17299
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Imigração italiana no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar quais os estados brasileiros que mais receberam imigrantes italianos nos séculos XIX e XX

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Giani Peres Pirozzi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Desenhos e atlas escolar.

Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e a própria coletividade

Apresentação do tema da aula
Peça aos alunos que procurem no dicionário as seguintes palavras: território, imigração, emigração e fluxo migratório.

Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide com a pintura “Os emigrantes”, presente no plano original.
Peça que registrem o que veem na pintura.

Problematização
Encaminhe aos alunos o slide desta etapa do plano original. Peça que registrem suas hipóteses sobre a questão problematizadora.

Ação propositiva
Peça aos alunos que:
     1. Localizem a Itália no mapa-múndi. Para isso, solicite que:
           - Acessem o Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui;
           - Cliquem no ícone:
                 i. Mapas do mundo
           - Em seguida, cliquem no ícone:
                 i. Divisões políticas e regionais
           - Selecionem o mapa:
                 i. Planisfério político
           - Tirem um print da imagem e façam a marcação.
     2. Acessem a página do IBGE sobre os destinos dos imigrantes italianos, disponível aqui;
     3. Leiam o texto; 
     4. Acessem o mapa do Brasil, voltando ao Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui. Agora:
           - Cliquem no ícone:
                 i. Mapas do Brasil
           - Em seguida, cliquem no ícone:
                 i. Federação e território
           - Selecionem o mapa:
                 i. Político
           - Tirem um print do mapa;
           - Identifiquem os estados aos quais os italianos foram ao chegarem ao Brasil.

Sistematização
Peça aos alunos para criarem, utilizando o Google Desenhos, um painel de fotos que retratem os imigrantes no Brasil, como no modelo a seguir:

Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Lembre-se que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google.

Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos assistam com seus familiares ao vídeo:
     - Como os italianos vieram parar no Brasil - disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Simone Falconi


Código: GEO4_02UND09

(EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas