17298
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Contribuição da cultura alemã para a formação da cultura Brasileira

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre investigar como a cultura alemã influenciou a cultura existente hoje em algumas regiões do Brasil.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, material complementar.

Material complementar:

Texto para Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwTv5mP2yp3GmW7fcD2RgUeKY9Fa98dmsHGa6u4B7ZF6ZjFnNd9gC2Jt5wwC/geo4-02und01-acao-propositiva-texto.pdf

Para você saber mais:

Sobre a imigração alemã para Santa Catarina - http://expressao.com.br/ebooks/heranca_alema/LIVRO_HERANCA_ALEMA_SC.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que essa aula tratará da união de diversas culturas para formar uma sociedade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula dizendo para a turma que às vezes pessoas deixam sua terra-natal e partem para viver em um lugar totalmente diferente que pode ser outro país ou, até mesmo, uma outra região dentro do mesmo país. Pergunte para as crianças se elas acham que quando isso acontece as pessoas abandonam suas culturas ou as levam consigo.

Leia com a turma o texto do slide.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma a pergunta do slide e estimule que eles levantem hipótese e exponham ideias que ajudem a respondê-la. Estimule que as crianças pensem no assunto fazendo perguntas como: “Será que quando os alemães vieram para o Brasil, eles abandonaram totalmente suas culturas ou a trouxeram consigo?”.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a turma em 5 grupos. Entregue para cada grupo um tema de pesquisa (arquitetura, culinária, festejos, industrialização e esportes) e uma cópia do texto presente nos Materiais Complementares (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwTv5mP2yp3GmW7fcD2RgUeKY9Fa98dmsHGa6u4B7ZF6ZjFnNd9gC2Jt5wwC/geo4-02und01-acao-propositiva-texto.pdf).

Nesse texto os grupos encontrarão detalhes sobre aspectos presentes hoje na região do Vale do Itajaí, em SC, que foram influenciados pela cultura que os imigrantes trouxeram da Alemanha.

Peça que cada grupo leia o texto que recebeu e encontre nele a influência da imigração alemã no modo de vida existente hoje na região do Vale do Itajaí relacionada ao tema de pesquisa que recebeu. Ou seja, o grupo que recebe o tema arquitetura vai encontrar no texto a influência alemã relacionada à arquitetura, e assim por diante.

Peça que cada grupo desenhe algo, relacionado ao seu tema, que hoje faz parte da vida local e que foi intimamente influenciado pela imigração alemã.

Peça ainda que os grupos escrevam uma legenda explicando seus desenhos.

Terminado o trabalho, peça que os grupos apresentem para a turma suas descobertas e o desenho que produziram.

Como adequar à sua realidade:

Se na escola houver uma sala de informática ou recursos para acesso à internet pelos alunos, você pode, também, estender essa aula e sugerir uma pesquisa sobre o tema para que as crianças possam saber mais sobre a imigração alemã e sua influência cultural em Santa Catarina. O livro sugerido como material de apoio no primeiro slide é um exemplo de material com, inclusive, excelentes fotografias da época da imigração e da atualidade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Em papel craft ou cartolina, monte com a turma um texto coletivo (usando as ideias e conclusões das crianças) que explique tudo o que foi observado nessa aula, ou seja, que quando o povo alemão imigrou para o Brasil trouxe consigo a sua cultura que se misturou com a cultura brasileira formando a cultura presente hoje na região do Vale do Itajaí, em SC. Use os desenhos feitos pelas crianças na etapa anterior da aula para ilustrar ou exemplificar o texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, material complementar.

Material complementar:

Texto para Ação Propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwTv5mP2yp3GmW7fcD2RgUeKY9Fa98dmsHGa6u4B7ZF6ZjFnNd9gC2Jt5wwC/geo4-02und01-acao-propositiva-texto.pdf

Para você saber mais:

Sobre a imigração alemã para Santa Catarina - http://expressao.com.br/ebooks/heranca_alema/LIVRO_HERANCA_ALEMA_SC.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que essa aula tratará da união de diversas culturas para formar uma sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Inicie a aula dizendo para a turma que às vezes pessoas deixam sua terra-natal e partem para viver em um lugar totalmente diferente que pode ser outro país ou, até mesmo, uma outra região dentro do mesmo país. Pergunte para as crianças se elas acham que quando isso acontece as pessoas abandonam suas culturas ou as levam consigo.

Leia com a turma o texto do slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma a pergunta do slide e estimule que eles levantem hipótese e exponham ideias que ajudem a respondê-la. Estimule que as crianças pensem no assunto fazendo perguntas como: “Será que quando os alemães vieram para o Brasil, eles abandonaram totalmente suas culturas ou a trouxeram consigo?”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Divida a turma em 5 grupos. Entregue para cada grupo um tema de pesquisa (arquitetura, culinária, festejos, industrialização e esportes) e uma cópia do texto presente nos Materiais Complementares (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AwTv5mP2yp3GmW7fcD2RgUeKY9Fa98dmsHGa6u4B7ZF6ZjFnNd9gC2Jt5wwC/geo4-02und01-acao-propositiva-texto.pdf).

Nesse texto os grupos encontrarão detalhes sobre aspectos presentes hoje na região do Vale do Itajaí, em SC, que foram influenciados pela cultura que os imigrantes trouxeram da Alemanha.

Peça que cada grupo leia o texto que recebeu e encontre nele a influência da imigração alemã no modo de vida existente hoje na região do Vale do Itajaí relacionada ao tema de pesquisa que recebeu. Ou seja, o grupo que recebe o tema arquitetura vai encontrar no texto a influência alemã relacionada à arquitetura, e assim por diante.

Peça que cada grupo desenhe algo, relacionado ao seu tema, que hoje faz parte da vida local e que foi intimamente influenciado pela imigração alemã.

Peça ainda que os grupos escrevam uma legenda explicando seus desenhos.

Terminado o trabalho, peça que os grupos apresentem para a turma suas descobertas e o desenho que produziram.

Como adequar à sua realidade:

Se na escola houver uma sala de informática ou recursos para acesso à internet pelos alunos, você pode, também, estender essa aula e sugerir uma pesquisa sobre o tema para que as crianças possam saber mais sobre a imigração alemã e sua influência cultural em Santa Catarina. O livro sugerido como material de apoio no primeiro slide é um exemplo de material com, inclusive, excelentes fotografias da época da imigração e da atualidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Em papel craft ou cartolina, monte com a turma um texto coletivo (usando as ideias e conclusões das crianças) que explique tudo o que foi observado nessa aula, ou seja, que quando o povo alemão imigrou para o Brasil trouxe consigo a sua cultura que se misturou com a cultura brasileira formando a cultura presente hoje na região do Vale do Itajaí, em SC. Use os desenhos feitos pelas crianças na etapa anterior da aula para ilustrar ou exemplificar o texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano