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Plano de aula > Geografia > 3º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Produção de legendas em croquis

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre produzir a legenda de um croqui de autoria dos alunos, utilizando símbolos e cores diferentes.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet ou outra ferramenta que possibilite um momento síncrono

- Optativas: Google Classroom e Youtube

Valor trabalhado

- Cidadania

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os estudantes, produzam a legenda de um croqui de sua autoria, utilizando símbolos e cores diferentes. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre o significado de um croqui, a importância da sua legenda e que produzirão um croqui com legenda de acordo com o trajeto que realizam de casa para a escola.

Contextualização (35 minutos)

Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Dê início à contextualização questionando aos alunos se eles sabem o que é um croqui. Em seguida, forneça a definição deste produto cartográfico, conforme se apresenta no slide. 

Utilize o croqui apresentado para exemplificar como ele se caracteriza e como a legenda pode ser construída. Aborde a temática da legenda, explicando que ela serve como um vocabulário para o mapa. Apresente a legenda do croqui (que pode ser impresso para que os alunos vejam) e mostre como a legenda é utilizada para explicar as cores e os símbolos existentes nele.

Mostre aos alunos que, assim como as cores, os mapas e croquis também podem conter símbolos que indicam lugares e pontos de referências que servem para facilitar a chegada de alguém a um determinado lugar. Esses símbolos podem já ser conhecidos, como a cruz, que simboliza o hospital, a igreja ou o cemitério, mas também podem ser criados pelo autor do croqui.

Aproveite essa oportunidade para incentivar que eles criem seus próprios símbolos. Lembre a turma que o significado do símbolo ou da cor devem ser explicados no mapa, conforme exposto no slide, pois nem toda a simbologia tem significado óbvio para o leitor.

Problematização (60 minutos - assincronamente)

Grave um vídeo relatando a seguinte história para os alunos: Felipe conheceu Pedro no primeiro dia de aula. Em pouco tempo de conversa, perceberam que tinham muito em comum e, por isso, poderiam se visitar. Ambos procuraram a professora Juliana para ajudá-los na confecção de um mapa que ilustrasse o caminho entre a casa um do outro, evidenciando os pontos de referência, de modo que a localização das casas ficasse mais fácil. Contudo, a professora percebeu que essa poderia ser uma ótima oportunidade para ensinar a todos os alunos da turma como fazerem o caminho para a sua casa e ainda construírem uma legenda para o mapa.

Em seguida, questione a turma como eles fariam para ensinar o caminho de casa para um(a) colega de classe.

Ação propositiva (um dia - assincronamente)

Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias. Com a turma dividida em duplas, peça que eles desenhem o trajeto da sua casa até a escola em uma folha de papel A4. No croqui, peça que façam a legenda com símbolos e cores para indicar os pontos de referência que o colega deve seguir para chegar no destino pretendido.

Esse exercício de mapeamento do trajeto casa escola a partir de referências que têm na memória é também chamado de mapa mental que, no caso, é acompanhado de uma legenda. Como estamos em isolamento social, oriente que eles façam este encontro da produção dos desenhos por videochamada, utilizando o WhatsApp, assim irão se reencontrar também.

Sistematização (50 minutos - sincronamente)

Marque um encontro de forma síncrona com os estudantes. Peça para que eles apresentem o seu croqui, explicando como devem fazer para chegar na casa do colega. Ao final, organize um vídeo com todas as produções.

Conclua a aula conversando com os alunos sobre a importância da legenda para os mapas, sejam eles simples como os croquis, ou mais elaborados, como o mapa apresentado no início da aula. Explique que a legenda funciona como um dicionário do mapa, pois nos ajuda a compreender o que significa cada símbolo presente nele e facilita a leitura do mapa, ou seja, o entendimento das suas informações.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo que segue como sugestão:

- “O mapa”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_06UND03

(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.


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