17310
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Agricultura e Água

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre comparar e identificar meios de preservação de água na agricultura.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Alves Ferreira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A aula pode iniciar dividida em 4 ou 6 grupos.

Materiais necessários:

Quadro, atividades impressas e dados.

Material complementar:

Atividade Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjZ6xfdK99jJ9RKyk5rnDexFGaJz5vk9mMMewwcAEp9MFWy3BJSF6R7JbU6u/geo3-10und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Molde de dado para a Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fBxUy8c7k6s3tS4YPRuDpb8yEhCNycRbaQxEmahUYn9mMUDverP2yVnYts2e/geo3-10und05-acao-propositiva-molde-de-dado.pdf

Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rCRjCJHeBNYmufX8CPBajgngMWfkvnXV3CFbPT7qrMJpzmjp5mhtDpCq8Bsm/geo3-10und05-sistematizacao-instrucoes-colagem.pdf

Link para os mapas:

Mapa disponível em: <http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=da8c9edf91804682b269e9d631117619>

Contextos prévios: noção de porcentagem, conceito de agricultura, conceito de irrigação, Leitura de mapa, localização da comunidade em mapa

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema e peça a um aluno para realizar a leitura de forma clara e de modo que todos possam ouvi-lo. Pergunte se alguém pode dizer o que significa agricultura.

Como adequar à sua realidade: Escreva no quadro o tema "Uso responsável da água na agricultura". Verificar se em sua escola há alguma horta ou se próximo a ela há plantações. Use-os como exemplo

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Esta etapa possui dois slides. O tempo total sugerido é de 12 minutos.

Peça a um aluno que leia o título deste recorte de notícia adaptado. Em seguida peça que outros dois estudantes leiam os parágrafos seguintes. Peça que observem as palavras em destaque (negrito) e que leiam cada uma delas. Com exceção do título, as palavras são: a irrigação, desperdiça, água, utilizada, Brasil, 72%.

Pergunte se alguém poderia dizer o que entendeu do texto. Caso não haja manifestações, aponte. Fale que essas palavras foram destacadas com o propósito de dar ênfase a informação de que gastamos muita água para produzir alimentos gerando assim desperdício.

Como adequar à sua realidade: Escreva as informações do texto jornalístico acima no quadro.

Para você saber mais:

Agricultura geral. Disponível em: <https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/fitotecniatecnologiadealimentosesocioeconomia716/orivaldoarf/apostila-agricultura-geral-2012.pdf> Acesso em 13 de março de 2019

Irrigação consiste em um modo de disponibilizar água as plantas e solo de maneira induzida e artificial.

Métodos de irrigação, sistema e suas partes. Disponível em: <https://www.agro.ufg.br/up/68/o/M_todos_e_Sistemas_de_Irriga__o.pdf> acesso em 13 de março de 2019

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete esta tela para a apresentação melhor da noção de porcentagem para a turma. Peça que contem quantos quadradinhos temos no total. Diga para imaginarem que representa toda a água disponível no mundo. Em seguida, peça que digam o número de quadrados pintados de azul. E diga que seria a quantidade de água usada para irrigação. Lembre que no Brasil, segundo o texto lido, a quantidade utilizada é um pouco maior que isso.

Como adequar à sua realidade: Desenhe no quadro a representação da fração e explique como nas orientações acima.

Para você saber mais:

Sugerimos como leitura adicional para construir a noção de frações e porcentagem o seguinte texto:

Frações do dia a dia: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/48-2.pdf> Acesso dia 11 de março

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a situação de Antônio e leia para a turma. Faça a pergunta: “Que medidas ele poderia usar para preservar água em sua plantação?”. Ouça e selecione algumas respostas e escreva-as no quadro.

Para você saber mais:

Sobre nomenclatura de Hortaliças leia arquivo disponível em: <http://www.posto7.com.br/hortalicas.htm> Acesso em 05 de março de 2019

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações: Avise que será feita uma atividade, que consiste em descobrir uma maneira de ajudar Antônio. A turma, já dividida em grupos de número par, como 4 ou 6 grupos no total, deverá receber as atividades impressas simultaneamente. A atividade utiliza um dado com perguntas para todos. Oriente a anotarem as respostas em um caderno.

Materiais complementares:

Atividades disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjZ6xfdK99jJ9RKyk5rnDexFGaJz5vk9mMMewwcAEp9MFWy3BJSF6R7JbU6u/geo3-10und05-acao-propositiva-atividade.pdf>

Molde de um dado: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fBxUy8c7k6s3tS4YPRuDpb8yEhCNycRbaQxEmahUYn9mMUDverP2yVnYts2e/geo3-10und05-acao-propositiva-molde-de-dado.pdf>

Mapa disponível em: <http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=da8c9edf91804682b269e9d631117619>

.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações: Leia o que a turma propôs anteriormente que deverá estar no quadro. Faça a correção das atividades da Ação propositiva com o auxílio da turma. Comente que para finalizar cada aluno receberá 6 cartinhas, que em grupo deverão agrupar a frase com a imagem correspondente.

Após isso, instrua os alunos a colar as cartas no caderno. Oriente que escrevam também o que mais indicariam para amenizar o uso excessivo de água na agricultura.

Materiais complementares

Cartas e instruções, disponíveis em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rCRjCJHeBNYmufX8CPBajgngMWfkvnXV3CFbPT7qrMJpzmjp5mhtDpCq8Bsm/geo3-10und05-sistematizacao-instrucoes-colagem.pdf>

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A aula pode iniciar dividida em 4 ou 6 grupos.

Materiais necessários:

Quadro, atividades impressas e dados.

Material complementar:

Atividade Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjZ6xfdK99jJ9RKyk5rnDexFGaJz5vk9mMMewwcAEp9MFWy3BJSF6R7JbU6u/geo3-10und05-acao-propositiva-atividade.pdf

Molde de dado para a Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fBxUy8c7k6s3tS4YPRuDpb8yEhCNycRbaQxEmahUYn9mMUDverP2yVnYts2e/geo3-10und05-acao-propositiva-molde-de-dado.pdf

Atividade Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rCRjCJHeBNYmufX8CPBajgngMWfkvnXV3CFbPT7qrMJpzmjp5mhtDpCq8Bsm/geo3-10und05-sistematizacao-instrucoes-colagem.pdf

Link para os mapas:

Mapa disponível em: <http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=da8c9edf91804682b269e9d631117619>

Contextos prévios: noção de porcentagem, conceito de agricultura, conceito de irrigação, Leitura de mapa, localização da comunidade em mapa

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete o tema e peça a um aluno para realizar a leitura de forma clara e de modo que todos possam ouvi-lo. Pergunte se alguém pode dizer o que significa agricultura.

Como adequar à sua realidade: Escreva no quadro o tema "Uso responsável da água na agricultura". Verificar se em sua escola há alguma horta ou se próximo a ela há plantações. Use-os como exemplo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Esta etapa possui dois slides. O tempo total sugerido é de 12 minutos.

Peça a um aluno que leia o título deste recorte de notícia adaptado. Em seguida peça que outros dois estudantes leiam os parágrafos seguintes. Peça que observem as palavras em destaque (negrito) e que leiam cada uma delas. Com exceção do título, as palavras são: a irrigação, desperdiça, água, utilizada, Brasil, 72%.

Pergunte se alguém poderia dizer o que entendeu do texto. Caso não haja manifestações, aponte. Fale que essas palavras foram destacadas com o propósito de dar ênfase a informação de que gastamos muita água para produzir alimentos gerando assim desperdício.

Como adequar à sua realidade: Escreva as informações do texto jornalístico acima no quadro.

Para você saber mais:

Agricultura geral. Disponível em: <https://www.feis.unesp.br/Home/departamentos/fitotecniatecnologiadealimentosesocioeconomia716/orivaldoarf/apostila-agricultura-geral-2012.pdf> Acesso em 13 de março de 2019

Irrigação consiste em um modo de disponibilizar água as plantas e solo de maneira induzida e artificial.

Métodos de irrigação, sistema e suas partes. Disponível em: <https://www.agro.ufg.br/up/68/o/M_todos_e_Sistemas_de_Irriga__o.pdf> acesso em 13 de março de 2019

Slide Plano Aula

Orientações: Projete esta tela para a apresentação melhor da noção de porcentagem para a turma. Peça que contem quantos quadradinhos temos no total. Diga para imaginarem que representa toda a água disponível no mundo. Em seguida, peça que digam o número de quadrados pintados de azul. E diga que seria a quantidade de água usada para irrigação. Lembre que no Brasil, segundo o texto lido, a quantidade utilizada é um pouco maior que isso.

Como adequar à sua realidade: Desenhe no quadro a representação da fração e explique como nas orientações acima.

Para você saber mais:

Sugerimos como leitura adicional para construir a noção de frações e porcentagem o seguinte texto:

Frações do dia a dia: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/48-2.pdf> Acesso dia 11 de março

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete a situação de Antônio e leia para a turma. Faça a pergunta: “Que medidas ele poderia usar para preservar água em sua plantação?”. Ouça e selecione algumas respostas e escreva-as no quadro.

Para você saber mais:

Sobre nomenclatura de Hortaliças leia arquivo disponível em: <http://www.posto7.com.br/hortalicas.htm> Acesso em 05 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações: Avise que será feita uma atividade, que consiste em descobrir uma maneira de ajudar Antônio. A turma, já dividida em grupos de número par, como 4 ou 6 grupos no total, deverá receber as atividades impressas simultaneamente. A atividade utiliza um dado com perguntas para todos. Oriente a anotarem as respostas em um caderno.

Materiais complementares:

Atividades disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BjZ6xfdK99jJ9RKyk5rnDexFGaJz5vk9mMMewwcAEp9MFWy3BJSF6R7JbU6u/geo3-10und05-acao-propositiva-atividade.pdf>

Molde de um dado: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fBxUy8c7k6s3tS4YPRuDpb8yEhCNycRbaQxEmahUYn9mMUDverP2yVnYts2e/geo3-10und05-acao-propositiva-molde-de-dado.pdf>

Mapa disponível em: <http://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=da8c9edf91804682b269e9d631117619>

.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações: Leia o que a turma propôs anteriormente que deverá estar no quadro. Faça a correção das atividades da Ação propositiva com o auxílio da turma. Comente que para finalizar cada aluno receberá 6 cartinhas, que em grupo deverão agrupar a frase com a imagem correspondente.

Após isso, instrua os alunos a colar as cartas no caderno. Oriente que escrevam também o que mais indicariam para amenizar o uso excessivo de água na agricultura.

Materiais complementares

Cartas e instruções, disponíveis em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rCRjCJHeBNYmufX8CPBajgngMWfkvnXV3CFbPT7qrMJpzmjp5mhtDpCq8Bsm/geo3-10und05-sistematizacao-instrucoes-colagem.pdf>

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano