17290
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Representação cartográfica do bairro

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre interpretar e identificar possíveis mudanças no bairro, através de imagens de satélite.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO6) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Divida a turma em no máximo quatro grupos.

Materiais necessários: Imagens de satélite do bairro da escola e cartolina.

Link dos mapas: Para fazer os recortes e impressões das imagens de satélites, acesse:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

https://www.google.com.br/maps

Para você saber mais:

ALMEIDA, R. D. (org.) Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002.

O Lugar e o Bairro no Ensino de Geografia: refletindo sobre situações de ensino em uma escola da periferia de Uberlândia- MG http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.3/Art%206%20REG%20v2n3%20DUARTE.pdf acesso: 27/04/2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale com alunos: Hoje iremos tratar sobre assuntos do nosso dia a dia e propor mudanças como: melhorar o acesso de pedestres, observar se às calçadas atendem a todos com ou sem deficiência, notar se os semáforos e a velocidade permitida, no entorno da escola, estão sendo respeitados e outras.

Divida a turma em quatro grupos, no máximo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça uma pesquisa sobre o bairro onde fica a escola, conte para os alunos a história e o significado do nome. Como o nome foi escolhido, quanto tempo atrás, e pergunte se eles gostariam de mudar o nome e por quê?

Seria interessante levar imagens antigas do bairro para que os alunos pudessem perceber as mudanças, durante o passar do tempo.

Como adequar à sua realidade: Caso o bairro seja recente, faça apenas às seguintes perguntas: as ruas poderiam ter sido construídas de outro jeito?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explore a pergunta feita no slide, fazendo junto aos alunos, na lousa, uma lista com o que o bairro precisa ter.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Imprima imagens de satélite do bairro da escola e destaque a escola no mapa para que os alunos possam encontrá-la. Entregue às imagens de satélites impressas para os grupo, junto com a cartolina. Primeiramente os alunos terão que riscar na própria imagem as mudanças que fariam, em determinadas ruas e localidades do bairro que precisam de mais atenção. Em seguida os alunos deverão fazer uma planta na cartolina com as devidas mudanças. Circule pelos grupos e oriente a turma no momento que forem passar para a cartolina.

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide é apenas ilustrativa, acesse os aplicativos e faça o recorte do entorno da escola e do bairro onde ela se encontra, para dar significado a proposta.

Para fazer os recortes e impressões das imagens de satélites, acesse:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

https://www.google.com.br/maps

Caso a escola tenha sala de informática ou recursos tecnológicos para todos os alunos, sugiro que os alunos utilizem o Google Maps e Google Earth ao invés das imagens impressas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Cada grupo deverá expor, uma das mudanças propostas. Nesse momento o grupo deverá escolher um porta voz. A professora deverá escrever uma carta coletiva para o prefeito requerendo mudanças para o bairro da escola, de acordo com as propostas de mudanças dos alunos. Em uma outra aula, a professora lerá a carta e caso todos estejam de acordo, poderão assinar para que a carta possa ser enviada para o prefeito.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO6) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Divida a turma em no máximo quatro grupos.

Materiais necessários: Imagens de satélite do bairro da escola e cartolina.

Link dos mapas: Para fazer os recortes e impressões das imagens de satélites, acesse:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

https://www.google.com.br/maps

Para você saber mais:

ALMEIDA, R. D. (org.) Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002.

O Lugar e o Bairro no Ensino de Geografia: refletindo sobre situações de ensino em uma escola da periferia de Uberlândia- MG http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.3/Art%206%20REG%20v2n3%20DUARTE.pdf acesso: 27/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Fale com alunos: Hoje iremos tratar sobre assuntos do nosso dia a dia e propor mudanças como: melhorar o acesso de pedestres, observar se às calçadas atendem a todos com ou sem deficiência, notar se os semáforos e a velocidade permitida, no entorno da escola, estão sendo respeitados e outras.

Divida a turma em quatro grupos, no máximo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Faça uma pesquisa sobre o bairro onde fica a escola, conte para os alunos a história e o significado do nome. Como o nome foi escolhido, quanto tempo atrás, e pergunte se eles gostariam de mudar o nome e por quê?

Seria interessante levar imagens antigas do bairro para que os alunos pudessem perceber as mudanças, durante o passar do tempo.

Como adequar à sua realidade: Caso o bairro seja recente, faça apenas às seguintes perguntas: as ruas poderiam ter sido construídas de outro jeito?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explore a pergunta feita no slide, fazendo junto aos alunos, na lousa, uma lista com o que o bairro precisa ter.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Imprima imagens de satélite do bairro da escola e destaque a escola no mapa para que os alunos possam encontrá-la. Entregue às imagens de satélites impressas para os grupo, junto com a cartolina. Primeiramente os alunos terão que riscar na própria imagem as mudanças que fariam, em determinadas ruas e localidades do bairro que precisam de mais atenção. Em seguida os alunos deverão fazer uma planta na cartolina com as devidas mudanças. Circule pelos grupos e oriente a turma no momento que forem passar para a cartolina.

Como adequar à sua realidade: A imagem do slide é apenas ilustrativa, acesse os aplicativos e faça o recorte do entorno da escola e do bairro onde ela se encontra, para dar significado a proposta.

Para fazer os recortes e impressões das imagens de satélites, acesse:

https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/

https://www.google.com.br/maps

Caso a escola tenha sala de informática ou recursos tecnológicos para todos os alunos, sugiro que os alunos utilizem o Google Maps e Google Earth ao invés das imagens impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Cada grupo deverá expor, uma das mudanças propostas. Nesse momento o grupo deverá escolher um porta voz. A professora deverá escrever uma carta coletiva para o prefeito requerendo mudanças para o bairro da escola, de acordo com as propostas de mudanças dos alunos. Em uma outra aula, a professora lerá a carta e caso todos estejam de acordo, poderão assinar para que a carta possa ser enviada para o prefeito.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano