17297
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Capoeira expressão cultural afro-brasileira

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre reconhecer a Capoeira como expressão cultural afro-brasileira.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Karina Steluti Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imagem slide 3. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público

Imagem slide 4 e 5. Fonte:CC BY-SA 3.0

Imagem slide 8.Fonte: CC BY 2.0

Vídeo acesse: https://youtu.be/FWgqB84-_o0

Material Complementar:

Texto para ação propositiva, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DwSnd5wEBUyf5Je2r74rdfGc8pJxSRDhfpNFNfpWPjAMP9K2M4gg9hA6XpCW/geo4-01und10-acao-propositiva-capoeira.pdf

Para você saber mais:

Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Contextos prévios: A turma poderá estar organizadas em agrupamentos de 4 alunos. É importante que já conheçam o conceito de Patrimônio Imaterial. Poderá desenvolver o Plano de aula GEO_01UND09 Zumbi dos palmares na história do negro africano..

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Diga que nessa aula falaremos sobre a Capoeira, uma expressão popular brasileira praticada pelos africanos que hoje é conhecida mundialmente.

Como adequar à sua realidade: Se a turma estiver numa região onde a Capoeira seja uma tradição muito conhecida, valorizar esse aspecto cultural da localidade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Comente sobre as características da imagem, sobre ela representar a roda de capoeira no Período Colonial. Atente para o local onde está acontecendo a roda, para os instrumentos utilizados. Em seguida projete as imagens do slide 4 e 5. Comente sobre o contexto atual da roda de capoeira. Atente para o local onde está ocorrendo, para os instrumentos que estão utilizando, no caso o berimbau, símbolo da capoeira. Faça a relação entre as três imagens. Comente que a Capoeira começou no Brasil no período Colonial com os povos escravizados e que até hoje é praticada.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, busque recortes de revistas ou imagens de capoeira em livros didáticos. Trabalhe com a turma em círculos para melhor visualização.

Materiais necessários:

Imagem slide 3. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público

Imagem slide 4 e 5. Fonte:CC BY-SA 3.0

Para você saber mais:

Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Comente sobre as características da imagem, sobre ela representar a roda de capoeira no Período Colonial. Atente para o local onde está acontecendo a roda, para os instrumentos utilizados. Em seguida projete as imagens do slide 4 e 5. Comente sobre o contexto atual da roda de capoeira. Atente para o local onde está ocorrendo, para os instrumentos que estão utilizando, no caso o berimbau, símbolo da capoeira. Faça a relação entre as três imagens. Comente que a Capoeira começou no Brasil no período Colonial com os povos escravizados e que até hoje é praticada.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, busque recortes de revistas ou imagens de capoeira em livros didáticos. Trabalhe com a turma em círculos para melhor visualização.

Materiais necessários:

Imagem slide 2. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público

Imagem slide 3. Fonte:CC BY-SA 3.0

Para você saber mais:

Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Comente sobre as características da imagem, sobre ela representar a roda de capoeira no Período Colonial. Atente para o local onde está acontecendo a roda, para os instrumentos utilizados. Em seguida projete as imagens do slide 4 e 5. Comente sobre o contexto atual da roda de capoeira. Atente para o local onde está ocorrendo, para os instrumentos que estão utilizando, no caso o berimbau, símbolo da capoeira. Faça a relação entre as três imagens. Comente que a Capoeira começou no Brasil no período Colonial com os povos escravizados e que até hoje é praticada.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, busque recortes de revistas ou imagens de capoeira em livros didáticos. Trabalhe com a turma em círculos para melhor visualização.

Materiais necessários:

Imagem slide 2. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público

Imagem slide 3. Fonte:CC BY-SA 3.0

Para você saber mais:

Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos projete a frase ou escreva no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre a importância da Capoeira na cultura brasileira. Questione seus alunos sobre conhecerem as características da Capoeira como a música, o estilo de movimentos e os instrumentos usados como o berimbau. Pergunte se alguém do grupo pratica a Capoeira ou se conhecem alguém que a pratique. Se já viram uma roda de Capoeira mesmo que na televisão. Questione sobre quais motivos levaram a Capoeira a ser tão conhecida no Brasil e no mundo.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase. Em seguida projete a imagem para que tenham conhecimento de outro espaço onde a capoeira é realizada. Diga que vão realizar uma atividade onde conhecerão a história da Capoeira no Brasil e suas características. Distribua o texto fatiado. Peça que organizem as tiras para conseguir ler as informações. Circule pelas duplas e garanta que todos estejam compreendendo a atividade.

Após a organização do texto, sugira que alguma dupla leia o texto organizado. Converse com eles sobre as informações encontradas. Pontue os motivos dos negros africanos terem desenvolvido a Capoeira e a utilizarem como forma de resistência aos maus tratos sofridos no regime de escravidão. Enfatize sobre o papel da Capoeira na cultura afro-brasileira, suas características que misturam luta, música e cultura de um povo, ou seja, como elemento que promovia o empoderamento dos povos escravizados nas lutas pela liberdade, ao mesmo tempo que praticavam sua cultura no Brasil. Valorize essa cultura ao pontuar a Capoeira como Patrimônio Imaterial levando a cultura brasileira por todo o mundo.

Imagem Fonte: CC BY 2.0

Material Complementar:

Texto para ação propositiva acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DwSnd5wEBUyf5Je2r74rdfGc8pJxSRDhfpNFNfpWPjAMP9K2M4gg9hA6XpCW/geo4-01und10-acao-propositiva-capoeira.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso haja impossibilidade de imprimir o texto fatiado, reproduza em papel pardo e organize o texto no coletivo.

Para você saber mais:

Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Conheça a metodologia Rotação por Estações. Acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase. Em seguida projete a imagem para que tenham conhecimento de outro espaço onde a capoeira é realizada. Diga que vão realizar uma atividade onde conhecerão a história da Capoeira no Brasil e suas características. Distribua o texto fatiado. Peça que organizem as tiras para conseguir ler as informações. Circule pelas duplas e garanta que todos estejam compreendendo a atividade.

Após a organização do texto, sugira que alguma dupla leia o texto organizado. Converse com eles sobre as informações encontradas. Pontue os motivos dos negros africanos terem desenvolvido a Capoeira e a utilizarem como forma de resistência aos maus tratos sofridos no regime de escravidão. Enfatize sobre o papel da Capoeira na cultura afro-brasileira, suas características que misturam luta, música e cultura de um povo, ou seja, como elemento que promovia o empoderamento dos povos escravizados nas lutas pela liberdade, ao mesmo tempo que praticavam sua cultura no Brasil. Valorize essa cultura ao pontuar a Capoeira como Patrimônio Imaterial levando a cultura brasileira por todo o mundo.

Imagem Fonte: CC BY 2.0

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que vão assistir um vídeo de uma roda de Capoeira. Após assistir o vídeo, peça que cada grupo registre um elemento fundamental que faz da Capoeira uma importante tradição cultural afro-brasileira, a ponto de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Converse com os alunos sobre suas anotações e as impressões percebidas por eles. Pontue sobre crianças estarem praticando a Capoeira, de ser um grupo organizado onde se apresentam na rua para as pessoas, do interesse da população em assistir a apresentação, da musicalidade, da ginga, dos movimentos e do jogo.

Vídeo acesse: https://youtu.be/FWgqB84-_o0

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar o vídeo, proponha uma apresentação feita pelos alunos simulando uma roda de Capoeira. Outra possibilidade é buscar um Grupo de Capoeira para se apresentar na escola.

Para você saber mais:

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Imagem slide 3. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público

Imagem slide 4 e 5. Fonte:CC BY-SA 3.0

Imagem slide 8.Fonte: CC BY 2.0

Vídeo acesse: https://youtu.be/FWgqB84-_o0

Material Complementar:

Texto para ação propositiva, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DwSnd5wEBUyf5Je2r74rdfGc8pJxSRDhfpNFNfpWPjAMP9K2M4gg9hA6XpCW/geo4-01und10-acao-propositiva-capoeira.pdf

Para você saber mais:

Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Contextos prévios: A turma poderá estar organizadas em agrupamentos de 4 alunos. É importante que já conheçam o conceito de Patrimônio Imaterial. Poderá desenvolver o Plano de aula GEO_01UND09 Zumbi dos palmares na história do negro africano..

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Diga que nessa aula falaremos sobre a Capoeira, uma expressão popular brasileira praticada pelos africanos que hoje é conhecida mundialmente.

Como adequar à sua realidade: Se a turma estiver numa região onde a Capoeira seja uma tradição muito conhecida, valorizar esse aspecto cultural da localidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Comente sobre as características da imagem, sobre ela representar a roda de capoeira no Período Colonial. Atente para o local onde está acontecendo a roda, para os instrumentos utilizados. Em seguida projete as imagens do slide 4 e 5. Comente sobre o contexto atual da roda de capoeira. Atente para o local onde está ocorrendo, para os instrumentos que estão utilizando, no caso o berimbau, símbolo da capoeira. Faça a relação entre as três imagens. Comente que a Capoeira começou no Brasil no período Colonial com os povos escravizados e que até hoje é praticada.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, busque recortes de revistas ou imagens de capoeira em livros didáticos. Trabalhe com a turma em círculos para melhor visualização.

Materiais necessários:

Imagem slide 3. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público

Imagem slide 4 e 5. Fonte:CC BY-SA 3.0

Para você saber mais:

Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Comente sobre as características da imagem, sobre ela representar a roda de capoeira no Período Colonial. Atente para o local onde está acontecendo a roda, para os instrumentos utilizados. Em seguida projete as imagens do slide 4 e 5. Comente sobre o contexto atual da roda de capoeira. Atente para o local onde está ocorrendo, para os instrumentos que estão utilizando, no caso o berimbau, símbolo da capoeira. Faça a relação entre as três imagens. Comente que a Capoeira começou no Brasil no período Colonial com os povos escravizados e que até hoje é praticada.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, busque recortes de revistas ou imagens de capoeira em livros didáticos. Trabalhe com a turma em círculos para melhor visualização.

Materiais necessários:

Imagem slide 2. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público

Imagem slide 3. Fonte:CC BY-SA 3.0

Para você saber mais:

Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do slide 3. Comente sobre as características da imagem, sobre ela representar a roda de capoeira no Período Colonial. Atente para o local onde está acontecendo a roda, para os instrumentos utilizados. Em seguida projete as imagens do slide 4 e 5. Comente sobre o contexto atual da roda de capoeira. Atente para o local onde está ocorrendo, para os instrumentos que estão utilizando, no caso o berimbau, símbolo da capoeira. Faça a relação entre as três imagens. Comente que a Capoeira começou no Brasil no período Colonial com os povos escravizados e que até hoje é praticada.

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar a imagem, busque recortes de revistas ou imagens de capoeira em livros didáticos. Trabalhe com a turma em círculos para melhor visualização.

Materiais necessários:

Imagem slide 2. "Jogar Capoeira" ou Danse de la Guerre, de Johann Moritz Rugendas, de 1835. Fonte:Domínio público

Imagem slide 3. Fonte:CC BY-SA 3.0

Para você saber mais:

Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos projete a frase ou escreva no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre a importância da Capoeira na cultura brasileira. Questione seus alunos sobre conhecerem as características da Capoeira como a música, o estilo de movimentos e os instrumentos usados como o berimbau. Pergunte se alguém do grupo pratica a Capoeira ou se conhecem alguém que a pratique. Se já viram uma roda de Capoeira mesmo que na televisão. Questione sobre quais motivos levaram a Capoeira a ser tão conhecida no Brasil e no mundo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase. Em seguida projete a imagem para que tenham conhecimento de outro espaço onde a capoeira é realizada. Diga que vão realizar uma atividade onde conhecerão a história da Capoeira no Brasil e suas características. Distribua o texto fatiado. Peça que organizem as tiras para conseguir ler as informações. Circule pelas duplas e garanta que todos estejam compreendendo a atividade.

Após a organização do texto, sugira que alguma dupla leia o texto organizado. Converse com eles sobre as informações encontradas. Pontue os motivos dos negros africanos terem desenvolvido a Capoeira e a utilizarem como forma de resistência aos maus tratos sofridos no regime de escravidão. Enfatize sobre o papel da Capoeira na cultura afro-brasileira, suas características que misturam luta, música e cultura de um povo, ou seja, como elemento que promovia o empoderamento dos povos escravizados nas lutas pela liberdade, ao mesmo tempo que praticavam sua cultura no Brasil. Valorize essa cultura ao pontuar a Capoeira como Patrimônio Imaterial levando a cultura brasileira por todo o mundo.

Imagem Fonte: CC BY 2.0

Material Complementar:

Texto para ação propositiva acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DwSnd5wEBUyf5Je2r74rdfGc8pJxSRDhfpNFNfpWPjAMP9K2M4gg9hA6XpCW/geo4-01und10-acao-propositiva-capoeira.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso haja impossibilidade de imprimir o texto fatiado, reproduza em papel pardo e organize o texto no coletivo.

Para você saber mais:

Acesse o site: https://www.dw.com/pt-br/unesco-reconhece-capoeira-como-patrim%C3%B4nio-cultural-imaterial-da-humanidade/a-18090747

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Conheça a metodologia Rotação por Estações. Acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem

Slide Plano Aula

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva no quadro a frase. Em seguida projete a imagem para que tenham conhecimento de outro espaço onde a capoeira é realizada. Diga que vão realizar uma atividade onde conhecerão a história da Capoeira no Brasil e suas características. Distribua o texto fatiado. Peça que organizem as tiras para conseguir ler as informações. Circule pelas duplas e garanta que todos estejam compreendendo a atividade.

Após a organização do texto, sugira que alguma dupla leia o texto organizado. Converse com eles sobre as informações encontradas. Pontue os motivos dos negros africanos terem desenvolvido a Capoeira e a utilizarem como forma de resistência aos maus tratos sofridos no regime de escravidão. Enfatize sobre o papel da Capoeira na cultura afro-brasileira, suas características que misturam luta, música e cultura de um povo, ou seja, como elemento que promovia o empoderamento dos povos escravizados nas lutas pela liberdade, ao mesmo tempo que praticavam sua cultura no Brasil. Valorize essa cultura ao pontuar a Capoeira como Patrimônio Imaterial levando a cultura brasileira por todo o mundo.

Imagem Fonte: CC BY 2.0

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Diga que vão assistir um vídeo de uma roda de Capoeira. Após assistir o vídeo, peça que cada grupo registre um elemento fundamental que faz da Capoeira uma importante tradição cultural afro-brasileira, a ponto de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Converse com os alunos sobre suas anotações e as impressões percebidas por eles. Pontue sobre crianças estarem praticando a Capoeira, de ser um grupo organizado onde se apresentam na rua para as pessoas, do interesse da população em assistir a apresentação, da musicalidade, da ginga, dos movimentos e do jogo.

Vídeo acesse: https://youtu.be/FWgqB84-_o0

Como adequar à sua realidade: Na impossibilidade de projetar o vídeo, proponha uma apresentação feita pelos alunos simulando uma roda de Capoeira. Outra possibilidade é buscar um Grupo de Capoeira para se apresentar na escola.

Para você saber mais:

Conheça mais sobre a Capoeira no Brasil com a entrevista do Mestre Suassuna. Acesse aqui: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/09/01/%E2%80%98Todo-brasileiro-gosta-de-capoeira-mas-tem-um-p%C3%A9-atr%C3%A1s-com-o-passado-dela%E2%80%99

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano