Arquivo de Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Registros escolares
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fontes de memória e história
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A proposta para esta aula é que as crianças reflitam sobre a forma de registrar a frequência dos alunos na escola ao longo do tempo, analisando o diário de classe da atualidade, comparando-o com a antiga caderneta escolar e produzindo uma nova caderneta que atenda as necessidades de registros escolares na atualidade.
Materiais necessários: Cópias do diário de classe da turma em que o plano será aplicado (relação nominal e o registro de frequência de um mês a sua escolha), folhas de papel pautadas (podem ser retiradas de cadernos usados que tenham algumas folhas em branco sobrando), lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
Certifique-se de que as crianças compreenderam que nesta aula elas irão estudar formas de registrar a frequência dos alunos em diferentes momento da história.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 21 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos de quatro participantes e entregue para cada equipe uma cópia do diário de classe (conforme solicitado na relação de materiais presente no primeiro slide). Peça para que as crianças observem este documento e discutam entre elas qual a utilidade dele e como se realiza o registro. Estabeleça um tempo para este momento da atividade de contextualização entre 10 e 15 minutos.
Em seguida realize questionamentos à fonte:
- Vocês já conheciam este documento?
- Qual é o nome deste documento?
- Na sua opinião, por que ele recebe esse nome?
- Qual é a utilidade/importância dele?
- O que é registrado neste documento?
- Quais pessoas podem escrever nele? Por quê?
- Será que este documento é igual para todas as escolas? O que será que muda neste documento de uma escola para outra?
- O registro de frequência dos alunos sempre foi feito deste jeito?
- Como a frequência escolar dos pais de vocês era registrada? E dos seus avós, como era realizada?
Para você saber mais: O uso de fontes históricas amplia a compreensão histórica do estudante, para que este perceba que as fontes são registros de acontecimentos e ações de um um sujeito atuante, em um determinado tempo histórico, que imprime as marcas de sua cultura. Fonte: TAVARES, Luisa da Fonseca. AS FONTES ESCRITAS COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID HISTÓRIA UFRJ. Natal. 2013. Disponível em http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364939086_ARQUIVO_ASFONTESESCRITASCOMORECURSODIDATICO_LuisaTavares.pdf . Acesso em 26 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Mostre para a turma a imagem de uma caderneta estudantil do passado. Explique que esta caderneta era utilizada antigamente (possivelmente durante a vida escolar dos avós deles) para controlar a frequência dos estudantes. Se possível busque entre parentes das crianças ou seus um exemplar desta caderneta para mostrar para as elas. Após este primeiro contato para conhecimento da fonte (fotografia ou objeto) é o momento de questioná-la:
- Quais as impressões de vocês sobre este objeto?
- Vocês já haviam visto algo parecido? Onde?
- Como vocês acham que este objeto era usado?
- Quais as semelhanças existentes entre a caderneta escolar de antigamente e o diário de classe de hoje em dia?
- E quais são as diferenças entre estes dois documentos?
- Existe algum aspecto que permanece igual na forma de se registrar a frequência dos estudantes antigamente e hoje em dia?
- E quais as mudanças observadas na forma de se registar a frequência das crianças ao longo do tempo?
- Qual dessas duas formas de registro lhes parece mais eficiente?
Para você saber mais: Estudo realizado na Universidade de São Paulo que utilizou documento escolares como fontes históricas. Fonte: MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ZAIA Iomar Barbosa; VENDRAMETO,Maria Cristina. Arquivos escolares e pesquisa histórica: fontes para o estudo da educação brasileira. São Paulo. 2005. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2295/46-dossie-moraescsv_etal.pdf . Acesso em 26 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Proponha para a turma confeccionar suas próprias cadernetas escolares:
- Recorte aproximadamente 5 folhas pautadas grandes (A4) no tamanho de ¼. Você poderá utilizar folhas de um caderno antigo que ainda estejam em branco, ou folhas do tipo almaço. Ao término desta etapa cada criança deverá ter uma caderneta com aproximadamente 20 páginas.
- Utilize sua criatividade para dar acabamento às cadernetas: elas poderão ser coladas ou grampeadas; possuir uma capa feita com papel diferenciado; uma capa padronizada ou ainda personalizada por cada criança.
- Após a etapa de produção discuta com a turma como se dará o uso desta caderneta por eles:
- Agora cada um de vocês possui sua própria caderneta escolar como seus avós. Porém, nós estudamos que hoje em dia o registro da frequência dos estudantes é feito em outro documento. Qual utilidade podemos dar à nossa caderneta?
- Que tal se a usássemos para registrar nossas conquistas diárias ao longo de um mês? Todos os dias aprendemos coisas novas, mas nem sempre paramos para registrar, então não nos damos conta do quanto aprendemos na escola.
- Proponha que a cada dia as crianças façam um pequeno resumo ou relato das aprendizagens do dia, como uma espécie de diário de aprendizagem. Caso sinta a necessidade de modificar o objeto de registro da caderneta, sinta-se à vontade. O importante desta atividade é a criança perceber que para a história todos os registros são relevantes. Registros escritos, orais, ilustrações, entre outros, são representações de um período e representam as relações estabelecidas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar os registros de frequência ao longo do tempo. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Faça um pequeno vídeo mostrando o seu diário de classe. Mostre como são feitos os registros de presença e falta, de planejamento e outras especificidades do documento, e envie para o grupo da escola. Na sequência, envie as seguintes questões aos estudantes:
- Vocês já conheciam este documento?
- Qual é a utilidade/importância dele?
- O que é registrado neste documento?
- Quais pessoas podem escrever nele? Por quê?
- Será que este documento é igual para todas as escolas? O que será que muda nele, de uma escola para outra?
Peça que anotem as questões e respondam no caderno. Caso os alunos não sejam alfabetizados, respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Envie o arquivo de problematização (disponível nos materiais complementares). Dê um tempo para que os estudantes possam inquietar-se com os documentos. Na sequência, envie os questionamentos abaixo:
- Como vocês acham que este objeto era usado?
- Quais as semelhanças e diferenças existentes entre a caderneta escolar de antigamente e o diário de classe de hoje em dia?
- Existe algum aspecto que permanece igual na forma de se registrar a frequência dos estudantes antigamente e hoje em dia?
Dê um tempo para que pensem e respondam. Eles podem responder via arquivo de áudio.
Sistematização
Proponha aos estudantes que produzam o próprio diário. Eles precisarão de 5 folhas de A4, dividida em 4 pedaços, o que permitirá o registro por 20 dias. Nessa caderneta, os estudantes irão anotar as temáticas estudadas nas aulas remotas. Oriente quais informações são importantes. Solicite que decorem as capas de forma individual e depois enviem fotos das produções para o grupo da escola. Caso os estudantes disponham de momento síncrono, peça que compartilhem as produções e estimule o debate. Caso a aula seja em momento assíncrono, eles irão enviar fotos das respostas. Atente para dar feedback das produções estudantis.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre diário de classe, vendo o vídeo “Para entender um diário de classe” (disponível aqui) e “Escolas de antigamente” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI03 e EF01HI02 e com outros componentes curriculares EF02CI01 e EF02ER03.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabrício
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
Palavras-Chave: Diário escolar; registro de frequência; caderneta escolar; fonte escrita.
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