Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Canva, Google Meet.
Contexto
Encaminhe as imagens do contexto e os questionamentos no grupo da sala no Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula ou outra ferramenta que estejam utilizando para se comunicar. Questione:
- Do que trata a primeira imagem? Que informações podemos obter por meio de sua análise?
- Do que trata a segunda imagem? Que informações podemos obter por meio de sua análise?
Dê um tempo para que os alunos possam discutir as interpretações sobre as imagens e, então, encaminhe o objetivo da aula. Pergunte se, sabendo que o este é o tema da aula, eles conseguem encontrar mais alguma informação nas imagens.
Problematização
Encaminhe os textos da problematização acompanhados dos questionamentos, para auxiliar a leitura e compreensão.
Os alunos podem trabalhar individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Outra alternativa é dividir os textos entre a turma, de forma que alguns alunos ou grupos leiam o trecho de Almanaque da Mulher, outros o de Eugenia no Brasil e outros o de A mulher (a)normal. Depois, devem trocar as informações que encontraram com o restante da turma, escrevendo um texto, gravando um áudio ou vídeo, e postando no grupo da sala. Você pode distribuir os textos de acordo com o nível de dificuldade deles e o seu conhecimento sobre os estudantes. Alguns podem ficar com 2 ou três textos.
Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar tarefas diferentes e disponibilizá-las para alunos diferentes, de maneira bem simples.
Trecho de Almanaque da Mulher
- Qual a visão deste texto sobre o corpo feminino?
- O que a ciência poderia fazer pelas mulheres, de acordo com ele?
Trecho de Eugenia no Brasil
- Quais as principais ideias defendidas pelos eugenistas, de acordo com este texto?
- Qual seria o papel das mulheres dentro das ideias eugênicas?
- Que tipos de eugenia existiam no período, de acordo com o texto?
- Como eram vistas as feministas pelos eugenistas?
Trecho de A mulher (a)normal
- Qual era uma das grandes preocupações dos médicos eugenistas do período de acordo com este texto?
- Que comportamentos o Dr. Júlio Porto-Carrero alertava que poderiam levar à “dissolução dos costumes sociais”?
- O psiquiatra se colocava a favor ou contra o trabalho de mulheres fora do ambiente doméstico? Que justificativas ele usava?
Estabeleça um prazo para que enviem as respostas às duas perguntas sobre o texto. Elas podem ser enviadas por escrito ou através de áudios e vídeos. Incentive os alunos a trocarem impressões sobre o texto com os colegas. Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para características das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Se houver a possibilidade, marque um momento síncrono para que os alunos possam dividir as análises e para que você possa fazer correções e pontuar informações.
Sistematização
Para a atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Cada grupo pode produzir uma notícia sobre o tema, e as notícias podem ser compiladas em um jornal, uma revista da turma, em um mural no Padlet ou Canva, por exemplo.
Outra alternativa é propor que a turma crie um telejornal ou podcast, onde cada aluno ou grupo fique responsável por produzir uma matéria para o programa.
Convite às famílias
Permita que os alunos contem com a ajuda de familiares para a produção da atividade, desde que a autoria deles seja respeitada. Incentive-os a compartilharem as produções com os familiares.
Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros
Código: HIS9_08UND02
(EF09HI08) Identificar as transformações ocorridas no debate sobre as questões da diversidade no Brasil durante o século XX e compreender o significado das mudanças de abordagem em relação ao tema.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes