17322
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Jogo de Identificação “Descobrindo o Patrimônio Cultural”

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Jogo de Identificação “Descobrindo o Patrimônio Cultural”

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Croquis, cartolina, papel cartão, tesoura e cola

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UGyNP2vt7wbzyNpHjjEZBYT9B8hmehf7rX6YBJs75Zgq9t6dtTV55KZW6Vdw/his5-10und06-patrimonios-culturais.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRZG3ZWMQGGMj6D25PJqKMRDkv3Vbws3DnHh5vyXwMTymYZjCTBB7mprf5nu/his5-10und06-conceitos-patrimonio-cultural.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GqW9yTmsmzT2ESFyNHMkJbvD2BD8ByjbePwvK9CcYM6yFvbB92dmBUAF4wNZ/his5-10und06-croqui-jogo-de-adivinhacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EZT33RZvA7EsjjqrwrYhArcPjsMBukdqWWCgTyCMxuZrT8QKNBF8EatSVAWZ/10und06-imagens-jogo-de-analise-descobrindo-nosso-patrimonio.pdf

1- Organize os alunos em duplas.

2- Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição e as distinções que constam nos órgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.

3- Apresente utilizando projeção de slides as definições de Patrimônio Cultural e uma listagem de patrimônios culturais brasileiros tombados ou reconhecidos pela Unesco e o IPHAN.

Essa listagem pode ser ampla, porém a apresentação deve ser apenas uma amostragem. Cada bem listado deve constar sua tipificação, característica, região, entre outras características.

4- Distribua para duplas o croqui para a produção da base do jogo (conforme modelo), papel cartão de duas cores diferentes, reproduções de imagens dos patrimônios listados e a cópia das listagem de bens culturais.

5- Cada aluno produzirá a sua base seguindo o modelo.

6- A dupla em comum acordo selecionará 15 bens culturais da listagem apresentada, sendo 06 Patrimônios Culturais Imateriais e 09 Patrimônios Culturais Materiais.

7- Cada aluno escolherá um papel cartão da cor que preferir e produzir 15 cartões. Ele fixará as imagens dos bens culturais selecionados aos cartões.

8- A dupla formulará perguntas, com base nas características dos bens, para que eliminem opções de escolhas, e ele possa descobrir qual patrimônio foi escolhido pelo outro jogador. Ex: É patrimônio material ou imaterial? Móvel ou imóvel? Entre outras.

9- As duplas experimentarão o “jogo de identificação ” com o objetivo de descobrir o patrimônio que seu opositor escolheu utilizando essas perguntas para balizar seu raciocínio, a cada resposta o aluno elimina as possibilidades.

10- Proponha que os jogos sejam trocados entre as duplas para que se experimentem as perguntas elaboradas.

11- Após algumas rodadas, conduza uma seleção das melhores perguntas para balizarem o jogo.

12- Escolhidas as melhores perguntas, padronize os jogos e deixe a turma se divertir e aprender.

Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 21/01/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Apresente para a turma o objetivo da aula.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275(Acessado em 21/01/2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

1- Organize os alunos em duplas.

2- Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição e as distinções que constam nos órgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ep65YyV9XARgcdArnpZHgxnXCTsc7JdK395ADFJpEXQkY462zN7MHvtzDJWe/his5-10und06-patrimonio-cultural-no-brasil.pdf

3- Apresente utilizando projeção de slides as definições de Patrimônio Cultural e uma listagem de patrimônios culturais brasileiros tombados ou reconhecidos pela Unesco e o IPHAN.

Essa listagem pode ser ampla, porém a apresentação deve ser apenas uma amostragem. Cada bem listado deve constar sua tipificação, característica, região, entre outras características.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UGyNP2vt7wbzyNpHjjEZBYT9B8hmehf7rX6YBJs75Zgq9t6dtTV55KZW6Vdw/his5-10und06-patrimonios-culturais.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRZG3ZWMQGGMj6D25PJqKMRDkv3Vbws3DnHh5vyXwMTymYZjCTBB7mprf5nu/his5-10und06-conceitos-patrimonio-cultural.pdf

Como adequar à sua realidade:

1- Inclua na listagem de Patrimônios Culturais bens tombados pelos órgãos responsáveis pela proteção do patrimônio em seu estado ou em seu município.

2- Caso a unidade de ensino não possua equipamentos como computadores e projetores, apresente a listagem utilizando cartazes ou cartões.

3- Em caso de turmas com número grande de alunos, organize em grupos de 04 alunos.

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ ( Acessado em 16/02/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)

TOMAZ, Paulo César. A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Maio/ Junho/ Julho/ Agosto de 2010 Vol. 7 Ano VII nº 2 ISSN: 1807-6971 Disponível em: www.revistafenix.pro.br ( Acessado em 16/02/2019)

Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: um debate sobre a globalização, cidadania e sustentabilidade [recurso eletrônico] / Juliano Bitencourt Campos, Daniel Ribeiro Preve, Ismael Francisco de Souza, organizadores - Curitiba: Multideia, 2015.

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais ( Acessado em 16/02/2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Distribua para duplas o croqui para a produção da base do jogo (conforme modelo), papel cartão de duas cores diferentes, reproduções de imagens dos patrimônios listados e a cópia das listagem de bens culturais.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GqW9yTmsmzT2ESFyNHMkJbvD2BD8ByjbePwvK9CcYM6yFvbB92dmBUAF4wNZ/his5-10und06-croqui-jogo-de-adivinhacao.pdf

2- Cada aluno produzirá a sua base seguindo o modelo.

3- A dupla em comum acordo selecionará 15 bens culturais da listagem apresentada, sendo 06 Patrimônios Culturais Imateriais e 09 Patrimônios Culturais Materiais.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EZT33RZvA7EsjjqrwrYhArcPjsMBukdqWWCgTyCMxuZrT8QKNBF8EatSVAWZ/10und06-imagens-jogo-de-analise-descobrindo-nosso-patrimonio.pdf

4- Cada alunos escolher um papel cartão da cor que preferir e produzir 15 cartões. Ele fixará as imagens dos bens culturais selecionados aos cartões.

5- A dupla formulará perguntas, com base nas características dos bens, para que eliminem opções de escolhas, e ele possa descobrir qual patrimônio foi escolhido pelo outro jogador. Ex: É patrimônio material ou imaterial? Móvel ou imóvel? Entre outras.

Como adequar à sua realidade:

1- Inclua na listagem de Patrimônios Culturais bens tombados pelos órgãos responsáveis pela proteção do patrimônio em seu estado ou em seu município.

2- Em caso de turmas com número grande de alunos, organize em grupos de 04 alunos.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1- As duplas experimentarão o “jogo de identificação ” com o objetivo de descobrir o patrimônio que seu opositor escolheu utilizando essas perguntas para balizar seu raciocínio, a cada resposta o aluno elimina as possibilidades.

2- Proponha que os jogos sejam trocados entre as duplas para que se experimentem as perguntas elaboradas.

3- Após algumas rodadas, conduza uma seleção das melhores perguntas para balizarem o jogo.

4- Escolhidas as melhores perguntas, padronize os jogos e deixe a turma se divertir e aprender.

Em caso de turmas com número grande de alunos, organize em grupos de 04 alunos.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acessado em 21/01/2019)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Croquis, cartolina, papel cartão, tesoura e cola

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UGyNP2vt7wbzyNpHjjEZBYT9B8hmehf7rX6YBJs75Zgq9t6dtTV55KZW6Vdw/his5-10und06-patrimonios-culturais.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRZG3ZWMQGGMj6D25PJqKMRDkv3Vbws3DnHh5vyXwMTymYZjCTBB7mprf5nu/his5-10und06-conceitos-patrimonio-cultural.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GqW9yTmsmzT2ESFyNHMkJbvD2BD8ByjbePwvK9CcYM6yFvbB92dmBUAF4wNZ/his5-10und06-croqui-jogo-de-adivinhacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EZT33RZvA7EsjjqrwrYhArcPjsMBukdqWWCgTyCMxuZrT8QKNBF8EatSVAWZ/10und06-imagens-jogo-de-analise-descobrindo-nosso-patrimonio.pdf

1- Organize os alunos em duplas.

2- Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição e as distinções que constam nos órgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.

3- Apresente utilizando projeção de slides as definições de Patrimônio Cultural e uma listagem de patrimônios culturais brasileiros tombados ou reconhecidos pela Unesco e o IPHAN.

Essa listagem pode ser ampla, porém a apresentação deve ser apenas uma amostragem. Cada bem listado deve constar sua tipificação, característica, região, entre outras características.

4- Distribua para duplas o croqui para a produção da base do jogo (conforme modelo), papel cartão de duas cores diferentes, reproduções de imagens dos patrimônios listados e a cópia das listagem de bens culturais.

5- Cada aluno produzirá a sua base seguindo o modelo.

6- A dupla em comum acordo selecionará 15 bens culturais da listagem apresentada, sendo 06 Patrimônios Culturais Imateriais e 09 Patrimônios Culturais Materiais.

7- Cada aluno escolherá um papel cartão da cor que preferir e produzir 15 cartões. Ele fixará as imagens dos bens culturais selecionados aos cartões.

8- A dupla formulará perguntas, com base nas características dos bens, para que eliminem opções de escolhas, e ele possa descobrir qual patrimônio foi escolhido pelo outro jogador. Ex: É patrimônio material ou imaterial? Móvel ou imóvel? Entre outras.

9- As duplas experimentarão o “jogo de identificação ” com o objetivo de descobrir o patrimônio que seu opositor escolheu utilizando essas perguntas para balizar seu raciocínio, a cada resposta o aluno elimina as possibilidades.

10- Proponha que os jogos sejam trocados entre as duplas para que se experimentem as perguntas elaboradas.

11- Após algumas rodadas, conduza uma seleção das melhores perguntas para balizarem o jogo.

12- Escolhidas as melhores perguntas, padronize os jogos e deixe a turma se divertir e aprender.

Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 21/01/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Apresente para a turma o objetivo da aula.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275(Acessado em 21/01/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

1- Organize os alunos em duplas.

2- Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição e as distinções que constam nos órgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ep65YyV9XARgcdArnpZHgxnXCTsc7JdK395ADFJpEXQkY462zN7MHvtzDJWe/his5-10und06-patrimonio-cultural-no-brasil.pdf

3- Apresente utilizando projeção de slides as definições de Patrimônio Cultural e uma listagem de patrimônios culturais brasileiros tombados ou reconhecidos pela Unesco e o IPHAN.

Essa listagem pode ser ampla, porém a apresentação deve ser apenas uma amostragem. Cada bem listado deve constar sua tipificação, característica, região, entre outras características.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UGyNP2vt7wbzyNpHjjEZBYT9B8hmehf7rX6YBJs75Zgq9t6dtTV55KZW6Vdw/his5-10und06-patrimonios-culturais.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WRZG3ZWMQGGMj6D25PJqKMRDkv3Vbws3DnHh5vyXwMTymYZjCTBB7mprf5nu/his5-10und06-conceitos-patrimonio-cultural.pdf

Como adequar à sua realidade:

1- Inclua na listagem de Patrimônios Culturais bens tombados pelos órgãos responsáveis pela proteção do patrimônio em seu estado ou em seu município.

2- Caso a unidade de ensino não possua equipamentos como computadores e projetores, apresente a listagem utilizando cartazes ou cartões.

3- Em caso de turmas com número grande de alunos, organize em grupos de 04 alunos.

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ ( Acessado em 16/02/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)

TOMAZ, Paulo César. A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Maio/ Junho/ Julho/ Agosto de 2010 Vol. 7 Ano VII nº 2 ISSN: 1807-6971 Disponível em: www.revistafenix.pro.br ( Acessado em 16/02/2019)

Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: um debate sobre a globalização, cidadania e sustentabilidade [recurso eletrônico] / Juliano Bitencourt Campos, Daniel Ribeiro Preve, Ismael Francisco de Souza, organizadores - Curitiba: Multideia, 2015.

http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais ( Acessado em 16/02/2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Distribua para duplas o croqui para a produção da base do jogo (conforme modelo), papel cartão de duas cores diferentes, reproduções de imagens dos patrimônios listados e a cópia das listagem de bens culturais.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GqW9yTmsmzT2ESFyNHMkJbvD2BD8ByjbePwvK9CcYM6yFvbB92dmBUAF4wNZ/his5-10und06-croqui-jogo-de-adivinhacao.pdf

2- Cada aluno produzirá a sua base seguindo o modelo.

3- A dupla em comum acordo selecionará 15 bens culturais da listagem apresentada, sendo 06 Patrimônios Culturais Imateriais e 09 Patrimônios Culturais Materiais.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EZT33RZvA7EsjjqrwrYhArcPjsMBukdqWWCgTyCMxuZrT8QKNBF8EatSVAWZ/10und06-imagens-jogo-de-analise-descobrindo-nosso-patrimonio.pdf

4- Cada alunos escolher um papel cartão da cor que preferir e produzir 15 cartões. Ele fixará as imagens dos bens culturais selecionados aos cartões.

5- A dupla formulará perguntas, com base nas características dos bens, para que eliminem opções de escolhas, e ele possa descobrir qual patrimônio foi escolhido pelo outro jogador. Ex: É patrimônio material ou imaterial? Móvel ou imóvel? Entre outras.

Como adequar à sua realidade:

1- Inclua na listagem de Patrimônios Culturais bens tombados pelos órgãos responsáveis pela proteção do patrimônio em seu estado ou em seu município.

2- Em caso de turmas com número grande de alunos, organize em grupos de 04 alunos.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1- As duplas experimentarão o “jogo de identificação ” com o objetivo de descobrir o patrimônio que seu opositor escolheu utilizando essas perguntas para balizar seu raciocínio, a cada resposta o aluno elimina as possibilidades.

2- Proponha que os jogos sejam trocados entre as duplas para que se experimentem as perguntas elaboradas.

3- Após algumas rodadas, conduza uma seleção das melhores perguntas para balizarem o jogo.

4- Escolhidas as melhores perguntas, padronize os jogos e deixe a turma se divertir e aprender.

Em caso de turmas com número grande de alunos, organize em grupos de 04 alunos.

Para você saber mais:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acessado em 21/01/2019)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano