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Plano de aula > Geografia > 4º ano > Unidade

Plano de aula - Leitura de Mapas

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre comparar elementos de um mapa físico com mapa político.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imagens dos mapas Mundi Político e Mundi Físico.

Material complementar:

Tabela para Ação propositiva. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h3XcXXfjsgrrzeK8CNPC7Pdbz2cFDAGM6kT26zkEvA3q9FkqW5gfuqGbX93z/geo4-10und10-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-mapa.pdf

Link para os mapas:

Planisfério político (link) https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Planisfério Físico (link) https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf

Para você saber mais:

Os conceitos trabalhados são relacionados a conceitos dos elementos constituintes dos mapas.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

Para conhecer mais sobre alfabetização cartográfica, acesse: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-utilizacao-mapas-no-ensino-geografia.htm

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. Para essa aula é esperado que os alunos já tenham manuseado um Atlas em aulas anteriores.A aula GEO4_10UND10 Elementos constituintes do mapa serve de contexto para essa aula.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga aos alunos que eles vão fazer a leitura de mapas. Comente que mapas são utilizados como fonte de informação e que existem elementos presentes nos mapas que nos ajudam a entender as informações transmitidas por eles. Comente que todo mapa é elaborado selecionando informações que são representadas. Há diversos tipos de mapas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete o mapa do slide 3, Planisfério Político. Em seguida o mapa do slide 4, Planisfério Físico. Pergunte quem os conhece, em quais lugares já viram, se já fizeram uso de algum deles. Explique que mapas são representações de lugares reais. Retome as imagens dos mapas separados e explore cada um deles com as questões: Quais informações eles trazem? O que podemos observar em cada um deles?

Link para os mapas:

planisfério político: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Planisfério Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso haja impossibilidade de projetar os mapas, utilize mapas de tamanho maior a ser afixado no quadro, ou use um Atlas Geográfico ou livro didático nas duplas.

Para você saber mais:

Os conceitos trabalhados são relacionados a conceitos dos elementos constituintes dos mapas.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete o mapa do slide 3, Planisfério Político. Em seguida o mapa do slide 4, Planisfério Físico. Pergunte quem os conhece, em quais lugares já viram, se já fizeram uso de algum deles. Explique que mapas são representações de lugares reais. Retome as imagens dos mapas separados e explore cada um deles com as questões: Quais informações eles trazem? O que podemos observar em cada um deles?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade em descobrir o tema e assunto que cada mapa trata. Faça colocações que permitam a percepção dos elementos básicos presentes nos mapas como legenda, título, fonte, escala, orientação. Se necessário retome rapidamente os slides onde estão as imagens dos mapas. Comente que todo mapa é elaborado selecionando informações que são representadas. Há diversos tipos de mapas.

Para você saber mais:

Os conceitos trabalhados são relacionados a conceitos dos elementos constituintes dos mapas.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, diga que vão fazer a leitura dos dois mapas e preencher uma tabela com suas descobertas. Distribua dois modelos dos mapas impressos para cada dupla. Em seguida distribua as tabelas impressas referentes ao mapa 1 e mapa 2. Peça para seguir as dicas sobre título, escala, orientação,fonte e legenda e responder as perguntas da tabela. Circule pelas duplas e garanta que estejam identificando nos mapas os itens da tabela. Quando as duplas terminarem de completar a tabela, proponha que algumas delas leiam as informações encontradas como forma de socializar as descobertas com o grupo.

Material complementar:

Tabela para ação propositiva. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h3XcXXfjsgrrzeK8CNPC7Pdbz2cFDAGM6kT26zkEvA3q9FkqW5gfuqGbX93z/geo4-10und10-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-mapa.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso haja impossibilidade de imprimir os mapas, utilize mapas de tamanho maior a ser afixado no quadro, ou use um Atlas Geográfico ou livro didático nas duplas. A tabela poderá ser feita em papel pardo ou cartolina, afixado no quadro e ser completado no coletivo.

Para você saber mais:

Os conceitos trabalhados são relacionados a conceitos dos elementos constituintes dos mapas.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Com a turma organizada no coletivo, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão comparar as informações encontradas nos mapas. Projete o quadro e vá preenchendo as descobertas com a turma. Preencha o quadro a partir da seguinte pergunta. Quais informações descubro com o mapa Planisfério Político? Quais informações descubro no mapa Planisfério Físico?

Assim, ao ler o título do mapa político espera-se que os alunos entendam que o mapa mostra as divisões administrativas. Ao ler o título do mapa físico possam perceber que mostra elementos da natureza como altitude do relevo.

Como adequar à sua realidade: Caso haja impossibilidade de projetar os mapas, utilize mapas de tamanho maior a ser afixado no quadro, ou use um Atlas Geográfico ou livro didático nas duplas. O quadro pode ser feito num papel pardo e ser afixado no quadro.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imagens dos mapas Mundi Político e Mundi Físico.

Material complementar:

Tabela para Ação propositiva. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h3XcXXfjsgrrzeK8CNPC7Pdbz2cFDAGM6kT26zkEvA3q9FkqW5gfuqGbX93z/geo4-10und10-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-mapa.pdf

Link para os mapas:

Planisfério político (link) https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Planisfério Físico (link) https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf

Para você saber mais:

Os conceitos trabalhados são relacionados a conceitos dos elementos constituintes dos mapas.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

Para conhecer mais sobre alfabetização cartográfica, acesse: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-utilizacao-mapas-no-ensino-geografia.htm

Contextos prévios: A turma pode estar organizada em duplas. Para essa aula é esperado que os alunos já tenham manuseado um Atlas em aulas anteriores.A aula GEO4_10UND10 Elementos constituintes do mapa serve de contexto para essa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Diga aos alunos que eles vão fazer a leitura de mapas. Comente que mapas são utilizados como fonte de informação e que existem elementos presentes nos mapas que nos ajudam a entender as informações transmitidas por eles. Comente que todo mapa é elaborado selecionando informações que são representadas. Há diversos tipos de mapas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete o mapa do slide 3, Planisfério Político. Em seguida o mapa do slide 4, Planisfério Físico. Pergunte quem os conhece, em quais lugares já viram, se já fizeram uso de algum deles. Explique que mapas são representações de lugares reais. Retome as imagens dos mapas separados e explore cada um deles com as questões: Quais informações eles trazem? O que podemos observar em cada um deles?

Link para os mapas:

planisfério político: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Planisfério Físico: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso haja impossibilidade de projetar os mapas, utilize mapas de tamanho maior a ser afixado no quadro, ou use um Atlas Geográfico ou livro didático nas duplas.

Para você saber mais:

Os conceitos trabalhados são relacionados a conceitos dos elementos constituintes dos mapas.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete o mapa do slide 3, Planisfério Político. Em seguida o mapa do slide 4, Planisfério Físico. Pergunte quem os conhece, em quais lugares já viram, se já fizeram uso de algum deles. Explique que mapas são representações de lugares reais. Retome as imagens dos mapas separados e explore cada um deles com as questões: Quais informações eles trazem? O que podemos observar em cada um deles?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade em descobrir o tema e assunto que cada mapa trata. Faça colocações que permitam a percepção dos elementos básicos presentes nos mapas como legenda, título, fonte, escala, orientação. Se necessário retome rapidamente os slides onde estão as imagens dos mapas. Comente que todo mapa é elaborado selecionando informações que são representadas. Há diversos tipos de mapas.

Para você saber mais:

Os conceitos trabalhados são relacionados a conceitos dos elementos constituintes dos mapas.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Com a turma organizada em duplas, diga que vão fazer a leitura dos dois mapas e preencher uma tabela com suas descobertas. Distribua dois modelos dos mapas impressos para cada dupla. Em seguida distribua as tabelas impressas referentes ao mapa 1 e mapa 2. Peça para seguir as dicas sobre título, escala, orientação,fonte e legenda e responder as perguntas da tabela. Circule pelas duplas e garanta que estejam identificando nos mapas os itens da tabela. Quando as duplas terminarem de completar a tabela, proponha que algumas delas leiam as informações encontradas como forma de socializar as descobertas com o grupo.

Material complementar:

Tabela para ação propositiva. Acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h3XcXXfjsgrrzeK8CNPC7Pdbz2cFDAGM6kT26zkEvA3q9FkqW5gfuqGbX93z/geo4-10und10-acao-propositiva-ficha-de-leitura-de-mapa.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso haja impossibilidade de imprimir os mapas, utilize mapas de tamanho maior a ser afixado no quadro, ou use um Atlas Geográfico ou livro didático nas duplas. A tabela poderá ser feita em papel pardo ou cartolina, afixado no quadro e ser completado no coletivo.

Para você saber mais:

Os conceitos trabalhados são relacionados a conceitos dos elementos constituintes dos mapas.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-um-mapa.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Com a turma organizada no coletivo, projete ou escreva a frase no quadro. Diga que irão comparar as informações encontradas nos mapas. Projete o quadro e vá preenchendo as descobertas com a turma. Preencha o quadro a partir da seguinte pergunta. Quais informações descubro com o mapa Planisfério Político? Quais informações descubro no mapa Planisfério Físico?

Assim, ao ler o título do mapa político espera-se que os alunos entendam que o mapa mostra as divisões administrativas. Ao ler o título do mapa físico possam perceber que mostra elementos da natureza como altitude do relevo.

Como adequar à sua realidade: Caso haja impossibilidade de projetar os mapas, utilize mapas de tamanho maior a ser afixado no quadro, ou use um Atlas Geográfico ou livro didático nas duplas. O quadro pode ser feito num papel pardo e ser afixado no quadro.

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