Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet ou outra ferramenta que possa realizar uma aula síncrona
- Optativas: Google Classroom, Google Desenhos e Paint
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano é que os estudantes produzam a planta da sala de aula respeitando a organização espacial dos objetos. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre como representar o espaço da sala de aula através de um mapa básico, observando o tamanho dos objetos dispostos na sala.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Explique aos alunos que podemos representar o espaço geográfico ou um recorte dele de diversas maneiras, sendo uma delas a planta. Com base na planta, é possível identificar elementos que constam nos lugares e sua distribuição espacial. Porém, quando vamos fazer a representação de um lugar, os objetos são vistos de um outro ângulo e, por isso, algumas vezes torna-se difícil reconhecê-los. Por exemplo: ver a lateral de uma mesa é diferente de vê-la de cima.
Pergunte à turma quais são os objetos que eles percebem que estão representados na planta da sala de aula exposta na imagem que você enviou. A imagem da planta da sala de aula para ser enviada está disponível aqui.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Com base na imagem do slide anterior, questione a turma como podemos representar a sala de aula e o tamanho dos objetos presentes nela, como se estivéssemos olhando esse espaço de cima. Aguarde as respostas por mensagens de texto ou áudio.
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma videoaula solicitando aos alunos que desenhem como eles percebem a organização do espaço da sala de aula. No desenho devem constar todos os elementos que estão na classe, ou seja, mesas, cadeiras, estantes, quadro, cesto de lixo, porta, entre outros. Oriente-os a prestar atenção nos tamanhos dos objetos: os que são maiores não devem ser representados com maior destaque que os menores. Se preferir, peça que eles utilizem o Google Desenhos (veja aqui como usar a ferramenta) ou Paint.
Sistematização (30 minutos – sincronamente)
Reúna os alunos para que eles mostrem como fizeram a representação da sala de aula na planta. Converse com eles sobre o tamanho dos objetos e peça que expliquem como fizeram para desenhá-los de maneira proporcional. Utilize o Google Meet para este momento síncrono.
Convite às famílias
Oriente que as famílias ajudem as crianças nas produções dos desenhos da planta da sala de aula.