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Plano de aula - Imigração japonesa no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar as contribuições da imigração japonesa no Brasil.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE02 - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Quadro e projetor multimídia (datashow);

Papel sulfite e tesouras.

Material complementar:

Atividade de Sistematização - Jogo da Memória. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EWd9DxDrKmxbxFvb9p6BUrEd2UFvMsFycGamvRz3EbBnNFBjj9Btp5Ps9pFD/ge04-02und10-sistematizacao-jogo-da-memoria.pdf

Vídeo: Imigração Japonesa no Brasil completa 110 anos. TV Brasil, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dHN03i_tQOY Acesso em 12/03/2019;

Para você saber mais:

IBGE. Brasil 500 anos de povoamento. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf Acesso em 12/03/2019. p. 197-213.

KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro, et. al. 100 Anos de imigração japonesa no Brasil, quem são esses brasileiros? Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/cbe/i_cbe/pdf/poster_institucional/016.pdf Acesso em 12/03/2019.

MITIE, Camila. Brasil Escola. 2008. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/100-anos-japao-no-brasil-que-aprendemos-com-os-japoneses.htm Acesso em 2019.

POUBEL. Mayra. Infoescola. Imigração japonesa no Brasil. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-japonesa-no-brasil/ Acesso em 12/03/2019.

FREITAS, Eduardo de. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/japao/elementos-japoneses-que-integram-cultura-brasil.htm

Acesso em 12/03/2019.

ReVisão. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UWA6vNAcOa4 Acesso em 12/03/2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais). Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Migração: É a mudança entre regiões. Por exemplo, uma pessoa se muda da região Nordeste (Estado da Bahia) para a Região Sudeste (Estado de São Paulo). Houve um processo migratório. Observação: Migração também é um termo utilizado com animais. Por exemplos: aves, baleias, etc.

- Imigração: É o termo utilizado para a entrada de pessoas de outros países.

- Emigração: Significa o movimento de saída de uma pessoa de um país para morar em outro.

- Ásia: Continente onde se localiza o Japão (país).

- América: Continente onde se localiza o Brasil (país).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Imigração japonesa no Brasil”. Pergunte aos estudantes se já ouviram algo sobre a imigração japonesa e em que contextos elas foram utilizadas. Comente que em 2018 foi comemorado 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Como adequar à sua realidade:

Verifique se algum dos seus estudantes possui descendência japonesa. Em caso afirmativo, aproveite extrair depoimentos do mesmo sobre a cultura japonesa em nosso país. Explore os costumes, hábitos, crenças, tradições, idiomas, entre outros aspectos.

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível, posteriormente, propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide e peça para que os estudantes observem a foto e pergunte: “Qual o país está sendo retratado na imagem?”. Provavelmente dirão: Japão, China, ou outro país asiático. Diga para os estudantes que essa foto foi tirada no Brasil. Comente que esta foto retrata um bairro do município de São Paulo que se chama “Liberdade”. Comente que em 1908 os imigrantes japoneses começaram a vir e povoar o Brasil e uma das localidades de maior concentração foi em São Paulo no bairro, hoje conhecido como Liberdade.

Caso não seja possível o uso do projetor de slides, você poderá comentar sobre um pouco sobre a cultura japonesa, aproveitando os conhecimentos dos estudantes. Além disso, você pode utilizar um mapa do Mundo para essa atividade. Afixe-o próximo ao quadro e realize o fluxo que muitos povos fizeram ao sair do Japão (ásia) e vir para o Brasil (América), no início do século XX.

Como adequar à sua realidade:

Pergunte se eles já ouviram falar, se eles conhecem esse local (pessoalmente ou por meio de imagens, vídeos, reportagens na TV, internet…). Caso alguém conheça ou tenha descendência nipônica, peça para compartilhar seus conhecimentos.

Fonte da imagem:

VALE, Caio do. 2004. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Liberdade_sao_paulo.jpg Acesso em 12/03/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos (no máximo de 4 estudantes), pois eles permanecerão em grupo até o final da aula. Neste momento da aula, após já ter contextualizado sobre a imigração japonesa no Brasil e verificar se há algum descendente de japonês na turma, projete o slide e faça o seguinte questionamento: “Quais as contribuições e influências que a imigração japonesa teve na cultura brasileira?”.

Ouça o que os estudantes têm a dizer, estabelecendo uma roda de conversa, abordando as hipóteses dos estudantes sobre a temática da aula. Após esse momento, apresente o vídeo abaixo ou outro vídeo que faça a demonstração dos aspectos ligados à cultura japonesa.

Vídeo: Imigração Japonesa no Brasil completa 110 anos. TV Brasil, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dHN03i_tQOY Acesso em 12/03/2019.

Abaixo consta outro link de vídeo para enriquecer a aula e ressaltar a cultura japonesa (escrita - ideogramas).

Para você saber mais:

Link vídeo: Brasil comemora 110 anos da imigração japonesa no Brasil. TV Brasil. 2018. Disponível em: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2018/04/brasil-comemora-110-anos-da-imigracao-japonesa Acesso em 15/03/2019.

IBGE. Brasil 500 anos de povoamento. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf Acesso em 12/03/2019. p. 197-213.

Como adequar à sua realidade:

Caso o seu município seja uma das regiões que receberam os imigrantes japoneses, procure fazer esse levantamento e traga contribuições com referências locais. Caso haja interesse e disponibilidade para uma sequência de aulas, você poderá convidar algum imigrante ou descendente de imigrantes japoneses para conversar com os estudantes e enriquecer a aula, contribuindo com o arcabouço cultural da turma.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Neste momento da aula, dando continuidade à problematização, entregue uma folha de sulfite para cada grupo registrar suas considerações e descobertas.

Selecione também alguns trechos dos textos indicados (slide inicial) ou traga outros materiais para que, em grupo, os estudantes pensem na pergunta inquietante da problematização e tentem respondê-la com base ou no vídeo ou na análise dos materiais que lhes foram disponibilizados.

Como sugestão, você pode oferecer algum fragmento da publicação do IBGE (Brasil 500 anos de povoamento) que você encontra no link abaixo ou traga outros materiais para os estudantes busquem as informações e discutam com o grupo.

Lembrando: No slide inicial estão disponíveis vários links no qual terá a oportunidade de selecioná-los previamente.

Para você saber mais:

O site Imigração japonesa disponível em: http://www.imigracaojaponesa.com.br/ Acesso em: 28/03/2019, tem muitas informações sobre museus, a história e até depoimentos de pessoas oriundas desse país.

Selecione algum trecho desse site para enriquecer sua aula.

Como adequar à sua realidade:

Você poderá sugerir para que os estudantes façam cartazes para afixar na sala (por um período de tempo) sobre as contribuições da imigração japonesa no Brasil.

Fonte da imagem: Bandeira do Japão. Disponível em: https://mundo-nipo.com/noticias-2/24/03/2016/japao-reforca-seguranca-apos-atentados-em-bruxelas/attachment/bandeira-do-japao-foto-wikimedia-commons-900x600-25032016/ Acesso em 12/03/2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, projete o slide acima, resgate o que já fora discutido tanto na problematização, quanto na ação propositiva. Como forma de aprender de modo lúdico, diga aos estudantes que eles farão um Jogo da Memória da Cultura Japonesa.

Providencie a impressão da atividade disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EWd9DxDrKmxbxFvb9p6BUrEd2UFvMsFycGamvRz3EbBnNFBjj9Btp5Ps9pFD/ge04-02und10-sistematizacao-jogo-da-memoria.pdf

Para finalizar a aula, comente com os estudantes o que eles conseguiram observar das contribuições e das influências que a imigração japonesa (iniciada em 1908) trouxe e ainda traz até os dias atuais para nosso país.

Espera-se que os estudantes cheguem a algumas considerações, por exemplo: que recebemos influências da cultura japonesa na culinária (comidas e bebidas japonesas), nos esportes (judô, sumô, karatê), na religião (Budismo), na decoração (arquitetura), nas vestimentas (kimonos), nos monumentos como a obra da artista Tomie Ohtake, na escrita (ideogramas japoneses), na arte (dobraduras - origamis), entre outros aspectos.

Finalize a aula destacando que os japoneses, assim como outros povos imigrantes (alemães, italianos, árabes, espanhóis…), contribuíram para com a formação da diversidade do povo brasileiro.

Observação:

Caso não seja possível a impressão, você poderá confeccionar com os estudantes o jogo da memória por meio de imagens extraídas da internet, jornais ou revistas, ou ainda, poderá substituir essas imagens pelos desenhos dos próprios estudantes.
Lembrando, caso os estudantes tenham que desenhar e procurar essas imagens, atente-se à gestão da aula e considere um tempo maior para a conclusão dessa atividade.

Como adequar à sua realidade:

Caso tenha interesse em ampliar esse assunto, você poderá aprofundar em outras aulas as influências da cultura japonesa no Brasil, trazendo, em outras aulas, algum japonês ou descendente de japonês para conversar com a turma e ampliar o universo cultural.

Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/SI0iRXZCVNw Acesso em 16/03/2019.

Resumo da aula

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Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE02 - Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira), que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Quadro e projetor multimídia (datashow);

Papel sulfite e tesouras.

Material complementar:

Atividade de Sistematização - Jogo da Memória. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EWd9DxDrKmxbxFvb9p6BUrEd2UFvMsFycGamvRz3EbBnNFBjj9Btp5Ps9pFD/ge04-02und10-sistematizacao-jogo-da-memoria.pdf

Vídeo: Imigração Japonesa no Brasil completa 110 anos. TV Brasil, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dHN03i_tQOY Acesso em 12/03/2019;

Para você saber mais:

IBGE. Brasil 500 anos de povoamento. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf Acesso em 12/03/2019. p. 197-213.

KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro, et. al. 100 Anos de imigração japonesa no Brasil, quem são esses brasileiros? Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/cbe/i_cbe/pdf/poster_institucional/016.pdf Acesso em 12/03/2019.

MITIE, Camila. Brasil Escola. 2008. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/japao/100-anos-japao-no-brasil-que-aprendemos-com-os-japoneses.htm Acesso em 2019.

POUBEL. Mayra. Infoescola. Imigração japonesa no Brasil. Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/imigracao-japonesa-no-brasil/ Acesso em 12/03/2019.

FREITAS, Eduardo de. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/japao/elementos-japoneses-que-integram-cultura-brasil.htm

Acesso em 12/03/2019.

ReVisão. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UWA6vNAcOa4 Acesso em 12/03/2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham consultado mapas anteriormente (sejam impressos, em atlas ou virtuais). Assim, apresentando alguns conceitos como:

- Território: um espaço delimitado pelo uso de fronteiras.

- Migração: É a mudança entre regiões. Por exemplo, uma pessoa se muda da região Nordeste (Estado da Bahia) para a Região Sudeste (Estado de São Paulo). Houve um processo migratório. Observação: Migração também é um termo utilizado com animais. Por exemplos: aves, baleias, etc.

- Imigração: É o termo utilizado para a entrada de pessoas de outros países.

- Emigração: Significa o movimento de saída de uma pessoa de um país para morar em outro.

- Ásia: Continente onde se localiza o Japão (país).

- América: Continente onde se localiza o Brasil (país).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: “Imigração japonesa no Brasil”. Pergunte aos estudantes se já ouviram algo sobre a imigração japonesa e em que contextos elas foram utilizadas. Comente que em 2018 foi comemorado 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Como adequar à sua realidade:

Verifique se algum dos seus estudantes possui descendência japonesa. Em caso afirmativo, aproveite extrair depoimentos do mesmo sobre a cultura japonesa em nosso país. Explore os costumes, hábitos, crenças, tradições, idiomas, entre outros aspectos.

Esse momento de levantamento de conhecimentos prévios é importante para você saber o que os estudantes sabem. Dessa forma, é possível, posteriormente, propiciar as intervenções mais assertivas que gerem conhecimento em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide e peça para que os estudantes observem a foto e pergunte: “Qual o país está sendo retratado na imagem?”. Provavelmente dirão: Japão, China, ou outro país asiático. Diga para os estudantes que essa foto foi tirada no Brasil. Comente que esta foto retrata um bairro do município de São Paulo que se chama “Liberdade”. Comente que em 1908 os imigrantes japoneses começaram a vir e povoar o Brasil e uma das localidades de maior concentração foi em São Paulo no bairro, hoje conhecido como Liberdade.

Caso não seja possível o uso do projetor de slides, você poderá comentar sobre um pouco sobre a cultura japonesa, aproveitando os conhecimentos dos estudantes. Além disso, você pode utilizar um mapa do Mundo para essa atividade. Afixe-o próximo ao quadro e realize o fluxo que muitos povos fizeram ao sair do Japão (ásia) e vir para o Brasil (América), no início do século XX.

Como adequar à sua realidade:

Pergunte se eles já ouviram falar, se eles conhecem esse local (pessoalmente ou por meio de imagens, vídeos, reportagens na TV, internet…). Caso alguém conheça ou tenha descendência nipônica, peça para compartilhar seus conhecimentos.

Fonte da imagem:

VALE, Caio do. 2004. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Liberdade_sao_paulo.jpg Acesso em 12/03/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos (no máximo de 4 estudantes), pois eles permanecerão em grupo até o final da aula. Neste momento da aula, após já ter contextualizado sobre a imigração japonesa no Brasil e verificar se há algum descendente de japonês na turma, projete o slide e faça o seguinte questionamento: “Quais as contribuições e influências que a imigração japonesa teve na cultura brasileira?”.

Ouça o que os estudantes têm a dizer, estabelecendo uma roda de conversa, abordando as hipóteses dos estudantes sobre a temática da aula. Após esse momento, apresente o vídeo abaixo ou outro vídeo que faça a demonstração dos aspectos ligados à cultura japonesa.

Vídeo: Imigração Japonesa no Brasil completa 110 anos. TV Brasil, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dHN03i_tQOY Acesso em 12/03/2019.

Abaixo consta outro link de vídeo para enriquecer a aula e ressaltar a cultura japonesa (escrita - ideogramas).

Para você saber mais:

Link vídeo: Brasil comemora 110 anos da imigração japonesa no Brasil. TV Brasil. 2018. Disponível em: http://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2018/04/brasil-comemora-110-anos-da-imigracao-japonesa Acesso em 15/03/2019.

IBGE. Brasil 500 anos de povoamento. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf Acesso em 12/03/2019. p. 197-213.

Como adequar à sua realidade:

Caso o seu município seja uma das regiões que receberam os imigrantes japoneses, procure fazer esse levantamento e traga contribuições com referências locais. Caso haja interesse e disponibilidade para uma sequência de aulas, você poderá convidar algum imigrante ou descendente de imigrantes japoneses para conversar com os estudantes e enriquecer a aula, contribuindo com o arcabouço cultural da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Neste momento da aula, dando continuidade à problematização, entregue uma folha de sulfite para cada grupo registrar suas considerações e descobertas.

Selecione também alguns trechos dos textos indicados (slide inicial) ou traga outros materiais para que, em grupo, os estudantes pensem na pergunta inquietante da problematização e tentem respondê-la com base ou no vídeo ou na análise dos materiais que lhes foram disponibilizados.

Como sugestão, você pode oferecer algum fragmento da publicação do IBGE (Brasil 500 anos de povoamento) que você encontra no link abaixo ou traga outros materiais para os estudantes busquem as informações e discutam com o grupo.

Lembrando: No slide inicial estão disponíveis vários links no qual terá a oportunidade de selecioná-los previamente.

Para você saber mais:

O site Imigração japonesa disponível em: http://www.imigracaojaponesa.com.br/ Acesso em: 28/03/2019, tem muitas informações sobre museus, a história e até depoimentos de pessoas oriundas desse país.

Selecione algum trecho desse site para enriquecer sua aula.

Como adequar à sua realidade:

Você poderá sugerir para que os estudantes façam cartazes para afixar na sala (por um período de tempo) sobre as contribuições da imigração japonesa no Brasil.

Fonte da imagem: Bandeira do Japão. Disponível em: https://mundo-nipo.com/noticias-2/24/03/2016/japao-reforca-seguranca-apos-atentados-em-bruxelas/attachment/bandeira-do-japao-foto-wikimedia-commons-900x600-25032016/ Acesso em 12/03/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, projete o slide acima, resgate o que já fora discutido tanto na problematização, quanto na ação propositiva. Como forma de aprender de modo lúdico, diga aos estudantes que eles farão um Jogo da Memória da Cultura Japonesa.

Providencie a impressão da atividade disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EWd9DxDrKmxbxFvb9p6BUrEd2UFvMsFycGamvRz3EbBnNFBjj9Btp5Ps9pFD/ge04-02und10-sistematizacao-jogo-da-memoria.pdf

Para finalizar a aula, comente com os estudantes o que eles conseguiram observar das contribuições e das influências que a imigração japonesa (iniciada em 1908) trouxe e ainda traz até os dias atuais para nosso país.

Espera-se que os estudantes cheguem a algumas considerações, por exemplo: que recebemos influências da cultura japonesa na culinária (comidas e bebidas japonesas), nos esportes (judô, sumô, karatê), na religião (Budismo), na decoração (arquitetura), nas vestimentas (kimonos), nos monumentos como a obra da artista Tomie Ohtake, na escrita (ideogramas japoneses), na arte (dobraduras - origamis), entre outros aspectos.

Finalize a aula destacando que os japoneses, assim como outros povos imigrantes (alemães, italianos, árabes, espanhóis…), contribuíram para com a formação da diversidade do povo brasileiro.

Observação:

Caso não seja possível a impressão, você poderá confeccionar com os estudantes o jogo da memória por meio de imagens extraídas da internet, jornais ou revistas, ou ainda, poderá substituir essas imagens pelos desenhos dos próprios estudantes.
Lembrando, caso os estudantes tenham que desenhar e procurar essas imagens, atente-se à gestão da aula e considere um tempo maior para a conclusão dessa atividade.

Como adequar à sua realidade:

Caso tenha interesse em ampliar esse assunto, você poderá aprofundar em outras aulas as influências da cultura japonesa no Brasil, trazendo, em outras aulas, algum japonês ou descendente de japonês para conversar com a turma e ampliar o universo cultural.

Fonte da imagem: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/SI0iRXZCVNw Acesso em 16/03/2019.

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