17305
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - O TRABALHO NAS FEIRAS LIVRES: O COMÉRCIO NO CAMPO E NA CIDADE

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre reconhecer as feiras livres como um local de trabalho no campo e na cidade.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.Nessa aula os alunos irão reconhecer as feiras livres como um local de trabalho tanto para a população do campo quanto para a população da cidade.

Materiais necessários: Projetor, Texto Ação Propositiva “O trabalho do feirante” recortado em partes um por dupla ou trio, imagens das feiras impressas caso não seja possível projetá-las.

Material complementar:

Link das imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTpEFwQyXaEUFagBYwJH9tBbyZcqGmXzCcaDWsu6WENt5HPrZJWykmArPA35/geo4-07und05-contextualizacao-imagens.pdf

Texto completo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VxmjsMS4RBFzxZ2nTvxt7GP9d4ZyPxEbmydQTsWjWegWN72M6Y7dnkjxb2Fw/ge04-07und05-acao-propositivta-texto-completo.pdf

Texto fatiado - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XzZtW6RqjUCmnY8d5EyPTWmZxTymfUreqe9s6JsPqB7WkEBjNhjpBd9wBE8P/ge04-07und05-acao-propositivta-texto-fatiado.pdf

Como adequar à sua realidade: Neste plano, seria indicado a utilização de fotografias de feiras locais do município ou região onde está localizada a escola. Essas imagens podem ser encontradas, preferencialmente, no site oficial das prefeituras locais.

Para você saber mais:

  • No endereço abaixo você vai encontrar algumas feiras livres pelo Brasil, no site são apresentadas algumas feiras nas capitais e em alguns municípios maiores de alguns estados.

https://blog.obomdeviajar.com.br/2017/10/03/mapa-das-melhores-feiras-livres-pelo-brasil/

  • A monografia de Jussara Caetano de Medeiros - “O Turista vai à feira” apresenta um histórico sobre as feiras livres, segue o link do trecho.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/njjZqEnj9hqHZ2q535f5GQPVnxwKWCyQaKQ7aPgSGNxF49adMrmkuk5Z3R2D/ge04-07und05-material-de-apoio-ao-professor-o-turista-vai-a-feira.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o título da aula, ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou ainda falado. Após a leitura, ressaltar para os alunos que as feiras livres são espaços de comércio, geralmente, organizadas em áreas abertas encontradas no campo e na cidade. Salientar que trata-se de uma espaço onde muitas pessoas trabalham vendendo mercadorias produzidas por outros trabalhadores tanto do campo como da cidade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas ou trios, projete a imagem ou entregue a cada grupo uma cópia. Chame a atenção da turma para a imagem, busque obter da turma resposta sobre qual o lugar está sendo representado na imagem; se eles já frequentaram ou conhecem um local parecido e reflita sobre os trabalhadores desse espaço.

Materiais complementares:

Link da imagem - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTpEFwQyXaEUFagBYwJH9tBbyZcqGmXzCcaDWsu6WENt5HPrZJWykmArPA35/geo4-07und05-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso no município existam feiras livres é recomendado a utilização de uma imagem da localidade, geralmente essas imagens são encontradas nos sites oficiais dos municípios, por meio dos quais a prefeitura divulga as atividades econômicas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a segunda imagem ou entregue a cada grupo uma cópia. Chame a atenção da turma para a imagem, permita a turma que compare as duas imagens identificando o que está sendo vendido, quem vende, e como o espaço é organizado. Chame atenção para o trabalho artesanal, destaque com a turma o trabalho do feirante.

Materiais complementares:

Link da imagem - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTpEFwQyXaEUFagBYwJH9tBbyZcqGmXzCcaDWsu6WENt5HPrZJWykmArPA35/geo4-07und05-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso no município existam feiras livres é recomendado a utilização de uma imagem da localidade, geralmente essas imagens são encontradas nos sites oficiais dos municípios, por meio dos quais a prefeitura divulga as atividades econômicas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia o questionamento para a turma, permita que as duplas ou trios participem identificando em seu município as feiras locais. Para ampliar a discussão inicie questionando a turma sobre o trabalho nas feiras, destaque o papel do feirante, que geralmente é o próprio produtor do que é comercializado. Para facilitar a reflexão questione a turma também, sobre o local onde a feira ocorre; qual a periodicidade; se as feiras da localidade se parecem com as representadas nas imagens; o que elas tem de semelhança e o que tem de diferença; o que é vendido (comercializado).

Para você saber mais:

No endereço abaixo você vai encontrar algumas feiras livres pelo Brasil, no site são apresentadas algumas feiras nas capitais e em alguns municípios maiores de alguns estados.

https://blog.obomdeviajar.com.br/2017/10/03/mapa-das-melhores-feiras-livres-pelo-brasil/

A monografia em sua introdução (página 17) apresenta um histórico sobre as feiras livres

https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/4683/1/O%20turista%20vai%20%C3%A0%20feira_Monografia.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Entregue a cada dupla ou trio o texto “O trabalho do feirante” já dividido em tiras. As duplas ou trios deverão tentar ordenar o texto a partir da leitura de suas partes. Cada dupla deverá organizar o texto em uma folha em branco, permita que os alunos realizarem a tarefa em 10 minutos. Ao final desse tempo passe entre os grupos apreciando a organização feita por eles, e volte ao quadro para fazer a conferência do texto de maneira coletiva com a turma. Inicie questionando qual seria o título, o primeiro parágrafo e assim por diante até finalizar a organização. Após o texto organizado faça a releitura com a turma.

Materiais complementares:

Texto completo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VxmjsMS4RBFzxZ2nTvxt7GP9d4ZyPxEbmydQTsWjWegWN72M6Y7dnkjxb2Fw/ge04-07und05-acao-propositivta-texto-completo.pdf

Texto fatiado - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XzZtW6RqjUCmnY8d5EyPTWmZxTymfUreqe9s6JsPqB7WkEBjNhjpBd9wBE8P/ge04-07und05-acao-propositivta-texto-fatiado.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Na etapa da sistematização cada membro da dupla ou trio deverá registrar em seu caderno as questões apresentadas no slide. Cada dupla ou trio tomando como referência o texto construído na ação propositiva e retomando às imagens, deverá responder sobre o Feirante, as três questões: onde eles trabalham; quando eles trabalham e como eles trabalham. Após a realização da atividade pelas duplas permita que eles partilhem suas descobertas. Aproveite para retomar com eles que as feiras ocorrem tanto no campo quanto na cidade, destaque também que existem feiras temporárias e feiras permanentes e detalhe como trabalham os feirantes, às vezes com outros membros da família, ou até mesmo sozinhos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.Nessa aula os alunos irão reconhecer as feiras livres como um local de trabalho tanto para a população do campo quanto para a população da cidade.

Materiais necessários: Projetor, Texto Ação Propositiva “O trabalho do feirante” recortado em partes um por dupla ou trio, imagens das feiras impressas caso não seja possível projetá-las.

Material complementar:

Link das imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTpEFwQyXaEUFagBYwJH9tBbyZcqGmXzCcaDWsu6WENt5HPrZJWykmArPA35/geo4-07und05-contextualizacao-imagens.pdf

Texto completo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VxmjsMS4RBFzxZ2nTvxt7GP9d4ZyPxEbmydQTsWjWegWN72M6Y7dnkjxb2Fw/ge04-07und05-acao-propositivta-texto-completo.pdf

Texto fatiado - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XzZtW6RqjUCmnY8d5EyPTWmZxTymfUreqe9s6JsPqB7WkEBjNhjpBd9wBE8P/ge04-07und05-acao-propositivta-texto-fatiado.pdf

Como adequar à sua realidade: Neste plano, seria indicado a utilização de fotografias de feiras locais do município ou região onde está localizada a escola. Essas imagens podem ser encontradas, preferencialmente, no site oficial das prefeituras locais.

Para você saber mais:

  • No endereço abaixo você vai encontrar algumas feiras livres pelo Brasil, no site são apresentadas algumas feiras nas capitais e em alguns municípios maiores de alguns estados.

https://blog.obomdeviajar.com.br/2017/10/03/mapa-das-melhores-feiras-livres-pelo-brasil/

  • A monografia de Jussara Caetano de Medeiros - “O Turista vai à feira” apresenta um histórico sobre as feiras livres, segue o link do trecho.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/njjZqEnj9hqHZ2q535f5GQPVnxwKWCyQaKQ7aPgSGNxF49adMrmkuk5Z3R2D/ge04-07und05-material-de-apoio-ao-professor-o-turista-vai-a-feira.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o título da aula, ele poderá ser projetado, escrito no quadro ou ainda falado. Após a leitura, ressaltar para os alunos que as feiras livres são espaços de comércio, geralmente, organizadas em áreas abertas encontradas no campo e na cidade. Salientar que trata-se de uma espaço onde muitas pessoas trabalham vendendo mercadorias produzidas por outros trabalhadores tanto do campo como da cidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Organize a turma em duplas ou trios, projete a imagem ou entregue a cada grupo uma cópia. Chame a atenção da turma para a imagem, busque obter da turma resposta sobre qual o lugar está sendo representado na imagem; se eles já frequentaram ou conhecem um local parecido e reflita sobre os trabalhadores desse espaço.

Materiais complementares:

Link da imagem - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTpEFwQyXaEUFagBYwJH9tBbyZcqGmXzCcaDWsu6WENt5HPrZJWykmArPA35/geo4-07und05-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso no município existam feiras livres é recomendado a utilização de uma imagem da localidade, geralmente essas imagens são encontradas nos sites oficiais dos municípios, por meio dos quais a prefeitura divulga as atividades econômicas.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete a segunda imagem ou entregue a cada grupo uma cópia. Chame a atenção da turma para a imagem, permita a turma que compare as duas imagens identificando o que está sendo vendido, quem vende, e como o espaço é organizado. Chame atenção para o trabalho artesanal, destaque com a turma o trabalho do feirante.

Materiais complementares:

Link da imagem - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RTpEFwQyXaEUFagBYwJH9tBbyZcqGmXzCcaDWsu6WENt5HPrZJWykmArPA35/geo4-07und05-contextualizacao-imagens.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso no município existam feiras livres é recomendado a utilização de uma imagem da localidade, geralmente essas imagens são encontradas nos sites oficiais dos municípios, por meio dos quais a prefeitura divulga as atividades econômicas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Leia o questionamento para a turma, permita que as duplas ou trios participem identificando em seu município as feiras locais. Para ampliar a discussão inicie questionando a turma sobre o trabalho nas feiras, destaque o papel do feirante, que geralmente é o próprio produtor do que é comercializado. Para facilitar a reflexão questione a turma também, sobre o local onde a feira ocorre; qual a periodicidade; se as feiras da localidade se parecem com as representadas nas imagens; o que elas tem de semelhança e o que tem de diferença; o que é vendido (comercializado).

Para você saber mais:

No endereço abaixo você vai encontrar algumas feiras livres pelo Brasil, no site são apresentadas algumas feiras nas capitais e em alguns municípios maiores de alguns estados.

https://blog.obomdeviajar.com.br/2017/10/03/mapa-das-melhores-feiras-livres-pelo-brasil/

A monografia em sua introdução (página 17) apresenta um histórico sobre as feiras livres

https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/4683/1/O%20turista%20vai%20%C3%A0%20feira_Monografia.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Entregue a cada dupla ou trio o texto “O trabalho do feirante” já dividido em tiras. As duplas ou trios deverão tentar ordenar o texto a partir da leitura de suas partes. Cada dupla deverá organizar o texto em uma folha em branco, permita que os alunos realizarem a tarefa em 10 minutos. Ao final desse tempo passe entre os grupos apreciando a organização feita por eles, e volte ao quadro para fazer a conferência do texto de maneira coletiva com a turma. Inicie questionando qual seria o título, o primeiro parágrafo e assim por diante até finalizar a organização. Após o texto organizado faça a releitura com a turma.

Materiais complementares:

Texto completo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VxmjsMS4RBFzxZ2nTvxt7GP9d4ZyPxEbmydQTsWjWegWN72M6Y7dnkjxb2Fw/ge04-07und05-acao-propositivta-texto-completo.pdf

Texto fatiado - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XzZtW6RqjUCmnY8d5EyPTWmZxTymfUreqe9s6JsPqB7WkEBjNhjpBd9wBE8P/ge04-07und05-acao-propositivta-texto-fatiado.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Na etapa da sistematização cada membro da dupla ou trio deverá registrar em seu caderno as questões apresentadas no slide. Cada dupla ou trio tomando como referência o texto construído na ação propositiva e retomando às imagens, deverá responder sobre o Feirante, as três questões: onde eles trabalham; quando eles trabalham e como eles trabalham. Após a realização da atividade pelas duplas permita que eles partilhem suas descobertas. Aproveite para retomar com eles que as feiras ocorrem tanto no campo quanto na cidade, destaque também que existem feiras temporárias e feiras permanentes e detalhe como trabalham os feirantes, às vezes com outros membros da família, ou até mesmo sozinhos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano