Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Quanto ao agrupamento, subdivida a turma em quatro grupos no momento da Ação Propositiva.
Materiais necessários: Folha A4, lápis, lápis de cor, projetor multimídia, imagens impressas da Ação Propositiva e envelopes.
Material Complementar:
Link para a proposta de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzBQGQwcUkNpPeYxAmUBqnHVxCHy2apkR9GrgE4xBJ3Ax6qgqdKxaJpJE57d/ge03-05und04-problematizacao-atividade.pdf
Link para as imagens da Ação Propositiva:
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e enfatize que nesta aula será discutido sobre os diferentes tipos de trabalho humano, ou seja, as diversas maneiras que as pessoas encontram para trabalhar e garantir o sustento da sua família, ajudar um grupo social, ou mesmo desenvolver habilidades pessoais.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para contextualizar o tema da aula, projete as imagens e questione aos alunos se as pessoas estão realizando o mesmo tipo de trabalho em cada imagem. Caso não possa projetar, converse com eles sobre as diversas profissões existentes, e explique que elas caracterizam os tipos de trabalho que as pessoas realizam. Aproveite para falar da sua própria profissão como professor(a). Você pode perguntar aos alunos o que você faz na sala de aula, se o que você faz é igual ao que pessoas de outras profissões fazem no seu dia a dia profissional. Assim, eles começarão a perceber as diferenças entre os tipos de trabalho realizados pelas pessoas.
Fonte da Imagem 1: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Fonte da Imagem 2: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Fonte da Imagem 3: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Fonte da Imagem 4: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Faça a leitura do texto com os alunos, respondendo às duas questões que estão colocadas na sugestão da atividade, assim como no slide. O texto apresenta quatro tipos de trabalhos realizados pela família de Carlos. A partir da leitura, você pode continuar incentivando a turma a pensar nas variadas formas de trabalho que existem na sociedade.
Material complementar
Link para a sugestão de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzBQGQwcUkNpPeYxAmUBqnHVxCHy2apkR9GrgE4xBJ3Ax6qgqdKxaJpJE57d/ge03-05und04-problematizacao-atividade.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com base na leitura do texto e no diálogo construído com a turma durante a aula, divida a turma em quatro grupos e entregue a eles envelopes com imagens de pessoas realizando diferentes tipos de trabalho. Peça que observem as imagens, os elementos presentes nela, os materiais de trabalho utilizados pelos profissionais, e no verso da imagem escrevam o nome da profissão correspondente.
Material Complementar
Link para as imagens da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AYxYX4Na25CMhAphJkh3bhCp5895epnmh5uuTDpBEB9Wwq5MfdtsG3XknCq7/ge03-05und04-acao-propositiva-imagens.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Em uma roda de conversa, solicite que os grupos apresentem as profissões identificadas nas imagens e indiquem se conhecem alguém - familiar ou amigo - que trabalha em uma das profissões destacadas nelas. Quando todos apresentarem, finalize a aula discutindo com eles sobre os diferentes tipos de trabalho que foram descritos, demonstrando que existem muitas formas de desenvolver uma atividade na sociedade, e que todas as profissões são importantes para a organização social. Explique que, apesar da grande variedade de profissões existentes, muitas pessoas optam pelo mesmo tipo de trabalho.