Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Elena Roman de Oliveira Toledo
Mentor: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF02MA05) Criação de estratégias pessoais de cálculo envolvendo adição e subtração.
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias pessoais para a resolução dos fatos da subtração.
Conceito-chave
Fatos da subtração.
Recursos necessários
- 1 dado de 10 faces para cada dupla;
- Um jogo de cartas numeradas de 11 até 20;
- Uma tabela para cada jogador;
- 1 conjunto de 20 fichas coloridas;
- 1 papel cartão tamanho a4;
- Datashow ( opcional)
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. ( slides 3 a 5 )
Orientação:
- Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
- Se possível, projete essa apresentação. Mostre um slide de cada vez e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.
- Se não for possível projetar, reproduza os desenhos na lousa e peça que os alunos encontrem os resultados.
- É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.
Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. ( slides 3 a 5 )
Orientação:
- Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
- Se possível, projete essa apresentação. Mostre um slide de cada vez e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.
- Se não for possível projetar, reproduza os desenhos na lousa e peça que os alunos encontrem os resultados.
- É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.
Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. ( slides 3 a 5 )
Orientação:
- Proponha oralmente as situações_ problema de subtração para os seus alunos, tendo em vista o levantamento dos conhecimentos que eles têm sobre o assunto.
- Se possível, projete essa apresentação. Mostre um slide de cada vez e incentive seus alunos a descobrirem as respostas utilizando estratégias pessoais de cálculo.
- Se não for possível projetar, reproduza os desenhos na lousa e peça que os alunos encontrem os resultados.
- É importante oportunizar a socialização das estratégias utilizadas para a resolução das atividades.
Propósito: Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a subtração.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 6 a 8 )
Orientação:
- Organize a sala em duplas.
- Cada dupla deve receber um conjunto de 10 cartas numeradas de 11 a 20, 1 dado de 10 faces numeradas de 1 a 10, 1 papel cartão ou papel sulfite tamanho A4, 20 fichas circulares coloridas e duas tabelas para registro das jogadas (1 para cada jogador).
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Na primeira jogada, o que o jogador 1 deverá fazer? E o jogador 2? Como serão feitos os registros de cada jogada? Na jogada seguinte, o que cada um deverá fazer?
- Combine que o jogo será encerrado ao final de 10 jogadas ou seja, quando cada jogador tiver jogado o dado 5 vezes.
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir quantas fichas restaram?
Propósito: Exercitar os fatos da subtração utilizando estratégias pessoais de cálculo.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 6 a 8 )
Orientação:
- Organize a sala em duplas.
- Cada dupla deve receber um conjunto de 10 cartas numeradas de 11 a 20, 1 dado de 10 faces numeradas de 1 a 10, 1 papel cartão ou papel sulfite tamanho A4, 20 fichas circulares coloridas e duas tabelas para registro das jogadas (1 para cada jogador).
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Na primeira jogada, o que o jogador 1 deverá fazer? E o jogador 2? Como serão feitos os registros de cada jogada? Na jogada seguinte, o que cada um deverá fazer?
- Combine que o jogo será encerrado ao final de 10 jogadas ou seja, quando cada jogador tiver jogado o dado 5 vezes.
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir quantas fichas restaram?
Propósito: Exercitar os fatos da subtração utilizando estratégias pessoais de cálculo.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 6 a 8 )
Orientação:
- Organize a sala em duplas.
- Cada dupla deve receber um conjunto de 10 cartas numeradas de 11 a 20, 1 dado de 10 faces numeradas de 1 a 10, 1 papel cartão ou papel sulfite tamanho A4, 20 fichas circulares coloridas e duas tabelas para registro das jogadas (1 para cada jogador).
- Se possível, projete as regras do jogo e entregue uma cópia para cada dupla para uma leitura compartilhada. Se não for possível projetar, escreva as regras na lousa e leia para as crianças.
- Para ter certeza que todos compreenderam, faça perguntas que permitam que as crianças reconstruam, coletivamente, o percurso do jogo: Na primeira jogada, o que o jogador 1 deverá fazer? E o jogador 2? Como serão feitos os registros de cada jogada? Na jogada seguinte, o que cada um deverá fazer?
- Combine que o jogo será encerrado ao final de 10 jogadas ou seja, quando cada jogador tiver jogado o dado 5 vezes.
- Circule entre os grupos fazendo perguntas do tipo: Quem ganhou essa rodada? Por que? Como você fez para descobrir quantas fichas restaram?
Propósito: Exercitar os fatos da subtração utilizando estratégias pessoais de cálculo.
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação:
- Peça que algumas duplas se voluntariem para contar como foi o jogo. Procure identificar três maneiras diferentes de calcular os pontos. Divida o quadro em três partes e peça para que cada uma das três duplas registre os resultados do jogo na tabela.Peça que identifiquem o ganhador e expliquem como concluíram o jogo.No caso de terem utilizado o cálculo mental, peça que relatem suas estratégias.
Propósito: Oportunizar a socialização das estratégias pessoais adotadas, valorizando-as.
Discuta com a turma:
- A estratégia utilizada por todos foi a mesma?
- Como vocês fizeram para registrar os pontos?
- E para descobrir o ganhador?
- Quantas fichas restaram?
Sistematização do conceito
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia o slide para as crianças.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando estratégias pessoais de registro.
Propósito: Verificar as estratégias de cálculo mental de subtração.
Materiais Complementares: