17321
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - Patrimônios Culturais da Humanidade Construindo Jogos de tabuleiro

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Patrimônios Culturais da Humanidade Construindo Jogos de tabuleiro

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Computador ou laptop

Projetor

Reproduções de imagens de Patrimônios Culturais da Humanidade em fotos ou cartazes

Kit para pintura: lápis de cor, giz cera, canetinha, etc.

Cola e fita adesiva

Papel cartão colorido

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2nAT2y62a3YNYvgveQwkjw43wxNgUzHdkZahZUP5HwJBYKSds5HPU2r5NJtN/his5-10und05-patrimonios-da-humanidade.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FpPFVy7HRTadbWkTpV3wuWAS282SXd4g2x3KHkD4fnmK3zCyYMuXVDZg8err/his5-10und05-jogo-de-tabuleiro.pdf

1- Organize a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira, e apresente o objetivo da aula.

2 - Com a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira.

3 - Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição que consta nos órgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.

4 - Apresente uma listagem de patrimônios da humanidade com fotos e descrições utilizando slides e um projetor.

5 - Faça uma abordagem sobre porque devemos proteger nosso patrimônio e como podemos fazer isso. Importante sempre fazer provocações e buscar possíveis saberes e experiências que os alunos possam contribuir.

6- Com a turma distribuída em 04 ou 05 grupos, de 05 alunos, distribua a base do jogo de tabuleiro (onde o caminho e caixas já estarão prontas), reproduções de imagens dos patrimônios relacionados - que poderão ser usados para ilustrar o jogo.

7- Distribua fichas com modelos de cartas as atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio e suas respectivas punições e bonificações. que os alunos possam utilizar na construção de jogo e para criação de novas cartas.

8- Distribua lápis de cor, giz de cera e canetinha para que os alunos possam colorir e decorar seu jogo.

9- Os alunos deverão agora posicionar essas imagens dos Patrimônios da Humanidade da maneira que quiserem na base do jogo de tabuleiro e preencher as caixas distribuídas na trilha com atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio/ punições e bonificações.

10- Aproveite o momento de criação de novas cartas para retomar a abordagens sobre a proteção do Patrimônio Cultural.

11- Reorganize os grupos, mudando seus membros de lugar, mas mantenha a turma distribuída em 4 ou 5 grupos, de 5 alunos.

12- Distribua os jogos produzidos para os grupos para que possa ser experimentado. Após cada rodada mude de grupo, assim os todos poderão conhecer o trabalho realizado por toda a turma.

13- Com uma projeção como suporte, exiba uma base do jogo de tabuleiro sem nenhuma informação. Através de uma conversa e debate com base no processo e resultado do trabalhos realizados pelos grupos, os alunos irão reposicionar em comum acordo os patrimônios listados e selecionar as melhores sugestões de ações positivas e negativas/ punições e bonificações, assim construindo um único jogo de tabuleiro, que será reproduzido e compartilhado na turma e na unidade escolar.

Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)

http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)

https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira, e apresente o objetivo da aula.

Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)

http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)

https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

1- Com a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira.

2- Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição que consta nos orgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsdmNAfCdgWyqGdVUEyrCTBxrrdGJwg7VsbFAjyKCJJECn8vdYnDrVhzK4AV/his5-10und05-patrimonio-definicao-e-protecao.pdf

3- Apresente uma listagem de patrimônios da humanidade com fotos e descrições utilizando slides e um projetor.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2nAT2y62a3YNYvgveQwkjw43wxNgUzHdkZahZUP5HwJBYKSds5HPU2r5NJtN/his5-10und05-patrimonios-da-humanidade.pdf

Fonte:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)

Nesse momento, faça uma abordagem sobre porque devemos proteger nosso patrimônio e como podemos fazer isso. Importante sempre fazer provocações e buscar possíveis saberes e experiências que os alunos possam contribuir.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsdmNAfCdgWyqGdVUEyrCTBxrrdGJwg7VsbFAjyKCJJECn8vdYnDrVhzK4AV/his5-10und05-patrimonio-definicao-e-protecao.pdf

Caso a unidade escolar não dispuser de equipamentos como computadores e projetores, apresente a listagem utilizando fichas, fotos ou cartazes.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Com a turma distribuída em 4 ou 5 grupos, de 5 alunos, distribua a base do jogo de tabuleiro (onde o caminho e caixas já estarão prontas), reproduções de imagens dos patrimônios relacionados - que poderão ser usados para ilustrar o jogo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FpPFVy7HRTadbWkTpV3wuWAS282SXd4g2x3KHkD4fnmK3zCyYMuXVDZg8err/his5-10und05-jogo-de-tabuleiro.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JuvkZg4gUaGWyCskvKfGMgyyGr8QQSm6mjjsGfUWASUQ8qHMtZgZnRV6mZvq/his5-10und05-imagens-jogo-de-tabuleiro.pdf

2- Distribua fichas com atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio e suas respectivas punições e bonificações, para que os alunos possam utilizar na construção de jogo.

3- Distribua lápis de cor, giz de cera e canetinha para que os alunos possam colorir e decorar seu jogo.

4- Os alunos deverão agora posicionar essas imagens dos Patrimônios da Humanidade da maneira que quiserem na base do jogo de tabuleiro e criar novas cartas com atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio/ punições e bonificações.

5- Aproveite o momento de criação de novas cartas para retomar a abordagem sobre a proteção do Patrimônio Cultural.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsdmNAfCdgWyqGdVUEyrCTBxrrdGJwg7VsbFAjyKCJJECn8vdYnDrVhzK4AV/his5-10und05-patrimonio-definicao-e-protecao.pdf

Em caso de turma com números de alunos superior a 25, divida a turma em mais grupos e aumente a quantidade de material utilizado para que possa atender o número de grupos.

Para saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)

http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)

https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1- Reorganize os grupos, mudando seus membros de lugar, mas mantenha a turma distribuída em 4 ou 5 grupos de 5 alunos cada.

2- Distribua os jogos produzidos para os grupos para que possa ser experimentado. Após cada rodada mude de grupo, assim os todos poderão conhecer o trabalho realizado por toda a turma.

3- Com uma projeção como suporte, exiba uma base do jogo de tabuleiro sem nenhuma informação. E através de uma conversa e debate com base no processo e resultado do trabalhos realizados pelos grupos, os alunos irão reposicionar em comum acordo os patrimônios listados e selecionaram as melhores sugestões de ações positivas e negativas/ punições e bonificações, assim construindo um único jogo de tabuleiro, que será reproduzido e compartilhado na turma e na unidade escolar.

Em caso de turma com números de alunos superior a 25, divida a turma em mais grupos.

Se a unidade escolar não possuir equipamentos como computador e projetor, utilize um cartaz com reproduções de imagens dos Patrimônios da Humanidade e fichas para incluir as sugestões de ações positivas e negativas/bonificações e punições.

Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)

http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)

https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Computador ou laptop

Projetor

Reproduções de imagens de Patrimônios Culturais da Humanidade em fotos ou cartazes

Kit para pintura: lápis de cor, giz cera, canetinha, etc.

Cola e fita adesiva

Papel cartão colorido

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2nAT2y62a3YNYvgveQwkjw43wxNgUzHdkZahZUP5HwJBYKSds5HPU2r5NJtN/his5-10und05-patrimonios-da-humanidade.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FpPFVy7HRTadbWkTpV3wuWAS282SXd4g2x3KHkD4fnmK3zCyYMuXVDZg8err/his5-10und05-jogo-de-tabuleiro.pdf

1- Organize a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira, e apresente o objetivo da aula.

2 - Com a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira.

3 - Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição que consta nos órgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.

4 - Apresente uma listagem de patrimônios da humanidade com fotos e descrições utilizando slides e um projetor.

5 - Faça uma abordagem sobre porque devemos proteger nosso patrimônio e como podemos fazer isso. Importante sempre fazer provocações e buscar possíveis saberes e experiências que os alunos possam contribuir.

6- Com a turma distribuída em 04 ou 05 grupos, de 05 alunos, distribua a base do jogo de tabuleiro (onde o caminho e caixas já estarão prontas), reproduções de imagens dos patrimônios relacionados - que poderão ser usados para ilustrar o jogo.

7- Distribua fichas com modelos de cartas as atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio e suas respectivas punições e bonificações. que os alunos possam utilizar na construção de jogo e para criação de novas cartas.

8- Distribua lápis de cor, giz de cera e canetinha para que os alunos possam colorir e decorar seu jogo.

9- Os alunos deverão agora posicionar essas imagens dos Patrimônios da Humanidade da maneira que quiserem na base do jogo de tabuleiro e preencher as caixas distribuídas na trilha com atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio/ punições e bonificações.

10- Aproveite o momento de criação de novas cartas para retomar a abordagens sobre a proteção do Patrimônio Cultural.

11- Reorganize os grupos, mudando seus membros de lugar, mas mantenha a turma distribuída em 4 ou 5 grupos, de 5 alunos.

12- Distribua os jogos produzidos para os grupos para que possa ser experimentado. Após cada rodada mude de grupo, assim os todos poderão conhecer o trabalho realizado por toda a turma.

13- Com uma projeção como suporte, exiba uma base do jogo de tabuleiro sem nenhuma informação. Através de uma conversa e debate com base no processo e resultado do trabalhos realizados pelos grupos, os alunos irão reposicionar em comum acordo os patrimônios listados e selecionar as melhores sugestões de ações positivas e negativas/ punições e bonificações, assim construindo um único jogo de tabuleiro, que será reproduzido e compartilhado na turma e na unidade escolar.

Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)

http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)

https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira, e apresente o objetivo da aula.

Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)

http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)

https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

1- Com a turma disposta em 4 a 5 grupos com 5 alunos cada, reunidos em bancadas ou ilhas de cadeira.

2- Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição que consta nos orgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsdmNAfCdgWyqGdVUEyrCTBxrrdGJwg7VsbFAjyKCJJECn8vdYnDrVhzK4AV/his5-10und05-patrimonio-definicao-e-protecao.pdf

3- Apresente uma listagem de patrimônios da humanidade com fotos e descrições utilizando slides e um projetor.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2nAT2y62a3YNYvgveQwkjw43wxNgUzHdkZahZUP5HwJBYKSds5HPU2r5NJtN/his5-10und05-patrimonios-da-humanidade.pdf

Fonte:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)

Nesse momento, faça uma abordagem sobre porque devemos proteger nosso patrimônio e como podemos fazer isso. Importante sempre fazer provocações e buscar possíveis saberes e experiências que os alunos possam contribuir.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsdmNAfCdgWyqGdVUEyrCTBxrrdGJwg7VsbFAjyKCJJECn8vdYnDrVhzK4AV/his5-10und05-patrimonio-definicao-e-protecao.pdf

Caso a unidade escolar não dispuser de equipamentos como computadores e projetores, apresente a listagem utilizando fichas, fotos ou cartazes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

1- Com a turma distribuída em 4 ou 5 grupos, de 5 alunos, distribua a base do jogo de tabuleiro (onde o caminho e caixas já estarão prontas), reproduções de imagens dos patrimônios relacionados - que poderão ser usados para ilustrar o jogo.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FpPFVy7HRTadbWkTpV3wuWAS282SXd4g2x3KHkD4fnmK3zCyYMuXVDZg8err/his5-10und05-jogo-de-tabuleiro.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JuvkZg4gUaGWyCskvKfGMgyyGr8QQSm6mjjsGfUWASUQ8qHMtZgZnRV6mZvq/his5-10und05-imagens-jogo-de-tabuleiro.pdf

2- Distribua fichas com atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio e suas respectivas punições e bonificações, para que os alunos possam utilizar na construção de jogo.

3- Distribua lápis de cor, giz de cera e canetinha para que os alunos possam colorir e decorar seu jogo.

4- Os alunos deverão agora posicionar essas imagens dos Patrimônios da Humanidade da maneira que quiserem na base do jogo de tabuleiro e criar novas cartas com atitudes positivas e negativas para a proteção do patrimônio/ punições e bonificações.

5- Aproveite o momento de criação de novas cartas para retomar a abordagem sobre a proteção do Patrimônio Cultural.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VsdmNAfCdgWyqGdVUEyrCTBxrrdGJwg7VsbFAjyKCJJECn8vdYnDrVhzK4AV/his5-10und05-patrimonio-definicao-e-protecao.pdf

Em caso de turma com números de alunos superior a 25, divida a turma em mais grupos e aumente a quantidade de material utilizado para que possa atender o número de grupos.

Para saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)

http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)

https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1- Reorganize os grupos, mudando seus membros de lugar, mas mantenha a turma distribuída em 4 ou 5 grupos de 5 alunos cada.

2- Distribua os jogos produzidos para os grupos para que possa ser experimentado. Após cada rodada mude de grupo, assim os todos poderão conhecer o trabalho realizado por toda a turma.

3- Com uma projeção como suporte, exiba uma base do jogo de tabuleiro sem nenhuma informação. E através de uma conversa e debate com base no processo e resultado do trabalhos realizados pelos grupos, os alunos irão reposicionar em comum acordo os patrimônios listados e selecionaram as melhores sugestões de ações positivas e negativas/ punições e bonificações, assim construindo um único jogo de tabuleiro, que será reproduzido e compartilhado na turma e na unidade escolar.

Em caso de turma com números de alunos superior a 25, divida a turma em mais grupos.

Se a unidade escolar não possuir equipamentos como computador e projetor, utilize um cartaz com reproduções de imagens dos Patrimônios da Humanidade e fichas para incluir as sugestões de ações positivas e negativas/bonificações e punições.

Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 16 de março de 2019)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 16 de março de 2019)

http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio (Acesso em 16 de março de 2019)

http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/ (Acesso em 16 de março de 2019)

https://pt.slideshare.net/gibiteca/patrimmio-histrico-cultural (Acesso em 16 de março de 2019)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano