17326
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Marcos de memória: as construções pelo mundo

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Marcos de memória: as construções pelo mundo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Antoniassi Reis

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam as construções feitas pelo homem e que se tornaram marcos históricos.

Siga as orientações definidas. Agende uma videoconferência para você dar as devidas explicações (ou envie mensagem com estas explicações), mas, para que os alunos tenham possibilidade de fazer um bom trabalho, agende para outro momento a entrega da produção proposta. Você pode optar por pedir aos alunos que postem no grupo de Whatsapp os desenhos feitos ou enviem este desenhos para o seu email (para, posteriormente, você fazer a publicação), ou agendar uma videoconferência para que eles apresentem o trabalho e você dê continuidade a esse Plano.

Caso ache interessante envie esse link (disponível aqui) - Patrimônio Histórico e Cultural - ou este (disponível aqui) - Pessoas e Pertencimentos/Iphan - para enriquecer esse aprendizado.

Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.

Caso ache interessante, você pode substituir o formato proposto nesta etapa por enviar, antecipadamente para o whastapp particular de cada aluno (ou defina os grupos), a imagem (ou o link) de alguns marcos históricos brasileiros e mundiais, com as devidas descrições e informações. No encontro virtual, peça aos alunos que troquem as informações sobre os marcos que receberam.

Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa e agende uma videoconferência para que os alunos socializem o que aprenderam, mas se coloque como mediador e norteador destas socializações.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).

Convite às famílias
Peça que a família se envolva na produção trabalho, mas de uma forma diferente: buscando curiosidades (mais imagens - antes e depois, se há alguma música ou filme que tenha a obra como referência ou cenário, como a população se envolve para preservar a obra, dentre outras informações) que possam contribuir para um aprendizado que dê segurança aos alunos quando forem socializar o trabalho.

 

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_07UND09

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano:

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas