Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.Nessa aula você irá reconhecer o distrito como parte integrante do município.
Materiais necessários: Projetor; cópias do Mapa “Distritos por regiões brasileiras; cópias da Atividade de Ação Propositiva; cópias da tabela com os Distritos de Ouro Preto/MG.
Material complementar:
Ação propositiva - Mapa e atividade:
Sistematização - Tabela:
Link para os mapas:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TckAty3vFQBg9vAcfgthUknScyqEyCxWPSExS3Q5wMWvZpzPFNb9Gsn9umVg/ge04-05und05-contextualizacao-mapa.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Destaque que o tema estudado tratará da divisão dos municípios em distritos. Os distritos são unidades administrativas dentro de um município e eles podem reunir vários bairros. Aproveite para chamar a atenção da turma que os distritos localizados em um município são administrados pelo prefeito e vereadores escolhidos pela população daquele município.
Para você saber mais: No portal IBGE educa no endereço eletrônico https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/2850-nosso-territorio/19637-divisao-territorial.html, você terá acesso a uma explicação sucinta sobre a organização do território brasileiro.
Contextos prévios: Os conceitos de bairro e município facilitam a compreensão do distrito como uma unidade administrativa que reúne bairros e encontra-se localizada dentro de um determinado município. Logo, o desenvolvimento dos planos GE04_05UND e GE04_05UND auxiliarão no desenvolvimento deste plano.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente o mapa para a turma, ele poderá ser projetado ou entregue impresso. Leia com a turma o título do mapa e destaque que nele estão representadas as cinco regiões brasileiras e dentro de cada região foi destacado o número de distritos que cada uma possui. Chame atenção da turma para o conceito de distrito que compreende as unidades administrativas dentro de um município e eles podem reunir vários bairros.
Link do mapa - Distritos por regiões brasileiras
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o questionamento aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma. Permita que a turma apresente o nome dos distritos que elas conhecem em seu município. Caso as crianças residem em um município no qual o distrito é a própria cidade (área central onde está localizada a prefeitura) explique para a turma que essa situação pode acontecer quando a sede ou cidade do município é considerado o único distrito.
Como adequar à sua realidade: Você poderá consultar com antecedência no site IBGEcidades, disponível no endereço eletrônico https://cidades.ibge.gov.br/brasil a história do município onde residem os estudantes, no qual é possível identificar os distritos que fazem parte desse município . Fique atento a um aspecto existem municípios que possuem como distrito apenas a própria sede, ou seja, a área central onde está localizada a prefeitura.
Para você saber mais:
A seguir está apresentada uma definição de distrito feita por PINTO, G. J. Do sonho à realidade: Córrego Fundo – MG, fragmentação territorial e criação de municípios de pequeno porte. 248f. Dissertação (Mestrado em Geografia). IG-UFU, Uberlândia, 2003.
“O distrito é uma subdivisão do município, que tem como sede a vila, que é um povoado de maior concentração populacional. Ele não tem organização da pequena produção e atendimento das primeiras necessidades da população residente em seu entorno, cujo comando fica a cargo da sede do município. O distrito tem a mesma denominação de sua vila e, somente pode ser criado por meio de lei municipal. No entanto, os requisitos exigidos para a criação de um distrito são estabelecidos por meio de lei estadual. O município não pode, por si só, instalar distritos adotando critérios próprios. Faz-se necessário que um povoado atenda todas as exigências determinadas pela legislação estadual para que o município, por meio de uma lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores local, o eleve à categoria de distrito”. (PINTO, 2003, p.57)
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Distribua a turma em grupos de quatro integrantes, entregue a cada aluno uma cópia do Mapa “Distritos do Município de Ouro Preto/MG”. Oriente os grupos para que façam a leitura dos elementos presentes no mapa: o título e as informações adicionais, em convide-os a observar a área do município identificando os seus distritos. Peça para registrarem no quadro de atividades (em anexo) algumas características dos distritos considerando: os mais distantes, o mais extenso e menor e os que fazem divisa com a sede.
Material complementar:
Link do mapa e da atividade:
Como adequar à sua realidade: Você poderá buscar no site oficial do município o mapa dos distritos que compõem o município onde residem os alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o mapa dos Distritos de Feira de Santana, entregue a cada integrante do grupo uma cópia do mapa dos distritos de Feira de Santana/BA com a atividade. Permita que os alunos em grupos realizarem a atividade. Quando todos tiverem terminado, discuta com a turma as atividades e aproveite para retomar o conceito de distrito.
Material complementar: