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Plano de aula - Representando o espaço da sala de aula

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre produzir a planta da sala de aula respeitando a organização espacial dos objetos.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, papel sulfite, lápis, lápis de cor, régua, borracha, projetor multimídia, computador.

Materiais Complementares:

Imagem do mapa da sala de aula para imprimir. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Php4ZhHsTKxkqBtxUhSx2ZP6gPW4AXb2acJsEp9jWPnQJsS2MuuQRSDW67hv/ge03-06und05-contextualizacao-imagem-do-mapa-da-sala-de-aula.pdf

Para você saber mais: Para fins de aprofundamento no tema da Alfabetização Cartográfica para crianças, sugerimos a seguinte indicação: ALMEIDA, Rosângela Doin. Cartografia Escolar. 2 ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como podemos representar o espaço da sala de aula através de um mapa básico, observando o tamanho do objetos que estão dispostos na sala.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique aos alunos que podemos representar o espaço geográfico ou um recorte dele de diversas maneiras, sendo uma delas a planta. Com base na planta, é possível identificar elementos que constam nos lugares e sua distribuição espacial. Porém, quando vamos fazer a representação de um lugar, os objetos são vistos de um outro ângulo e, por isso, algumas vezes torna-se difícil reconhecê-los. Por exemplo: ver a lateral de uma mesa, é diferente de vê-la de cima, onde poderemos observar apenas a parte de cima da mesa, sem as suas pernas. Assim, questione à turma quais são os objetos que eles percebem que estão representados na planta da sala de aula exposta (se não puder projetar, imprima a imagem para que os alunos possam visualizar).

Materiais Complementares:

Imagem da planta da sala de aula para imprimir. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Php4ZhHsTKxkqBtxUhSx2ZP6gPW4AXb2acJsEp9jWPnQJsS2MuuQRSDW67hv/ge03-06und05-contextualizacao-imagem-do-mapa-da-sala-de-aula.pdf

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Incentive os alunos a observarem a sala de aula e o elementos que estão presentes nela. Cadeiras, mesas, cesto de lixo, mesa do(a) professor(a), quadro, porta, murais, etc. Com base na imagem do slide anterior, questione a turma como podemos representar a sala de aula e o tamanho dos objetos presentes nela, como se estivéssemos olhando esse espaço de cima?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que desenhem no papel sulfite como eles percebem a organização do espaço da sala de aula. No desenho devem constar todos os objetos que estão na classe, ou seja, mesas, cadeiras, estantes, quadro, cesto de lixo, a porta, entre outros. Oriente aos alunos que prestem atenção nos tamanhos dos objetos. Os que são maiores não devem ser representados com maior destaque que os menores.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Reúna os alunos para que eles mostrem como fizeram a representação da sala de aula na planta. Observe e discuta como eles conseguiram representar os objetos presentes na sala, do ponto de vista da imagem vertical (aérea), como se estivessem olhando-a de cima. Também, converse com eles sobre a representação do tamanho dos objetos, e peça que expliquem como fizeram para desenhar os objetos da sala de aula de maneira proporcional, no papel sulfite.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, papel sulfite, lápis, lápis de cor, régua, borracha, projetor multimídia, computador.

Materiais Complementares:

Imagem do mapa da sala de aula para imprimir. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Php4ZhHsTKxkqBtxUhSx2ZP6gPW4AXb2acJsEp9jWPnQJsS2MuuQRSDW67hv/ge03-06und05-contextualizacao-imagem-do-mapa-da-sala-de-aula.pdf

Para você saber mais: Para fins de aprofundamento no tema da Alfabetização Cartográfica para crianças, sugerimos a seguinte indicação: ALMEIDA, Rosângela Doin. Cartografia Escolar. 2 ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como podemos representar o espaço da sala de aula através de um mapa básico, observando o tamanho do objetos que estão dispostos na sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique aos alunos que podemos representar o espaço geográfico ou um recorte dele de diversas maneiras, sendo uma delas a planta. Com base na planta, é possível identificar elementos que constam nos lugares e sua distribuição espacial. Porém, quando vamos fazer a representação de um lugar, os objetos são vistos de um outro ângulo e, por isso, algumas vezes torna-se difícil reconhecê-los. Por exemplo: ver a lateral de uma mesa, é diferente de vê-la de cima, onde poderemos observar apenas a parte de cima da mesa, sem as suas pernas. Assim, questione à turma quais são os objetos que eles percebem que estão representados na planta da sala de aula exposta (se não puder projetar, imprima a imagem para que os alunos possam visualizar).

Materiais Complementares:

Imagem da planta da sala de aula para imprimir. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Php4ZhHsTKxkqBtxUhSx2ZP6gPW4AXb2acJsEp9jWPnQJsS2MuuQRSDW67hv/ge03-06und05-contextualizacao-imagem-do-mapa-da-sala-de-aula.pdf

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Incentive os alunos a observarem a sala de aula e o elementos que estão presentes nela. Cadeiras, mesas, cesto de lixo, mesa do(a) professor(a), quadro, porta, murais, etc. Com base na imagem do slide anterior, questione a turma como podemos representar a sala de aula e o tamanho dos objetos presentes nela, como se estivéssemos olhando esse espaço de cima?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Solicite aos alunos que desenhem no papel sulfite como eles percebem a organização do espaço da sala de aula. No desenho devem constar todos os objetos que estão na classe, ou seja, mesas, cadeiras, estantes, quadro, cesto de lixo, a porta, entre outros. Oriente aos alunos que prestem atenção nos tamanhos dos objetos. Os que são maiores não devem ser representados com maior destaque que os menores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Reúna os alunos para que eles mostrem como fizeram a representação da sala de aula na planta. Observe e discuta como eles conseguiram representar os objetos presentes na sala, do ponto de vista da imagem vertical (aérea), como se estivessem olhando-a de cima. Também, converse com eles sobre a representação do tamanho dos objetos, e peça que expliquem como fizeram para desenhar os objetos da sala de aula de maneira proporcional, no papel sulfite.

Slide Plano Aula

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