10331
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Elaborando e resolvendo situações-problemas com a ideia de juntar!

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre Juntar quantidades por meio de situações - problemas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_08NUM08

Recursos
- Necessários: Material pessoal do aluno ; Meio de comunicação com alunos ou responsáveis: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão;
- Opcionais: Celular, computador ou tablet; calculadora.

Para este plano, foque nas etapas da Atividade principal e Discussão das soluções.

Atividade principal
O objetivo desta atividade é que os alunos sejam capazes de relacionar o significado de juntar à adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas por meio da elaboração e resolução. Para isso eles devem ter acesso aos cinco problemas que estão neste documento e que foram adaptados da "Atividade principal". A proposta original é que a atividade seja desenvolvida em grupos, por isso desconsidere as regras que estão no documento. Explique aos alunos que eles devem elaborar os problemas, seguindo as comandas e características apresentadas. Depois devem trocar os problemas com algum colega e cada um resolver os problemas do outro. Eles podem enviar por meio de imagens no WhatsApp. Se isto não for possível, peça que eles mesmos resolvam seus próprios problemas. Fale que depois enviem para você os problemas que criaram e com as resoluções.
Use o meio de comunicação que for possível. Você pode enviar aos seus alunos a atividade impressa; tirar foto e enviar a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos reproduzam em seus cadernos; compartilhar a tela do seu computador com a imagem das consignas; ou pode postar na página da sua turma no Google sala de aula. Encaminhe ou faça as perguntas para ajudar na interpretação e resolução dos problemas:
     - O que precisamos considerar na elaboração dos problemas?
     - Qual é a ideia envolvida neles, isto é, que tipo de operação devemos fazer?
     - Que estratégias pessoais de cálculos podem ser utilizadas?
Se tiverem acesso à calculadora, incentive que a usem para conferir as respostas. Você pode enviar junto com a atividade as perguntas para incentivar uma reflexão sobre as ações que devem fazer antes de iniciar a atividade.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos, explique a atividade e faça as perguntas diretamente antes de iniciarem a elaboração dos problemas. No caso da comunicação ser pelo grupo de WhatsApp, grave áudio fazendo as perguntas, ou mesmo digite-as no grupo.
Caso os alunos ainda não estejam plenamente alfabetizados, será necessária a intervenção do professor na escrita das situações-problema. Dessa forma disponibilize uma forma de apoiar diretamente esses alunos. Você pode pedir para que eles gravem áudio falando suas ideias para elaborar os problemas, enquanto você escreve para eles. Dentro das possibilidades dos familiares, os alunos podem buscar apoio neles.

ELABORE SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE TENHAM A IDEIA DE JUNTAR E AS CARACTERÍSTICAS ABAIXO.
APÓS A ELABORAÇÃO VOCÊ DEVERÁ ENVIAR PARA UM COLEGA E PEDIR PARA ELE RESOLVER UTILIZANDO UMA ESTRATÉGIA PESSOAL.

     1. SEU PROBLEMA DEVE APRESENTAR 2 PESSOAS E TER 2 NÚMEROS COM 2 ALGARISMOS CADA.
     2. SEU PROBLEMA DEVE TER 3 PESSOAS E 3 NÚMEROS COM 2 ALGARISMOS CADA.
     3. SEU PROBLEMA DEVE TER ALUNOS ENVOLVIDOS E 2 NÚMEROS COM 3 ALGARISMOS CADA.
     4. SEU PROBLEMA DEVE ENVOLVER COLEÇÃO DE FIGURINHAS E TER 2 NÚMEROS COM 3 ALGARISMOS CADA.
     5. SEU PROBLEMA DEVE APRESENTAR 4 NÚMEROS COM 2 ALGARISMOS CADA.

Discussão das soluções
A discussão é muito importante para consolidar a aprendizagem, principalmente quando há diferentes possibilidades de cálculos, como é este caso, onde cada aluno criará seus próprios números na elaboração dos problemas. Além disso, mesmo a ideia das situações-problemas ser de juntar quantidades envolvendo a adição, os alunos têm a liberdade de usar tanto o cálculo convencional quanto estratégias pessoais, assim haverá diferentes registros, o que favorece a aprendizagem e amplia o conhecimento. Permita que socializem com a turma a experiência de elaboração dos problemas, e a forma que utilizaram para fazer os cálculos e resolver os problemas criados pelos colegas. Proporcione um meio em que os alunos possam discutir com os colegas e socializar as estratégias utilizadas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles apresentem seus problemas para a turma. Faça perguntas para conduzir:
     - O que vocês acharam mais fácil, elaborar ou resolver as situações-problemas?
     - A situação-problema que você resolveu apresenta a ideia de juntar?
     - Quando vocês resolveram as situações-problemas quais palavras-chave indicaram que aquela situação-problema apresentava esta ideia?
     - Qual é a operação que deve ser usada quando se tem a ideia de juntar?
     - Como você fez o cálculo para chegar ao resultado? Teria outra maneira? Por que você escolheu essa?
Pode ser que no momento de troca de problemas entre as duplas, eles sinalizem que não foi possível resolver os problemas do colega. Se isto acontecer, pergunte a ele onde está o erro e como fazer para resolvê-lo. A troca de problemas entre os alunos é uma ótima oportunidade de aprender com os erros dos outros. Se for bem conduzida, a discussão pode ser de grande aprendizado para todos. Valorize estes momentos e estabeleça combinados para que não haja constrangimentos.
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas da discussão junto com a tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas estratégias diferentes usadas pela turma e enviar para todos. Dessa forma eles poderão conhecer diversas formas de calcular, possibilitando uma reflexão, ainda que não tenha sido feito uma discussão.

Encerramento
Finalize a atividade reforçando com eles que o significado de juntar está relacionado com a adição. Retome que ao juntar quantidades estamos adicionando e que o cálculo se chama adição e tem o sinal (+). E que podemos chegar ao resultado sem fazer o cálculo convencional, mas que a ideia de adição continua. Se não for possível essa conversa, encaminhe a sistematização da aprendizagem por escrito junto com a devolutiva. Você também pode usar o texto do slide 10 e enviar no grupo.

Raio X
A atividade de Raio X serve para verificar a aprendizagem sobre a ideia de juntar quantidades na elaboração e resolução de problemas. Encaminhe o documento da atividade ou a imagem do slide 11 e peça que os alunos resolvam. Desta vez eles devem resolver o seu próprio problema.

Convite às famílias
Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída. Envie um texto ou um áudio aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Oriente principalmente os responsáveis daqueles alunos que não estão alfabetizados e que possivelmente terão dificuldade para elaborar os problemas.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_08NUM08

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas