Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO6) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Divida a turma em no máximo quatro grupos.
Materiais necessários: Imagens de satélite do bairro da escola e cartolina.
Link dos mapas: Para fazer os recortes e impressões das imagens de satélites, acesse:
https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/
https://www.google.com.br/maps
Para você saber mais:
ALMEIDA, R. D. (org.) Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002.
O Lugar e o Bairro no Ensino de Geografia: refletindo sobre situações de ensino em uma escola da periferia de Uberlândia- MG http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.3/Art%206%20REG%20v2n3%20DUARTE.pdf acesso: 27/04/2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Fale com alunos: Hoje iremos tratar sobre assuntos do nosso dia a dia e propor mudanças como: melhorar o acesso de pedestres, observar se às calçadas atendem a todos com ou sem deficiência, notar se os semáforos e a velocidade permitida, no entorno da escola, estão sendo respeitados e outras.
Divida a turma em quatro grupos, no máximo.
Contextualização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Faça uma pesquisa sobre o bairro onde fica a escola, conte para os alunos a história e o significado do nome. Como o nome foi escolhido, quanto tempo atrás, e pergunte se eles gostariam de mudar o nome e por quê?
Seria interessante levar imagens antigas do bairro para que os alunos pudessem perceber as mudanças, durante o passar do tempo.
Como adequar à sua realidade: Caso o bairro seja recente, faça apenas às seguintes perguntas: as ruas poderiam ter sido construídas de outro jeito?
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Explore a pergunta feita no slide, fazendo junto aos alunos, na lousa, uma lista com o que o bairro precisa ter.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Imprima imagens de satélite do bairro da escola e destaque a escola no mapa para que os alunos possam encontrá-la. Entregue às imagens de satélites impressas para os grupo, junto com a cartolina. Primeiramente os alunos terão que riscar na própria imagem as mudanças que fariam, em determinadas ruas e localidades do bairro que precisam de mais atenção. Em seguida os alunos deverão fazer uma planta na cartolina com as devidas mudanças. Circule pelos grupos e oriente a turma no momento que forem passar para a cartolina.
Como adequar à sua realidade: A imagem do slide é apenas ilustrativa, acesse os aplicativos e faça o recorte do entorno da escola e do bairro onde ela se encontra, para dar significado a proposta.
Para fazer os recortes e impressões das imagens de satélites, acesse:
https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/
https://www.google.com.br/maps
Caso a escola tenha sala de informática ou recursos tecnológicos para todos os alunos, sugiro que os alunos utilizem o Google Maps e Google Earth ao invés das imagens impressas.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Cada grupo deverá expor, uma das mudanças propostas. Nesse momento o grupo deverá escolher um porta voz. A professora deverá escrever uma carta coletiva para o prefeito requerendo mudanças para o bairro da escola, de acordo com as propostas de mudanças dos alunos. Em uma outra aula, a professora lerá a carta e caso todos estejam de acordo, poderão assinar para que a carta possa ser enviada para o prefeito.