. Pergunte se alguém teve um procedimento diferente e se tiver, peça que também exponha sua solução. A ideia é que as discussões conduzam os alunos à compreensão do conceito. Que eles percebam que para resolver o problema, eles utilizaram, entre outros, conhecimentos de bissetriz de um ângulo e suas propriedades, congruência de ângulos e segmentos, mediatriz de um segmento e lugar geométrico. Observe as respostas dadas pelos alunos e, se necessário, faça as esclarecimentos para que não haja dúvidas de conceituais.
Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.
Discuta com a turma:
Você percebe algo em relação à reta que passa pelos jogadores A, F e G? O quê você percebe?
Alguém saberia me dizer o nome da reta que divide o ângulo DAE em dois ângulos congruentes?
Em relação aos jogadores representados pelos pontos D e E, qual(is) foi(ram) o(os) procedimento(os) que você utilizou para determinar o lugar destes pontos?
Qual a relação dos ângulos DAC e DAE?
Qual a propriedade da reta que passa pelos pontos A e D?
E o ponto G? Como você procedeu para localizar sua posição? Qual a relação deste ponto com os pontos B e C?
Seguindo as mesmas instruções do técnico, é possível que os mesmos jogadores ( pontos) ocupem outras posições?
Encerramento da aula
Tempo sugerido: 6 min
Orientação: Faça uma síntese das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula.Você pode construir este resumo junto com os alunos, ajustando os procedimentos ao conceito em estudo.
Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Distribua a folha impressa, peça que os alunos façam a leitura da atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.
Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de bissetriz de um ângulo e conseguem aplicá-lo na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?
Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividades complementares
Resolução do raio x
Resolução das atividades complementares