Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e e-mail.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Solicite aos alunos que procurem no dicionário o significado da palavra “distrito”.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide referente a esta etapa, disponível no plano de aula original. Peça que identifiquem os elementos essenciais do mapa, como título, fonte, legenda e orientação. Oriente-os a inserir os elementos que faltam.
Problematização
Encaminhe aos alunos a notícia “IBGE atualiza lista de municípios e distritos do Brasil”, disponível aqui. Peça que reflitam sobre os termos “municípios” e “distritos”, que aparecem na manchete. Espera-se que eles reconheçam que as palavras são distintas, mas complementares, ou seja, que distrito é uma microrregião dentro de um município.
Ação propositiva
De maneira assincrônica, encaminhe aos alunos o mapa disponível aqui. A ideia é que eles preencham a ficha que está junto com o mapa, conforme a proposta do plano de aula original.
Sistematização
Oriente os alunos a gravarem um vídeo de, no máximo, dois minutos explicando o que é distrito e destacando se há algum no município onde moram. Peça que compartilhem o vídeo no grupo que a classe estiver usando para comunicação.
Convite às famílias
Peça que os alunos assistam com seus familiares aos seguintes vídeos:
- “Brasília não é uma cidade e outras coisas sobre o Distrito Federal”, disponível aqui;
- “Divisão do território brasileiro”, disponível aqui.
Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira
Código: GEO4_05UND05
(EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
AULA 01
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 06
AULA 08
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes