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Plano de aula - Produção de legendas em croquis

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre produzir a legenda de um croqui de autoria dos alunos, utilizando símbolos e cores diferentes.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, organize os alunos em duplas.

Materiais necessários: Folha de papel A4, lápis, lápis de cor, barbante para o varal, tesoura, cola branca.

Como adequar à sua realidade: Caso você já tenha ministrado uma aula semelhante a esta em outra turma, você pode trazer um exemplo de croqui criado por um aluno, de modo que sirva de exemplo para os demais no momento da contextualização.

Para você saber mais: O croqui, como está descrito no slide 3, trata-se de uma representação espacial que não obedece regras e/ou normas estéticas formais. Ele é uma forma de esboço do mapa que não tem compromisso com a definição de escala, medidas ou formas. Nos anos iniciais do ensino fundamental, é importante que o aluno tenha acesso a esse conhecimento como uma das formas de dar seguimento à sua Alfabetização Cartográfica, como aponta Elza Passini ao utilizar este termo que se refere a “uma proposta de transposição didática da Cartografia Básica e da Cartografia Temática para usuários do ensino fundamental, em que se aborde o mapa do ponto de vista metodológico e cognitivo. Ela é uma proposta para que alunos vivenciem as funções do cartógrafo e do geógrafo, transitando do nível elementar para o nível avançado, tornando-se leitores eficientes de mapas. O aluno-mapeador desenvolve habilidades necessárias ao geógrafo investigador: observação, levantamento, tratamento, análise e interpretação de dados. O espaço lido e mapeado é ressignificado (PASSINI, 2007, p. 147).

Referência da citação: PASSINI, E. Y. Alfabetização Cartográfica. In: PASSINI, E. Y; MALYSZ, S. T. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto; 2007. p. 143-55.

Para ver exemplos de croquis, acesse o site do IBGE, na aba Educa IBGE. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/mural.html Acesso em 25 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: Este plano foi desenvolvido para alunos que já tenham sido apresentados ao conteúdo de Elementos do Mapa, sendo a legenda um destes.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre o significado de um croqui, da importância da legenda para este, e produzirão um croqui com legenda, de acordo com o trajeto que realizam de casa para a escola.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Dê início à contextualização questionando aos alunos se eles sabem o que é um croqui. Em seguida, forneça a definição deste produto cartográfico, conforme se apresenta no slide. Caso não possa projetar, escreva no quadro ou leia a definição para os alunos. Utilize o croqui apresentado no slide para exemplificar como ele se caracteriza, e como a legenda pode ser construída.

Atente para a divisão do tempo destinado à contextualização. Ela está dividida em dois momentos, com tempo total de 8 minutos.

Para você saber mais:

Definição de Croqui. Disponível em: http://portalgeograficodalara.blogspot.com/2012/07/cartografia-mapas-cartas-e-croquis.html Acesso em 25 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem: Elisabeth Araújo. Criação em 12 de março de 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Na segunda parte da contextualização, aborde a temática da legenda, explicando que ela serve como um vocabulário para o mapa. Apresente a legenda do croqui apresentado anteriormente (que pode ser impresso para que os alunos vejam) e mostre como a legenda é utilizada para explicar as cores e os símbolos existentes nele.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos que assim como as cores, os mapas e croquis também podem conter símbolos, que indicam lugares e pontos de referências que servem para facilitar a chegada de alguém a um determinado lugar. Esses símbolos podem já ser conhecidos, como a cruz que simboliza o hospital, a igreja ou o cemitério, mas também podem ser criados pelo autor do croqui. Aproveite essa oportunidade para incentivar que os alunos criem seus próprios símbolos. Lembre também a turma que o significado do símbolo ou da cor devem ser explicados no mapa, conforme exposto no slide, pois nem toda a simbologia tem significado óbvio para o leitor do croqui ou mapa.

Fonte das imagens: Elisabeth Araújo. Criação em 25 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Relate a seguinte história para os alunos: “Felipe conheceu Pedro no primeiro dia de aula. Em pouco tempo de conversa, perceberam que tinham muito em comum e, por isso, poderiam se visitar. Ambos procuraram a professora Juliana para ajudá-los na confecção de um mapa que ilustrasse o caminho entre a casa um do outro, evidenciando os pontos de referência, de modo que a localização das casas ficasse mais fácil. Contudo, a professora percebeu que essa poderia ser uma ótima oportunidade para ensinar a todos os alunos da turma como fazerem o caminho para a sua casa e ainda construírem uma legenda para o mapa”. Em seguida, questione a turma como eles fariam para ensinar o caminho da sua casa para um(a) colega de classe.

Fonte das Imagens: Banco de Imagens Nova Escola.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma dividida em duplas, entregue uma folha de papel A4 a cada aluno, e peça que desenhem o trajeto da sua casa até a escola. No croqui, peça que façam a legenda com símbolos e cores para indicar os pontos de referência que o(a) colega deve seguir para chegar no destino pretendido. Esse exercício de mapeamento do trajeto casa escola a partir de referências que têm na memória é também chamado de mapa mental que, no caso, é acompanhado de uma legenda.

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Reúna os alunos em um círculo, e peça para que eles apresentem o seu croqui, explicando como devem fazer para chegar na casa do (a) colega. Ao final, pendure os croquis dos alunos no varal de produções da sala, de modo que fique exposto durante alguns dias. Conclua a aula conversando com os alunos sobre a importância da legenda para os mapas, sejam eles simples como os croquis, ou mais elaborados, como o mapa apresentado no início da aula. Explique que a legenda funciona como um dicionário do mapa, pois nos ajuda a compreender o que significa cada símbolo presente nele, e facilita a leitura do mapa, ou seja, o entendimento das suas informações.

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, organize os alunos em duplas.

Materiais necessários: Folha de papel A4, lápis, lápis de cor, barbante para o varal, tesoura, cola branca.

Como adequar à sua realidade: Caso você já tenha ministrado uma aula semelhante a esta em outra turma, você pode trazer um exemplo de croqui criado por um aluno, de modo que sirva de exemplo para os demais no momento da contextualização.

Para você saber mais: O croqui, como está descrito no slide 3, trata-se de uma representação espacial que não obedece regras e/ou normas estéticas formais. Ele é uma forma de esboço do mapa que não tem compromisso com a definição de escala, medidas ou formas. Nos anos iniciais do ensino fundamental, é importante que o aluno tenha acesso a esse conhecimento como uma das formas de dar seguimento à sua Alfabetização Cartográfica, como aponta Elza Passini ao utilizar este termo que se refere a “uma proposta de transposição didática da Cartografia Básica e da Cartografia Temática para usuários do ensino fundamental, em que se aborde o mapa do ponto de vista metodológico e cognitivo. Ela é uma proposta para que alunos vivenciem as funções do cartógrafo e do geógrafo, transitando do nível elementar para o nível avançado, tornando-se leitores eficientes de mapas. O aluno-mapeador desenvolve habilidades necessárias ao geógrafo investigador: observação, levantamento, tratamento, análise e interpretação de dados. O espaço lido e mapeado é ressignificado (PASSINI, 2007, p. 147).

Referência da citação: PASSINI, E. Y. Alfabetização Cartográfica. In: PASSINI, E. Y; MALYSZ, S. T. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto; 2007. p. 143-55.

Para ver exemplos de croquis, acesse o site do IBGE, na aba Educa IBGE. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/mural.html Acesso em 25 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: Este plano foi desenvolvido para alunos que já tenham sido apresentados ao conteúdo de Elementos do Mapa, sendo a legenda um destes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre o significado de um croqui, da importância da legenda para este, e produzirão um croqui com legenda, de acordo com o trajeto que realizam de casa para a escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Dê início à contextualização questionando aos alunos se eles sabem o que é um croqui. Em seguida, forneça a definição deste produto cartográfico, conforme se apresenta no slide. Caso não possa projetar, escreva no quadro ou leia a definição para os alunos. Utilize o croqui apresentado no slide para exemplificar como ele se caracteriza, e como a legenda pode ser construída.

Atente para a divisão do tempo destinado à contextualização. Ela está dividida em dois momentos, com tempo total de 8 minutos.

Para você saber mais:

Definição de Croqui. Disponível em: http://portalgeograficodalara.blogspot.com/2012/07/cartografia-mapas-cartas-e-croquis.html Acesso em 25 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem: Elisabeth Araújo. Criação em 12 de março de 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Na segunda parte da contextualização, aborde a temática da legenda, explicando que ela serve como um vocabulário para o mapa. Apresente a legenda do croqui apresentado anteriormente (que pode ser impresso para que os alunos vejam) e mostre como a legenda é utilizada para explicar as cores e os símbolos existentes nele.

Slide Plano Aula

Orientações: Apresente aos alunos que assim como as cores, os mapas e croquis também podem conter símbolos, que indicam lugares e pontos de referências que servem para facilitar a chegada de alguém a um determinado lugar. Esses símbolos podem já ser conhecidos, como a cruz que simboliza o hospital, a igreja ou o cemitério, mas também podem ser criados pelo autor do croqui. Aproveite essa oportunidade para incentivar que os alunos criem seus próprios símbolos. Lembre também a turma que o significado do símbolo ou da cor devem ser explicados no mapa, conforme exposto no slide, pois nem toda a simbologia tem significado óbvio para o leitor do croqui ou mapa.

Fonte das imagens: Elisabeth Araújo. Criação em 25 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Relate a seguinte história para os alunos: “Felipe conheceu Pedro no primeiro dia de aula. Em pouco tempo de conversa, perceberam que tinham muito em comum e, por isso, poderiam se visitar. Ambos procuraram a professora Juliana para ajudá-los na confecção de um mapa que ilustrasse o caminho entre a casa um do outro, evidenciando os pontos de referência, de modo que a localização das casas ficasse mais fácil. Contudo, a professora percebeu que essa poderia ser uma ótima oportunidade para ensinar a todos os alunos da turma como fazerem o caminho para a sua casa e ainda construírem uma legenda para o mapa”. Em seguida, questione a turma como eles fariam para ensinar o caminho da sua casa para um(a) colega de classe.

Fonte das Imagens: Banco de Imagens Nova Escola.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Com a turma dividida em duplas, entregue uma folha de papel A4 a cada aluno, e peça que desenhem o trajeto da sua casa até a escola. No croqui, peça que façam a legenda com símbolos e cores para indicar os pontos de referência que o(a) colega deve seguir para chegar no destino pretendido. Esse exercício de mapeamento do trajeto casa escola a partir de referências que têm na memória é também chamado de mapa mental que, no caso, é acompanhado de uma legenda.

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Reúna os alunos em um círculo, e peça para que eles apresentem o seu croqui, explicando como devem fazer para chegar na casa do (a) colega. Ao final, pendure os croquis dos alunos no varal de produções da sala, de modo que fique exposto durante alguns dias. Conclua a aula conversando com os alunos sobre a importância da legenda para os mapas, sejam eles simples como os croquis, ou mais elaborados, como o mapa apresentado no início da aula. Explique que a legenda funciona como um dicionário do mapa, pois nos ajuda a compreender o que significa cada símbolo presente nele, e facilita a leitura do mapa, ou seja, o entendimento das suas informações.

Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola.

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