17302
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - O bairro no município

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre reconhecer e caracterizar o bairro como parte integrante do município.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mônica De Oliveira Ribeiro Couto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula você irá reconhecer o bairro como parte integrante do município, além de perceber que os bairros apresentam características diferentes.

Materiais necessários: projetor, cópias da atividade de Ação Propositiva e cópias do mapa municipal com a divisão em bairros.

Material complementar:

Ação Propositiva - Dinâmica Bate Volta sobre o Bairro https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JsaeaMV74nyJNcaQQtnpYCFwxgQKpsAxfNqqkgUhvHF3GN8kxaRt6NnR8trW/ge04-05und03-acao-propositiva-dinamica.pdf

Para você saber mais: Os mapas com divisão de bairros podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do seu município, no portal de mapas do IBGE https://portaldemapas.ibge.gov.br/. Por meio do mapa identifique com a turma a posição geográfica do bairro utilizando os pontos cardeais ou a própria divisão regional caso tenha sido estabelecida pelo município.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula e destaque que o nosso lugar no município, ou seja, nossa residência, está localizado em um bairro e é sobre ele que vamos desenvolver nossa aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Apresente para a turma o mapa do município de São João do Meriti/Rio de Janeiro, chame a atenção da turma para a divisão do município em espaços menores, permita que a turma observe que tratam-se de bairros, pois o mapa apresenta essa informação no título. Converse com a turma sobre o município onde vivem e sobre os bairros que o compõem, comece destacando o bairro da escola e o bairro de residência dos alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o questionamento a turma, você poderá projetá-lo ou escrevê-lo no quadro. Os alunos deverão pensar na realidade do município onde vivem e onde está localizada a escola. Levante com a turma o nome de alguns bairro iniciando pela escola e residência dos alunos. Registre o nome de alguns bairro no quadro e registre também as características que os alunos forem identificando, no que se refere ao comércio, a áreas de lazer, a forma como as residências foram e estão distribuídas. Para ilustrar leve para a sala de aula um mapa municipal com a divisão em bairros, ou regionais. Os mapas podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do seu município, no portal de mapas do IBGE https://mapas.ibge.gov.br/bases-e-referenciais/bases-cartograficas/mapas-municipais.html

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Nessa etapa os alunos realizaram a dinâmica “Bate e Volta”. A dinâmica “Bate e Volta” consiste em uma atividade, na qual os participantes irão fazer perguntas entre si. Um dos participantes inicia a atividade fazendo a primeira pergunta ao colega, após a resposta dada, o que fez a pergunta também irá respondê-la. Divida a turma, preferencialmente, em duplas. Entregue a cada dupla as perguntas recortadas. As perguntas se referem ao bairro onde cada estudante reside e tem a intenção de fazer com que os alunos explorem sua realidade.

Material complementar:

Link da Dinâmica -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JsaeaMV74nyJNcaQQtnpYCFwxgQKpsAxfNqqkgUhvHF3GN8kxaRt6NnR8trW/ge04-05und03-acao-propositiva-dinamica.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Mantenha as duplas ou trios, cada dupla ou trio deverá apresentar de forma breve o que foi discutido na dinâmica “Bate Volta”, destacando o nome do bairro, em qual área do município está localizado (urbana ou rural), e destaquem o que é divertido e pouco interessante de realizar no bairro. Enquanto as duplas ou trios apresentam faça registros no quadro. Ao final da apresentação de todos busquem identificar as diferenças e semelhanças entre os bairros, solicite que os alunos registrem no caderno.

Para você saber mais: Os mapas com a divisão municipal em bairros podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do seu município, no portal de mapas do IBGE https://mapas.ibge.gov.br/bases-e-referenciais/bases-cartograficas/mapas-municipais.html. Por meio do mapa identifique com a turma a posição geográfica do bairro utilizando os pontos cardeais ou a própria divisão regional caso tenha sido estabelecida pelo município.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nessa aula você irá reconhecer o bairro como parte integrante do município, além de perceber que os bairros apresentam características diferentes.

Materiais necessários: projetor, cópias da atividade de Ação Propositiva e cópias do mapa municipal com a divisão em bairros.

Material complementar:

Ação Propositiva - Dinâmica Bate Volta sobre o Bairro https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JsaeaMV74nyJNcaQQtnpYCFwxgQKpsAxfNqqkgUhvHF3GN8kxaRt6NnR8trW/ge04-05und03-acao-propositiva-dinamica.pdf

Para você saber mais: Os mapas com divisão de bairros podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do seu município, no portal de mapas do IBGE https://portaldemapas.ibge.gov.br/. Por meio do mapa identifique com a turma a posição geográfica do bairro utilizando os pontos cardeais ou a própria divisão regional caso tenha sido estabelecida pelo município.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente para a turma o tema da aula e destaque que o nosso lugar no município, ou seja, nossa residência, está localizado em um bairro e é sobre ele que vamos desenvolver nossa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Apresente para a turma o mapa do município de São João do Meriti/Rio de Janeiro, chame a atenção da turma para a divisão do município em espaços menores, permita que a turma observe que tratam-se de bairros, pois o mapa apresenta essa informação no título. Converse com a turma sobre o município onde vivem e sobre os bairros que o compõem, comece destacando o bairro da escola e o bairro de residência dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o questionamento a turma, você poderá projetá-lo ou escrevê-lo no quadro. Os alunos deverão pensar na realidade do município onde vivem e onde está localizada a escola. Levante com a turma o nome de alguns bairro iniciando pela escola e residência dos alunos. Registre o nome de alguns bairro no quadro e registre também as características que os alunos forem identificando, no que se refere ao comércio, a áreas de lazer, a forma como as residências foram e estão distribuídas. Para ilustrar leve para a sala de aula um mapa municipal com a divisão em bairros, ou regionais. Os mapas podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do seu município, no portal de mapas do IBGE https://mapas.ibge.gov.br/bases-e-referenciais/bases-cartograficas/mapas-municipais.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Nessa etapa os alunos realizaram a dinâmica “Bate e Volta”. A dinâmica “Bate e Volta” consiste em uma atividade, na qual os participantes irão fazer perguntas entre si. Um dos participantes inicia a atividade fazendo a primeira pergunta ao colega, após a resposta dada, o que fez a pergunta também irá respondê-la. Divida a turma, preferencialmente, em duplas. Entregue a cada dupla as perguntas recortadas. As perguntas se referem ao bairro onde cada estudante reside e tem a intenção de fazer com que os alunos explorem sua realidade.

Material complementar:

Link da Dinâmica -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JsaeaMV74nyJNcaQQtnpYCFwxgQKpsAxfNqqkgUhvHF3GN8kxaRt6NnR8trW/ge04-05und03-acao-propositiva-dinamica.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Mantenha as duplas ou trios, cada dupla ou trio deverá apresentar de forma breve o que foi discutido na dinâmica “Bate Volta”, destacando o nome do bairro, em qual área do município está localizado (urbana ou rural), e destaquem o que é divertido e pouco interessante de realizar no bairro. Enquanto as duplas ou trios apresentam faça registros no quadro. Ao final da apresentação de todos busquem identificar as diferenças e semelhanças entre os bairros, solicite que os alunos registrem no caderno.

Para você saber mais: Os mapas com a divisão municipal em bairros podem ser encontrados no site oficial da prefeitura do seu município, no portal de mapas do IBGE https://mapas.ibge.gov.br/bases-e-referenciais/bases-cartograficas/mapas-municipais.html. Por meio do mapa identifique com a turma a posição geográfica do bairro utilizando os pontos cardeais ou a própria divisão regional caso tenha sido estabelecida pelo município.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano