17286
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

Plano de aula - A Revolta da Vacina: efervescência social e políticas higienistas

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A Revolta da Vacina: efervescência social e políticas higienistas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Talita Seniuk

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Padlet, Google Slides, Canva.

Contexto
Para despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema da aula, você pode encaminhar apenas a charge do contexto no grupo da sala, junto com alguns questionamentos para ajudar a analisarem a fonte.

- O que está acontecendo nesta charge?
- É possível ler alguma coisa nela?
- Por que será que estas pessoas estão se comportando assim?

Dê um tempo para que os alunos possam discutir as percepções a respeito da charge e, então, encaminhe o objetivo da aula. Com esta informação, questione se eles conseguem responder melhor as questões.

Problematização
Encaminhe os documentos da problematização, junto com perguntas para ajudá-los na análise dos textos e da imagem, através do Whatsapp, e-mail, Google Sala de Aula, Facebook ou outra ferramenta. Eles podem trabalhar individualmente ou agrupados.
Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar pelo Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise do texto. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com o conhecimento sobre a turma.

Questões para refletir:
- Por que as pessoas da charge estão sangrando?
- O que parece ter acontecido na fotografia?

Questões para responder:
- O que você acha que o autor quis dizer quando fala que não se podem quantificar os mortos da Revolta da Vacina?
- Quando a autoridade policial apresenta seus dados ela tenta desqualificar a revolta?
- Quais grupos sociais sofreram mais com as reformas impostas?
- O autor diz que, além da revolta popular, havia outros segmentos sociais que se aproveitaram deste momento, quais são eles?
- A população reagiu apenas por causa da vacinação ou havia outros fatores que contribuíram para a revolta?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos e incentive-os a trocarem impressões sobre as fontes com os colegas.
Se houver a possibilidade, você pode marcar um momento síncrono, para que possam dividir as respostas e debater com os colegas, enquanto você faz correções, pontua informações e media o debate.

Sistematização
Para a produção da atividade proposta nesta etapa (produção de um cartaz para convencer os revoltosos da necessidade da vacina), você pode propor que eles façam um mini-cartaz em uma folha sulfite ou, mesmo, na folha de caderno. Depois, eles podem encaminhar uma fotografia do cartaz no grupo da sala, postar no Google Sala de Aula ou em um mural no Padlet.
Outra possibilidade é que os alunos façam o cartaz virtualmente, utilizando o Google Slides ou Canva. Neste caso, o trabalho em grupo fica mais fácil de ser realizado, pois estas plataformas permitem produção compartilhada.

Convite às famílias
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_05UND02

(EF09HI05) Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX do 9º ano:

9º ano / História / O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas