Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes comparem e identifiquem meios de preservação de água na agricultura. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e pergunte se alguém pode dizer o que significa agricultura. Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com os dois slides referentes a esta etapa aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Pergunte se alguém poderia dizer o que entendeu do texto. Caso não haja manifestações, aponte. Peça que contem quantos quadradinhos temos no total. Diga para imaginarem que representam toda a água disponível no mundo. Em seguida, peça que digam o número de quadrados pintados de azul. Diga que seria a quantidade de água usada para irrigação. Lembre-se de que no Brasil, segundo o texto lido, a quantidade utilizada é um pouco maior que isso.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie o slide do plano original aos estudantes e conte sobre a situação de Antônio. Faça a pergunta: que medidas ele poderia tomar para preservar água em sua plantação? Peça que eles enviem as respostas no grupo da turma.
Ação propositiva (dois dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos que será feita uma atividade que consiste em descobrir uma maneira de ajudar Antônio. A atividade utiliza um dado com perguntas para todos. Oriente a anotarem as respostas em um caderno. Peça que formem grupos e que se reúnam em uma chamada do vídeo.
Materiais:
- Atividades, disponível aqui
- Molde de um dado, disponível aqui
- Mapa, disponível aqui
Sistematização (60 minutos – assincronamente)
Faça a correção das atividades da ação propositiva. Comente que para finalizar, cada aluno receberá seis cartinhas, que deverão agrupar a frase com a imagem correspondente. Após isso, instrua os alunos a colar as cartas no caderno. Oriente que escrevam também o que mais indicariam para amenizar o uso excessivo de água na agricultura. Cartas e instruções estão disponíveis aqui.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças nas atividades propostas deste plano. Além disso, fica a sugestão dos seguintes vídeos que complementam a adaptação do plano para o ensino remoto:
- “Conheça a importância da água na agricultura”, disponível aqui
- “Conservação de água na agricultura”, disponível aqui