Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Márcia Beatriz Gonçalves Dias
Mentora: Carina do Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.
Objetivos específicos
Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas através da elaboração e resolução.
Conceito-chave
Juntar quantidades por meio de situações - problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- 5 caixas para colocar as situações-problemas dentro;
- Caderno, Lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma:
- Quem me diz o que é juntar quantidades?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )
Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.
Discuta com a turma:
- Como podemos juntar quantidades?
- Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )
Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.
Discuta com a turma:
- Como podemos juntar quantidades?
- Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )
Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada.Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.
Discuta com a turma:
- Como podemos juntar quantidades?
- Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )
Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.
Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.
Discuta com a turma:
- Como podemos juntar quantidades?
- Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )
Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.
SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.
Informações contidas nas caixas:
- Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )
Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.
SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.
Informações contidas nas caixas:
- Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )
Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.
SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.
Informações contidas nas caixas:
- Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
- Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.
Discuta com a turma:
- Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
- A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
- Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Professor ao circular pela sala identifique as propostas de problemas mais inovadoras e diferenciadas e solicite que os alunos socializem estes problemas que elaboraram e as soluções encontradas.
Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.
Discuta com a turma:
- Quando vocês foram elaborar as situações-problemas com a ideia de juntar, quais palavras-chaves indicam que a situação-problema apresenta esta ideia?
- Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado das situações-problemas que vocês elaboraram?
- O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
- Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Reforce com a turma que o significado de juntar está relacionado com a adição.
Propósito: Consolidar o significado de juntar como adição.
Discuta com a turma:
- Qual a operação devemos usar para adicionar quantidades? Qual é o sinal que usamos?
- Existe outra forma de adicionar sem usar o cálculo convencional?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre juntar quantidades.
Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre juntar quantidades foi significativa.
Discuta com a turma:
- De que maneira vocês pensaram em elaborar e resolver essa situação-problema?
- Quando que uma situação-problema apresenta a ideia de juntar? Exemplifique.
Materiais Complementares: