17288
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Os diferentes tipos de trabalho humano

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre identificar diferentes tipos de trabalho humano nos lugares, reconhecendo sua importância social.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Quanto ao agrupamento, subdivida a turma em quatro grupos no momento da Ação Propositiva.

Materiais necessários: Folha A4, lápis, lápis de cor, projetor multimídia, imagens impressas da Ação Propositiva e envelopes.

Material Complementar:

Link para a proposta de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzBQGQwcUkNpPeYxAmUBqnHVxCHy2apkR9GrgE4xBJ3Ax6qgqdKxaJpJE57d/ge03-05und04-problematizacao-atividade.pdf

Link para as imagens da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AYxYX4Na25CMhAphJkh3bhCp5895epnmh5uuTDpBEB9Wwq5MfdtsG3XknCq7/ge03-05und04-acao-propositiva-imagens.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e enfatize que nesta aula será discutido sobre os diferentes tipos de trabalho humano, ou seja, as diversas maneiras que as pessoas encontram para trabalhar e garantir o sustento da sua família, ajudar um grupo social, ou mesmo desenvolver habilidades pessoais.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para contextualizar o tema da aula, projete as imagens e questione aos alunos se as pessoas estão realizando o mesmo tipo de trabalho em cada imagem. Caso não possa projetar, converse com eles sobre as diversas profissões existentes, e explique que elas caracterizam os tipos de trabalho que as pessoas realizam. Aproveite para falar da sua própria profissão como professor(a). Você pode perguntar aos alunos o que você faz na sala de aula, se o que você faz é igual ao que pessoas de outras profissões fazem no seu dia a dia profissional. Assim, eles começarão a perceber as diferenças entre os tipos de trabalho realizados pelas pessoas.

Fonte da Imagem 1: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem 2: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem 3: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem 4: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Faça a leitura do texto com os alunos, respondendo às duas questões que estão colocadas na sugestão da atividade, assim como no slide. O texto apresenta quatro tipos de trabalhos realizados pela família de Carlos. A partir da leitura, você pode continuar incentivando a turma a pensar nas variadas formas de trabalho que existem na sociedade.

Material complementar

Link para a sugestão de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzBQGQwcUkNpPeYxAmUBqnHVxCHy2apkR9GrgE4xBJ3Ax6qgqdKxaJpJE57d/ge03-05und04-problematizacao-atividade.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com base na leitura do texto e no diálogo construído com a turma durante a aula, divida a turma em quatro grupos e entregue a eles envelopes com imagens de pessoas realizando diferentes tipos de trabalho. Peça que observem as imagens, os elementos presentes nela, os materiais de trabalho utilizados pelos profissionais, e no verso da imagem escrevam o nome da profissão correspondente.

Material Complementar

Link para as imagens da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AYxYX4Na25CMhAphJkh3bhCp5895epnmh5uuTDpBEB9Wwq5MfdtsG3XknCq7/ge03-05und04-acao-propositiva-imagens.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Em uma roda de conversa, solicite que os grupos apresentem as profissões identificadas nas imagens e indiquem se conhecem alguém - familiar ou amigo - que trabalha em uma das profissões destacadas nelas. Quando todos apresentarem, finalize a aula discutindo com eles sobre os diferentes tipos de trabalho que foram descritos, demonstrando que existem muitas formas de desenvolver uma atividade na sociedade, e que todas as profissões são importantes para a organização social. Explique que, apesar da grande variedade de profissões existentes, muitas pessoas optam pelo mesmo tipo de trabalho.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE05) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Quanto ao agrupamento, subdivida a turma em quatro grupos no momento da Ação Propositiva.

Materiais necessários: Folha A4, lápis, lápis de cor, projetor multimídia, imagens impressas da Ação Propositiva e envelopes.

Material Complementar:

Link para a proposta de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzBQGQwcUkNpPeYxAmUBqnHVxCHy2apkR9GrgE4xBJ3Ax6qgqdKxaJpJE57d/ge03-05und04-problematizacao-atividade.pdf

Link para as imagens da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AYxYX4Na25CMhAphJkh3bhCp5895epnmh5uuTDpBEB9Wwq5MfdtsG3XknCq7/ge03-05und04-acao-propositiva-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e enfatize que nesta aula será discutido sobre os diferentes tipos de trabalho humano, ou seja, as diversas maneiras que as pessoas encontram para trabalhar e garantir o sustento da sua família, ajudar um grupo social, ou mesmo desenvolver habilidades pessoais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para contextualizar o tema da aula, projete as imagens e questione aos alunos se as pessoas estão realizando o mesmo tipo de trabalho em cada imagem. Caso não possa projetar, converse com eles sobre as diversas profissões existentes, e explique que elas caracterizam os tipos de trabalho que as pessoas realizam. Aproveite para falar da sua própria profissão como professor(a). Você pode perguntar aos alunos o que você faz na sala de aula, se o que você faz é igual ao que pessoas de outras profissões fazem no seu dia a dia profissional. Assim, eles começarão a perceber as diferenças entre os tipos de trabalho realizados pelas pessoas.

Fonte da Imagem 1: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem 2: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem 3: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.

Fonte da Imagem 4: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em 04 de fevereiro de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Faça a leitura do texto com os alunos, respondendo às duas questões que estão colocadas na sugestão da atividade, assim como no slide. O texto apresenta quatro tipos de trabalhos realizados pela família de Carlos. A partir da leitura, você pode continuar incentivando a turma a pensar nas variadas formas de trabalho que existem na sociedade.

Material complementar

Link para a sugestão de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzBQGQwcUkNpPeYxAmUBqnHVxCHy2apkR9GrgE4xBJ3Ax6qgqdKxaJpJE57d/ge03-05und04-problematizacao-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com base na leitura do texto e no diálogo construído com a turma durante a aula, divida a turma em quatro grupos e entregue a eles envelopes com imagens de pessoas realizando diferentes tipos de trabalho. Peça que observem as imagens, os elementos presentes nela, os materiais de trabalho utilizados pelos profissionais, e no verso da imagem escrevam o nome da profissão correspondente.

Material Complementar

Link para as imagens da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AYxYX4Na25CMhAphJkh3bhCp5895epnmh5uuTDpBEB9Wwq5MfdtsG3XknCq7/ge03-05und04-acao-propositiva-imagens.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Em uma roda de conversa, solicite que os grupos apresentem as profissões identificadas nas imagens e indiquem se conhecem alguém - familiar ou amigo - que trabalha em uma das profissões destacadas nelas. Quando todos apresentarem, finalize a aula discutindo com eles sobre os diferentes tipos de trabalho que foram descritos, demonstrando que existem muitas formas de desenvolver uma atividade na sociedade, e que todas as profissões são importantes para a organização social. Explique que, apesar da grande variedade de profissões existentes, muitas pessoas optam pelo mesmo tipo de trabalho.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano