GEO4_07UND05 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: O TRABALHO NAS FEIRAS LIVRES: O COMÉRCIO NO CAMPO E NA CIDADE
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no mundo do trabalho
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.Nessa aula os alunos irão reconhecer as feiras livres como um local de trabalho tanto para a população do campo quanto para a população da cidade.
Materiais necessários: Projetor, Texto Ação Propositiva “O trabalho do feirante” recortado em partes um por dupla ou trio, imagens das feiras impressas caso não seja possível projetá-las.
Material complementar:
Link das imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTpEFwQyXaEUFagBYwJH9tBbyZcqGmXzCcaDWsu6WENt5HPrZJWykmArPA35/geo4-07und05-contextualizacao-imagens.pdf
Como adequar à sua realidade: Neste plano, seria indicado a utilização de fotografias de feiras locais do município ou região onde está localizada a escola. Essas imagens podem ser encontradas, preferencialmente, no site oficial das prefeituras locais.
Para você saber mais:
- No endereço abaixo você vai encontrar algumas feiras livres pelo Brasil, no site são apresentadas algumas feiras nas capitais e em alguns municípios maiores de alguns estados.
https://blog.obomdeviajar.com.br/2017/10/03/mapa-das-melhores-feiras-livres-pelo-brasil/
- A monografia de Jussara Caetano de Medeiros - “O Turista vai à feira” apresenta um histórico sobre as feiras livres, segue o link do trecho.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o título da aula, ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou ainda falado. Após a leitura, ressaltar para os alunos que as feiras livres são espaços de comércio, geralmente, organizadas em áreas abertas encontradas no campo e na cidade. Salientar que trata-se de uma espaço onde muitas pessoas trabalham vendendo mercadorias produzidas por outros trabalhadores tanto do campo como da cidade.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Organize a turma em duplas ou trios, projete a imagem ou entregue a cada grupo uma cópia. Chame a atenção da turma para a imagem, busque obter da turma resposta sobre qual o lugar está sendo representado na imagem; se eles já frequentaram ou conhecem um local parecido e reflita sobre os trabalhadores desse espaço.
Materiais complementares:
Link da imagem - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTpEFwQyXaEUFagBYwJH9tBbyZcqGmXzCcaDWsu6WENt5HPrZJWykmArPA35/geo4-07und05-contextualizacao-imagens.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso no município existam feiras livres é recomendado a utilização de uma imagem da localidade, geralmente essas imagens são encontradas nos sites oficiais dos municípios, por meio dos quais a prefeitura divulga as atividades econômicas.
Contextualização
Orientações: Projete a segunda imagem ou entregue a cada grupo uma cópia. Chame a atenção da turma para a imagem, permita a turma que compare as duas imagens identificando o que está sendo vendido, quem vende, e como o espaço é organizado. Chame atenção para o trabalho artesanal, destaque com a turma o trabalho do feirante.
Materiais complementares:
Link da imagem - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTpEFwQyXaEUFagBYwJH9tBbyZcqGmXzCcaDWsu6WENt5HPrZJWykmArPA35/geo4-07und05-contextualizacao-imagens.pdf
Como adequar à sua realidade: Caso no município existam feiras livres é recomendado a utilização de uma imagem da localidade, geralmente essas imagens são encontradas nos sites oficiais dos municípios, por meio dos quais a prefeitura divulga as atividades econômicas.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Leia o questionamento para a turma, permita que as duplas ou trios participem identificando em seu município as feiras locais. Para ampliar a discussão inicie questionando a turma sobre o trabalho nas feiras, destaque o papel do feirante, que geralmente é o próprio produtor do que é comercializado. Para facilitar a reflexão questione a turma também, sobre o local onde a feira ocorre; qual a periodicidade; se as feiras da localidade se parecem com as representadas nas imagens; o que elas tem de semelhança e o que tem de diferença; o que é vendido (comercializado).
Para você saber mais:
No endereço abaixo você vai encontrar algumas feiras livres pelo Brasil, no site são apresentadas algumas feiras nas capitais e em alguns municípios maiores de alguns estados.
https://blog.obomdeviajar.com.br/2017/10/03/mapa-das-melhores-feiras-livres-pelo-brasil/
A monografia em sua introdução (página 17) apresenta um histórico sobre as feiras livres
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Entregue a cada dupla ou trio o texto “O trabalho do feirante” já dividido em tiras. As duplas ou trios deverão tentar ordenar o texto a partir da leitura de suas partes. Cada dupla deverá organizar o texto em uma folha em branco, permita que os alunos realizarem a tarefa em 10 minutos. Ao final desse tempo passe entre os grupos apreciando a organização feita por eles, e volte ao quadro para fazer a conferência do texto de maneira coletiva com a turma. Inicie questionando qual seria o título, o primeiro parágrafo e assim por diante até finalizar a organização. Após o texto organizado faça a releitura com a turma.
Materiais complementares:
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Na etapa da sistematização cada membro da dupla ou trio deverá registrar em seu caderno as questões apresentadas no slide. Cada dupla ou trio tomando como referência o texto construído na ação propositiva e retomando às imagens, deverá responder sobre o Feirante, as três questões: onde eles trabalham; quando eles trabalham e como eles trabalham. Após a realização da atividade pelas duplas permita que eles partilhem suas descobertas. Aproveite para retomar com eles que as feiras ocorrem tanto no campo quanto na cidade, destaque também que existem feiras temporárias e feiras permanentes e detalhe como trabalham os feirantes, às vezes com outros membros da família, ou até mesmo sozinhos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Word.
Valores trabalhados
Cidadania e direitos humanos
Apresentação do tema da aula
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou outra ferramenta utilizada ou recomendada pela escola, o seguinte vídeo:
- Reportagem sobre feira livre - disponível aqui.
Contextualização
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos as duas imagens previstas no plano original, disponíveis aqui.
Solicite que os alunos comparem as imagens observando os produtos, a disposição das barracas e a circulação de pessoas.
Problematização
Ainda de maneira assincrônica, apresente aos alunos o slide original do plano e peça que anotem a resposta ao questionamento.
Caso não haja feira livre no seu município, peça para escreverem sobre o vídeo da apresentação do tema: o local onde a feira ocorre; qual a periodicidade; quais os produtos comercializados e como as pessoas se sentem ao frequentar esse espaço.
Acrescente à reflexão: a Covid-19 pode ter influenciado o funcionamento das feiras livres?
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos a atividade da ação propositiva, disponível aqui. Peça que, individualmente:
1. ordenem as frases do texto;
2. pesquisem uma imagem na internet que retrate um feirante;
3. elaborem uma tabela como no exemplo a seguir:
É possível realizar a atividade com ajuda dos familiares.
Para a construção da ficha/tabela, é importante que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir uma tabela no Word – disponível aqui.
Os alunos podem acrescentar imagens à tabela. Para isso, sugira que assistam ao seguinte vídeo:
- Como inserir e editar imagens no Word – disponível aqui.
Sistematização
A sugestão para esta etapa é a criação de uma nuvem de palavras com o tema: O que eu aprendi sobre o trabalho dos feirantes.
Eles precisam:
- escolher as palavras que serão utilizadas pensando em onde, quando e como os feirantes trabalham;
- assistir ao tutorial disponível aqui;
- acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Acessem e assistam juntos aos vídeos:
- Nossa equipe acompanha a rotina dos feirantes de São Paulo - disponível aqui;
- Minha Profissão – Feirante - disponível aqui.
Leiam juntos:
- “Veja as regras de funcionamento das feiras durante a quarentena para evitar o coronavírus em Goiás” - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mônica Couto
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Reconhecer as feiras livres como um local de trabalho no campo e na cidade.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA