17289
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 3º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - O caminho dos alimentos

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre reconhecer as relações de dependência entre o campo e a cidade, a partir do processo produtivo dos alimentos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto 

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos

- Optativas: Google Classroom e Youtube 

Valores trabalhados

- Cidadania

- Respeito ao ambiente

Apresentação do tema da aula (15 minutos)

O objetivo deste plano de aula é que os alunos reconheçam as relações de dependência entre o campo e a cidade, a partir do processo produtivo dos alimentos. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.

Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre como os alimentos chegam até a nossa casa, e de onde ele vem, ou seja, sua origem.

Contextualização (20 minutos – assincronamente)

Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Explique o fato de que os alimentos saem de um determinado local até chegarem à nossa mesa. Neste momento, não aborde ainda sobre o papel do campo para o ciclo da cadeia produtiva, pois eles deverão chegar a essa conclusão ao final da aula. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.

Problematização (30 minutos – assincronamente)

Grave um vídeo com a problematização. Questione aos alunos se eles já se perguntaram de onde vêm os alimentos que consumimos no dia a dia em nossa casa. Para incentivar o diálogo, pergunte sobre três alimentos específicos: o leite, os ovos e o pão. Peça que eles enviem suas respostas por mensagens de texto ou áudio e depois anote no Google Docs a lista feita.

Ação propositiva (dois dias – assincronamente)

Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Envie aos alunos imagens que, ao serem unidas, formem a cadeia produtiva dos três alimentos destacadas na problematização — o leite, os ovos e o pão. Além disso, no envio do material, irão constar imagens de setas, de modo que elas ajudem os alunos a montar uma espécie de “quebra-cabeça” da cadeia produtiva dos alimentos escolhidos. As setas servirão de indicação de cada etapa da cadeia. Solicite que com ajuda de um adulto, eles montem o caminho dos alimentos até a casa do consumidor.

As imagens para usar nesta etapa estão disponíveis aqui. Caso eles não consigam fazer a impressão do material, oriente que usando recortes de revistas ou jornais, eles montem o esquema proposto na ação.

Sistematização (50 minutos – assincronamente)

Solicite que eles apresentem os seus “caminhos dos alimentos” para a turma. Ao final das apresentações, conclua a aula questionando aos alunos qual foi a origem dos alimentos. Neste momento, chame atenção ao fato de que o pão, o leite e os ovos chegam à nossa mesa graças ao trabalho de inúmeras pessoas que ajudam a formar as etapas da produção desses alimentos e de tantos outros.

Converse também sobre a relação existente entre o campo e cidade, explicando que enquanto o campo contribui com a matéria prima e os animais que fornecem a base para os alimentos que consumimos, as indústrias e o comércio localizados — em sua maioria — na cidade, ajudam a transformar a matéria-prima em alimento e vendê-lo para os consumidores, que somos nós. Peça que eles enviem seus registros por meio de fotos no grupo da turma, acompanhado de um áudio de no máximo três minutos.

Convite às famílias

Oriente que as famílias participem das atividades com os estudantes e que, para complementar o conteúdo proposto, assistam aos dois vídeos que seguem como sugestão:

- “Chico Bento, na Roça é diferente”, disponível aqui

- “O rato do campo e o rato da cidade”, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO3_05UND05

(EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 3º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas