Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula você irá reconhecer o bairro como parte integrante do município, além de perceber que os bairros apresentam características diferentes.
Materiais necessários: projetor, cópias da atividade de Ação Propositiva e cópias do mapa municipal com a divisão em bairros.
Material complementar:
Ação Propositiva - Dinâmica Bate Volta sobre o Bairro https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JsaeaMV74nyJNcaQQtnpYCFwxgQKpsAxfNqqkgUhvHF3GN8kxaRt6NnR8trW/ge04-05und03-acao-propositiva-dinamica.pdf
Para você saber mais: Os mapas com divisão de bairros podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do seu município, no portal de mapas do IBGE https://portaldemapas.ibge.gov.br/. Por meio do mapa identifique com a turma a posição geográfica do bairro utilizando os pontos cardeais ou a própria divisão regional caso tenha sido estabelecida pelo município.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente para a turma o tema da aula e destaque que o nosso lugar no município, ou seja, nossa residência, está localizado em um bairro e é sobre ele que vamos desenvolver nossa aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Apresente para a turma o mapa do município de São João do Meriti/Rio de Janeiro, chame a atenção da turma para a divisão do município em espaços menores, permita que a turma observe que tratam-se de bairros, pois o mapa apresenta essa informação no título. Converse com a turma sobre o município onde vivem e sobre os bairros que o compõem, comece destacando o bairro da escola e o bairro de residência dos alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o questionamento a turma, você poderá projetá-lo ou escrevê-lo no quadro. Os alunos deverão pensar na realidade do município onde vivem e onde está localizada a escola. Levante com a turma o nome de alguns bairro iniciando pela escola e residência dos alunos. Registre o nome de alguns bairro no quadro e registre também as características que os alunos forem identificando, no que se refere ao comércio, a áreas de lazer, a forma como as residências foram e estão distribuídas. Para ilustrar leve para a sala de aula um mapa municipal com a divisão em bairros, ou regionais. Os mapas podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do seu município, no portal de mapas do IBGE https://mapas.ibge.gov.br/bases-e-referenciais/bases-cartograficas/mapas-municipais.html
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Nessa etapa os alunos realizaram a dinâmica “Bate e Volta”. A dinâmica “Bate e Volta” consiste em uma atividade, na qual os participantes irão fazer perguntas entre si. Um dos participantes inicia a atividade fazendo a primeira pergunta ao colega, após a resposta dada, o que fez a pergunta também irá respondê-la. Divida a turma, preferencialmente, em duplas. Entregue a cada dupla as perguntas recortadas. As perguntas se referem ao bairro onde cada estudante reside e tem a intenção de fazer com que os alunos explorem sua realidade.
Material complementar:
Link da Dinâmica -
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Mantenha as duplas ou trios, cada dupla ou trio deverá apresentar de forma breve o que foi discutido na dinâmica “Bate Volta”, destacando o nome do bairro, em qual área do município está localizado (urbana ou rural), e destaquem o que é divertido e pouco interessante de realizar no bairro. Enquanto as duplas ou trios apresentam faça registros no quadro. Ao final da apresentação de todos busquem identificar as diferenças e semelhanças entre os bairros, solicite que os alunos registrem no caderno.
Para você saber mais: Os mapas com a divisão municipal em bairros podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do seu município, no portal de mapas do IBGE https://mapas.ibge.gov.br/bases-e-referenciais/bases-cartograficas/mapas-municipais.html. Por meio do mapa identifique com a turma a posição geográfica do bairro utilizando os pontos cardeais ou a própria divisão regional caso tenha sido estabelecida pelo município.