Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, os alunos devem ser divididos em equipes com até 4 alunos.
Materiais necessários: Tampas de garrafa PET, cartolina, isopor, pedaços de madeira e papelão, papéis diversos, tesoura, cola branca e de madeira, projetor multimídia, computador, imagem aérea da escola impressa ou digital, lápis para quadro, quadro.
Para você saber mais:
A respeito da importância da produção de maquetes para o ensino de Geografia, acessar o artigo “O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem segundo licenciandos em Geografia. Disponível em:
revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/download/edu.2015.192.11/4713 Acesso em 14 de março de 2019.
Para fazer o download do programa Google Earth, utilize o link a seguir: https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html Acesso em 14 de março de 2019.
Contextos prévios: Para a execução desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimentos relacionados à construção de maquetes, assim como noções sobre imagens de satélite e fotografias aéreas, sendo estes conteúdos partes integrantes dos conhecimentos adquiridos no 2º e 3º ano dos Anos Iniciais, conforme a Base Nacional Comum Curricular
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre as imagens de satélite produzidas pelo programa Google Earth, e farão a criação de uma maquete da área do bairro em que a escola está inserida.
Como adequar à sua realidade: As imagens coletadas do Google Earth irão variar de acordo com o município em que sua cidade estiver localizada. Por essa razão, este plano não disponibilizará os recortes das imagens específicas. O fará apenas para fins de explicação de como a atividade de ser realizada.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Explique aos alunos o que é o programa Google Earth e como ele utiliza as imagens produzidas pelos satélites da NASA, para que possamos ter acesso às imagens aéreas dos locais que moramos, ou mesmo daqueles distantes, os quais não temos a oportunidade de visitar ou conhecer. Se possível, acesse a internet para demonstrar aos alunos como o programa funciona.
Leve para a turma a seguinte situação: “Com o objetivo de ajudar os alunos a compreender como podemos representar um determinado espaço visto de cima (visão vertical), o professor Miguel utilizou o programa Google Earth para fazer um recorte do entorno da escola através das imagens de satélite disponíveis no programa”.
Utilize a imagem do slide para ilustrar aos alunos o recorte espacial feito pelo professor, a fim de explicar à turma como podemos observar um espaço visto de cima.
Fonte da Imagem: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/7lvzopTxjOU Acesso em 13 de março de 2019
Como adequar à sua realidade: Caso você ou a escola não tenham a licença de uso do programa Google Earth, você pode utilizar o Google Maps, que é gratuito e aberto a todos.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou entregue impressa aos grupos a imagem aérea que você coletou no programa Google Earth, do entorno da escola. Solicite que eles observem o que existe ao redor da escola, e como eles poderiam representar essa imagem na maquete, utilizando os materiais que trouxeram.
A partir da imagem aérea da escola, oportunize aos alunos observarem os elementos que estão ao redor da escola, como praças, árvores, casas, entre outros locais que podem servir de ponto de referência para a localização da escola dentro da imagem. Nesse sentido, os alunos deverão utilizar os materiais solicitados, no intuito de projetar a maquete do entorno da escola, destacando nela os pontos de referência que conseguiram observar/perceber.
Para você saber mais:
Para fazer o download do programa Google Earth, utilize o link a seguir: https://www.google.com.br/earth/download/gep/agree.html Acesso em 14 de março de 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: A partir da imagem de satélite do entorno da escola, solicite que os alunos em grupos de até 4 pessoas, elaborem uma maquete com os materiais solicitados, tais como tampas de garrafa PET, pedaços de madeira, papelão, papéis diversos, entre outros materiais úteis para a maquete. Ao final, veja com os alunos quais elementos eles conseguiram abordar na maquete, e se ela está condizente com a imagem área trazida no início da aula.
Como adequar à sua realidade: Caso não consiga localizar o entorno da escola no programa, ou mesmo se você achar que ele não é interessante de ser representado na maquete, sugerimos que adeque a proposta traçando o recorte de algum lugar conhecido do município, e que seja mais fácil para os alunos reproduzirem no trabalho concreto.
Sistematização
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações: Como finalização da aula, solicite que os grupos apresentem como fizeram as maquetes, e observem a construção dos colegas. É uma ótima oportunidade de reforçar com os alunos como podemos enxergar um mesmo lugar, sob diferentes ângulos e pontos de vista.