10334
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Quanto resta?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Desenvolver estratégias pessoais para a resolução dos fatos da subtração.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

Mentor: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias pessoais para a resolução dos fatos da subtração.

Conceito-chave

Fatos da subtração.

Recursos necessários

  • 1 dado de 10 faces para cada dupla;
  • Um jogo de cartas numeradas de 11 até 20;
  • Uma tabela para cada jogador;  
  • 1 conjunto de 20 fichas coloridas;
  • 1 papel cartão tamanho a4;
  • Datashow ( opcional)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. ( slides 3 a 5 )

Orientação:

  • Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
  • Se possível, projete essa apresentação. Mostre um slide de cada vez e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.
  • Se não for possível projetar, reproduza os desenhos na lousa e peça que os alunos encontrem os resultados.
  • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. ( slides 3 a 5 )

Orientação:

  • Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
  • Se possível, projete essa apresentação. Mostre um slide de cada vez e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.
  • Se não for possível projetar, reproduza os desenhos na lousa e peça que os alunos encontrem os resultados.
  • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. ( slides 3 a 5 )

Orientação:

  • Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
  • Se possível, projete essa apresentação. Mostre um slide de cada vez e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.
  • Se não for possível projetar, reproduza os desenhos na lousa e peça que os alunos encontrem os resultados.
  • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 6 a 8 )

Orientação:

  • Organize a sala em duplas.
  • Cada dupla deve receber um conjunto de 10 cartas numeradas de 11 a 20, 1 dado de 10 faces numeradas de 1 a 10, 1 papel cartão ou papel sulfite tamanho A4, 20 fichas circulares coloridas e duas tabelas para registro das jogadas (1 para cada jogador).
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Na primeira jogada, o que o jogador 1 deverá fazer? E o jogador 2? Como serão feitos os registros de cada jogada? Na jogada seguinte, o que cada um deverá fazer?
  • Combine que o jogo será encerrado ao final de 10 jogadas ou seja, quando cada jogador tiver jogado o dado 5 vezes.
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir quantas fichas restaram?

Propósito: Exercitar os fatos da subtração utilizando estratégias pessoais de cálculo.

Materiais Complementares:

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 6 a 8 )

Orientação:

  • Organize a sala em duplas.
  • Cada dupla deve receber um conjunto de 10 cartas numeradas de 11 a 20, 1 dado de 10 faces numeradas de 1 a 10, 1 papel cartão ou papel sulfite tamanho A4, 20 fichas circulares coloridas e duas tabelas para registro das jogadas (1 para cada jogador).
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Na primeira jogada, o que o jogador 1 deverá fazer? E o jogador 2? Como serão feitos os registros de cada jogada? Na jogada seguinte, o que cada um deverá fazer?
  • Combine que o jogo será encerrado ao final de 10 jogadas ou seja, quando cada jogador tiver jogado o dado 5 vezes.
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir quantas fichas restaram?

Propósito: Exercitar os fatos da subtração utilizando estratégias pessoais de cálculo.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 6 a 8 )

Orientação:

  • Organize a sala em duplas.
  • Cada dupla deve receber um conjunto de 10 cartas numeradas de 11 a 20, 1 dado de 10 faces numeradas de 1 a 10, 1 papel cartão ou papel sulfite tamanho A4, 20 fichas circulares coloridas e duas tabelas para registro das jogadas (1 para cada jogador).
  • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
  • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Na primeira jogada, o que o jogador 1 deverá fazer? E o jogador 2? Como serão feitos os registros de cada jogada? Na jogada seguinte, o que cada um deverá fazer?
  • Combine que o jogo será encerrado ao final de 10 jogadas ou seja, quando cada jogador tiver jogado o dado 5 vezes.
  • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir quantas fichas restaram?

Propósito: Exercitar os fatos da subtração utilizando estratégias pessoais de cálculo.

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação:

  • Peça que algumas duplas se voluntariem para contar como foi o jogo. Procure identificar três maneiras diferentes de calcular os pontos. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas registre os resultados do jogo na tabela.Peça que identifiquem o ganhador e expliquem como concluíram o jogo.No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que relatem suas estratégias.

Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas, valorizando-as.

Discuta com a turma:

  • A estratégia utilizada por todos foi a mesma?
  • Como vocês fizeram para registrar os pontos?
  • E para descobrir o ganhador?
  • Quantas fichas restaram?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 5 minutos.
  • Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje.
  • Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.
  • Encerramento select-down

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 3 minutos.

    Orientação: Leia o slide para as crianças.

    Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

    Raio x select-down

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 5 minutos.

    Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando estratégias pessoais de registro.

    Propósito: Verificar as estratégias de cálculo mental de subtração.

    Materiais Complementares:

    Resumo da aula

    download Baixar plano

    Tempo sugerido: 2 minutos.

    Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

    Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


    Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo

    Mentor: Carina do Espírito Santo

    Especialista de área: Luciana Tenuta

    Habilidade da BNCC

    (EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.

    Objetivos específicos

    Desenvolver estratégias pessoais para a resolução dos fatos da subtração.

    Conceito-chave

    Fatos da subtração.

    Recursos necessários

    • 1 dado de 10 faces para cada dupla;
    • Um jogo de cartas numeradas de 11 até 20;
    • Uma tabela para cada jogador;  
    • 1 conjunto de 20 fichas coloridas;
    • 1 papel cartão tamanho a4;
    • Datashow ( opcional)
    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 5 minutos. ( slides 3 a 5 )

    Orientação:

    • Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
    • Se possível, projete essa apresentação. Mostre um slide de cada vez e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.
    • Se não for possível projetar, reproduza os desenhos na lousa e peça que os alunos encontrem os resultados.
    • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

    Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 5 minutos. ( slides 3 a 5 )

    Orientação:

    • Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
    • Se possível, projete essa apresentação. Mostre um slide de cada vez e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.
    • Se não for possível projetar, reproduza os desenhos na lousa e peça que os alunos encontrem os resultados.
    • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

    Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 5 minutos. ( slides 3 a 5 )

    Orientação:

    • Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
    • Se possível, projete essa apresentação. Mostre um slide de cada vez e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.
    • Se não for possível projetar, reproduza os desenhos na lousa e peça que os alunos encontrem os resultados.
    • É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.

    Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 6 a 8 )

    Orientação:

    • Organize a sala em duplas.
    • Cada dupla deve receber um conjunto de 10 cartas numeradas de 11 a 20, 1 dado de 10 faces numeradas de 1 a 10, 1 papel cartão ou papel sulfite tamanho A4, 20 fichas circulares coloridas e duas tabelas para registro das jogadas (1 para cada jogador).
    • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
    • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Na primeira jogada, o que o jogador 1 deverá fazer? E o jogador 2? Como serão feitos os registros de cada jogada? Na jogada seguinte, o que cada um deverá fazer?
    • Combine que o jogo será encerrado ao final de 10 jogadas ou seja, quando cada jogador tiver jogado o dado 5 vezes.
    • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir quantas fichas restaram?

    Propósito: Exercitar os fatos da subtração utilizando estratégias pessoais de cálculo.

    Materiais Complementares:

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 6 a 8 )

    Orientação:

    • Organize a sala em duplas.
    • Cada dupla deve receber um conjunto de 10 cartas numeradas de 11 a 20, 1 dado de 10 faces numeradas de 1 a 10, 1 papel cartão ou papel sulfite tamanho A4, 20 fichas circulares coloridas e duas tabelas para registro das jogadas (1 para cada jogador).
    • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
    • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Na primeira jogada, o que o jogador 1 deverá fazer? E o jogador 2? Como serão feitos os registros de cada jogada? Na jogada seguinte, o que cada um deverá fazer?
    • Combine que o jogo será encerrado ao final de 10 jogadas ou seja, quando cada jogador tiver jogado o dado 5 vezes.
    • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir quantas fichas restaram?

    Propósito: Exercitar os fatos da subtração utilizando estratégias pessoais de cálculo.

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 6 a 8 )

    Orientação:

    • Organize a sala em duplas.
    • Cada dupla deve receber um conjunto de 10 cartas numeradas de 11 a 20, 1 dado de 10 faces numeradas de 1 a 10, 1 papel cartão ou papel sulfite tamanho A4, 20 fichas circulares coloridas e duas tabelas para registro das jogadas (1 para cada jogador).
    • Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
    • Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Na primeira jogada, o que o jogador 1 deverá fazer? E o jogador 2? Como serão feitos os registros de cada jogada? Na jogada seguinte, o que cada um deverá fazer?
    • Combine que o jogo será encerrado ao final de 10 jogadas ou seja, quando cada jogador tiver jogado o dado 5 vezes.
    • Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir quantas fichas restaram?

    Propósito: Exercitar os fatos da subtração utilizando estratégias pessoais de cálculo.

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 10 minutos.

    Orientação:

    • Peça que algumas duplas se voluntariem para contar como foi o jogo. Procure identificar três maneiras diferentes de calcular os pontos. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas registre os resultados do jogo na tabela.Peça que identifiquem o ganhador e expliquem como concluíram o jogo.No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que relatem suas estratégias.

    Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas, valorizando-as.

    Discuta com a turma:

    • A estratégia utilizada por todos foi a mesma?
    • Como vocês fizeram para registrar os pontos?
    • E para descobrir o ganhador?
    • Quantas fichas restaram?

    Slide Plano Aula
  • Tempo sugerido: 5 minutos.
  • Orientação: Leia o slide para as crianças. Peça que manifestem suas impressões sobre a aula de hoje.
  • Propósito: Retomar o que foi feito na atividade.
  • Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 3 minutos.

    Orientação: Leia o slide para as crianças.

    Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.

    Slide Plano Aula

    Tempo sugerido: 5 minutos.

    Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando estratégias pessoais de registro.

    Propósito: Verificar as estratégias de cálculo mental de subtração.

    Materiais Complementares:

    Slide Plano Aula

    Compartilhe este conteúdo:

    pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

    PRÓXIMAS AULAS:

    AULAS DE Números do 2º ano :

    Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

    MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

    Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA05 da BNCC

    APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

    Curso relacionado ao Plano

    Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

    Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

    Ver mais detalhes

    Encontre outros planos de Matemática

    Encontre planos de aula para outras disciplinas

    Baixar plano