17312
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Consumo Consciente

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre avaliar o consumo e uso de canudos plásticos e reconhecer os impactos ambientais de seu descarte inadequado.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo e Google Desenhos.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta de comunicação, o seguinte vídeo: “Equipe de pesquisa salva tartaruga marinha com canudo preso no nariz”, disponível aqui

Contextualização
Nesta etapa, é possível trabalhar de maneira sincrônica ou assincrônica. Disponibilize aos alunos a reportagem mencionada no plano original, também disponível aqui. Peça que, individualmente, com a ajuda dos familiares, destaquem:
- O título da reportagem;
- A informação principal;
- A região e/ou município mencionado;
- O autor;
- Quem publicou;
- Qual trecho da reportagem chamou mais a atenção.

Problematização
Nesta etapa, é possível trabalhar de maneira sincrônica ou assincrônica. Encaminhe o slide da problematização: “Como um simples canudinho pode causar um grande impacto ambiental?”, que consta no plano original. Peça que os alunos respondam à questão pensando no vídeo e na reportagem anteriores.

Ação propositiva
Nesta etapa, é possível trabalhar de maneira sincrônica ou assincrônica. Disponibilize aos alunos:
- O slide da ação propositiva;
- A reportagem: “6 informações chocantes sobre o plástico no meio ambiente”, disponível aqui.

Em seguida, peça que elaborem um cartaz, conforme previsto no plano original, utilizando o Google Desenhos. Para ajudar no uso da ferramenta, assista ao tutorial disponível aqui. Lembre-se de que, para usá-la, é necessário ter um e-mail do Google.

Sistematização 
Encaminhe aos alunos o quebra-cabeça do plano original, disponível aqui. Peça que recortem e montem com seus familiares. Em seguida, eles devem tirar uma foto e compartilhá-la no grupo virtual da classe.

Convite às famílias
Leiam juntos:
- “A verdade sobre a lei que proíbe os canudos plásticos e como adaptar seu estabelecimento”, disponível aqui;
- Infográfico: “7 informações que você precisa saber sobre o plástico que você descarta”, disponível aqui.

Assistam juntos:
- “Como a indústria de plásticos luta para continuar poluindo o mundo”, disponível aqui;
- “Série JR: veja como o plástico do lixo ameaça a vida dos animais marinhos”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_08UND05

(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas