17323
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - Histórias Reais: Relato oral como fonte de análise histórica

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Histórias Reais: Relato oral como fonte de análise histórica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pamela De Lima Ferreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp, print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é registrar a participação das pessoas nos acontecimentos locais. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Solicite, antecipadamente, que os estudantes escolham algum objeto ou fotografia para esta aula, que represente um acontecimento da vida deles e que possam compartilhar a história com os colegas. Peça que façam um vídeo contando um pouco da história do objeto que escolheram e respondendo as seguintes questões:
- O que esta fonte diz sobre você ou sobre o acontecimento de sua vida?
- Será que existem diferentes fontes de informação sobre os acontecimentos ocorridos em nossas vidas?

Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Casarão em Santa Luzia, na Grande BH, conta a História da cidade”. Caso não seja possível assistirem ao vídeo, você pode contar a história das xícaras da reportagem. Após assistirem, questione:
- Como sabemos a história destas xícaras? Quem relatou este acontecimento de colecionar xícaras?
- Como ela contou este acontecimento?
- De que lugar estas xícaras vieram?
- Quem ajudou com a coleção?
- Se apenas víssemos o objeto (a xícara), sem qualquer relato oral, saberíamos sua história? Saberíamos o que aconteceu para que aquela coleção existisse?

Os estudantes devem escrever as questões no caderno e compartilhar fotografias das atividades de grupo.

Sistematização
Os estudantes irão produzir uma nuvem de palavras sobre o que sentem em relação ao objeto de memória compartilhado com a turma. Oriente-os a criarem uma nuvem de palavras manual, colocando os sentimentos mais intensos em letras maiores e os que são em menor intensidade em letras menores, como no exemplo. A produção deve ser compartilhada com o grupo da turma. Dê um feedback sobre a produção das atividades. 

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Fontes históricas”, “Um olhar sobre o passado".

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI0, EF02HI02, EF02HI03, EF04HI01, EF04HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF69LP44, EF08LI18, EF15AR17, EF03GE03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF35EF09, EF35EF010, EF35EF12, EF35EF15, EF67EF17.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_02UND02

(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas