Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo; Pixton online e Wordsearch.
Valores trabalhados
Cidadania; direitos humanos e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que assistam ao seguinte vídeo:
- Caminhos da Reportagem mostra vida de ribeirinhos da Amazônia - disponível aqui.
Peça aos alunos que registrem sobre o que trata o vídeo.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide da contextualização e o texto com a reportagem completa, disponível aqui. Peça para registrarem o que entenderam do texto.
Problematização
Encaminhe aos alunos o slide a seguir:
Peça que leiam o slide e registrem suas hipóteses frente à problematização.
Ação propositiva
Peça aos alunos que, agora individualmente, elaborem uma história em quadrinhos (HQ) imaginando a maneira como as comunidades ribeirinhas se relacionam com o território onde vivem ou com a natureza. Essa ideia é proposta no plano original. Contudo, agora sugere-se que os alunos utilizem o Pixton online para fazer a história em quadrinhos.
Para ajudar no uso do Pixton online, acesse o tutorial:
- Como criar uma história em quadrinhos online – disponível aqui.
Peça que compartilhem a produção com o professor.
Sistematização
Encaminhe o texto previsto na proposta original, disponível aqui.
Peça aos alunos para criarem um caça-palavras com palavras retiradas do texto.
Eles precisam:
1. escolher as palavras que serão utilizadas;
2. assistir ao tutorial disponível aqui;
3. acessar o site disponível aqui e fazer o caça-palavras;
4. tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma, por WhatsApp, e-mail, agenda digital ou na página ou grupo virtual da classe.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- Ribeirinhos da Amazônia mostram que existem alternativas econômicas sustentáveis para gerar - disponível aqui;
- Série JR: veja a realidade dos ribeirinhos que vivem próximo ao Tumucumaque - disponível aqui.