10331
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Elaborando e resolvendo situações-problemas com a ideia de juntar!

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º do Fundamental sobre Juntar quantidades por meio de situações - problemas.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Beatriz Gonçalves Dias,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentora: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas através da elaboração e resolução.

Conceito-chave

Juntar quantidades  por meio de situações - problemas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • 5 caixas para colocar as situações-problemas dentro;
  • Caderno, Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quem me diz o que é juntar quantidades?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )

Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos juntar quantidades?
  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )

Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos juntar quantidades?
  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )

Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada.Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos juntar quantidades?
  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )

Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos juntar quantidades?
  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )

Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.

SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.

Informações contidas nas caixas:

  • Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.

Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )

Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.

SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.

Informações contidas nas caixas:

  • Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.

Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )

Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.

SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.

Informações contidas nas caixas:

  • Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.

Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor ao circular pela sala identifique as propostas de problemas mais inovadoras e diferenciadas e solicite que os alunos socializem estes problemas que elaboraram e as soluções encontradas.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês foram elaborar as situações-problemas com a ideia de juntar, quais palavras-chaves indicam que a situação-problema apresenta esta ideia?
  • Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado das situações-problemas que vocês elaboraram?
  • O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
  • Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce com a turma que o significado de juntar está relacionado com a adição.

Propósito: Consolidar o significado de juntar como adição.

Discuta com a turma:

  • Qual a operação devemos usar para adicionar quantidades? Qual é o sinal que usamos?
  • Existe outra forma de adicionar sem usar o cálculo convencional?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre juntar quantidades.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre juntar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em elaborar e resolver essa situação-problema?
  • Quando que uma situação-problema apresenta a ideia de juntar? Exemplifique.

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Atividade Raio X

Resolução das atividades complementares

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo da aula no quadro ou projete este slide.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quem me diz o que é juntar quantidades?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Márcia Beatriz Gonçalves Dias

Mentora: Carina do Espírito Santo

Especialista de área: Luciana  Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas com diferentes significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, comparar e retirar.

Objetivos específicos

Relacionar o significado de juntar a adição e reconhecer esta ideia em situações-problemas através da elaboração e resolução.

Conceito-chave

Juntar quantidades  por meio de situações - problemas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • 5 caixas para colocar as situações-problemas dentro;
  • Caderno, Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )

Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos juntar quantidades?
  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )

Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos juntar quantidades?
  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )

Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada.Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos juntar quantidades?
  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (slide 3 a 6 )

Orientação: Antes de mostrar slides com os exemplos, questione a turma sobre a ideia de juntar. Pergunte se eles lembram quais estratégias podem ser utilizadas para resolver a situação-problema apresentada. Mostre os slides para validar suas lembranças, somente após os alunos falarem exemplos de estratégias.Se preferir, use o quadro e o material dourado para exemplificar.

Propósito: Mostrar as alunos as diversas possibilidades para resolução de um cálculo com a ideia de juntar.

Discuta com a turma:

  • Como podemos juntar quantidades?
  • Quais estratégias vocês lembram para resolvermos esse problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )

Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.

SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.

Informações contidas nas caixas:

  • Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.

Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )

Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.

SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.

Informações contidas nas caixas:

  • Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.

Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.( slides 7 a 9 )

Orientação: Slide 7 - Elabore e resolva coletivamente uma situação-problema com a ideia de juntar, e no próprio quadro vá escrevendo o que a turma for dizendo para a elaboração. Leia junto com eles verificando se ela contém a ideia de juntar e apresenta as informações solicitadas. Após, solicite maneiras diferentes para resolvê-la.

SLides 8 e 9 - Depois da atividade coletiva, faça grupos de 4 a 5 alunos e entregue para o grupo uma caixa com informações para elaborar as situações-problemas. Estas informações estarão no formato de ficha, então coloque fichas repetidas em cada caixa e que sejam suficientes para toda turma de modo que cada aluno retire, cole no seu caderno e abaixo elabore e resolva a situação-problema com as informações contidas nela. As situações-problemas que serão elaboradas contemplarão a ideia de juntar quantidades. Os integrantes do grupo irão retirar da caixa a ficha com as informações para elaborar a situação-problema, farão a leitura destas informações e cada integrante do grupo individualmente terá 4 minutos para elaborar a situação-problema com a ideia de juntar e resolvê-la, ou seja, a elaboração e a resolução serão nos seus respectivos cadernos. Terminada a elaboração e a resolução da situação-problema da caixa, o grupo trocará de caixa com outro grupo que também já tenha finalizado e assim fará até que cada grupo tenha recebido no mínimo 3 caixas diferentes. Haverá grupos que irão elaborar e resolver as 5 caixas ofertadas e outros não. Contudo, elaborar e resolver no mínimo 3 situações-problemas já estará garantindo a aprendizagem do significado de juntar relacionado a adição. Concluída as caixas, cada membro do grupo lerá a situação-problema que elaborou e mostrará como fez para chegar no resultado. Durante o desenvolvimento da atividade circule pela sala e faça intervenções na elaboração e nas resoluções feitas por cada um. O professor sinalizará que a elaboração contém a ideia de juntar e que a resolução está correta. Caso não esteja correta a elaboração e a resolução faça intervenções que levem os alunos a entenderem porque estão resolvendo de determinada forma, ou porque a situação-problema não tem a ideia de juntar. Ao todo cada aluno resolverá 5 situações-problemas individualmente com a ideia de juntar utilizando estratégias pessoais e ao término de todas as situações, haverá o compartilhamento da solução, onde um mostrará para o outro como foi elaborada e como chegou no resultado de cada problema. Estimule a troca de ideias nos grupos neste momento. Circule entre os grupos, faça perguntas e intervenções pontuais.

Informações contidas nas caixas:

  • Caixa 1- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que apresente 2 pessoas e que tenha 2 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 2- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que contenha 3 pessoas e que tenha 3 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 3- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que tenha 2 números com 3 algarismos cada e que represente alunos. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 4- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar, que envolva coleção de figurinhas e que tenha 2 números com 3 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.
  • Caixa 5- Elabore uma situação-problema que tenha a ideia de juntar e que apresente 4 números com 2 algarismos cada. Após a elaboração você deverá resolver utilizando uma estratégia pessoal.

Propósito: Trabalhar o significado de juntar quantidades utilizando estratégias pessoais.

Discuta com a turma:

  • Ao circular pela sala, converse com os alunos fazendo perguntas como:
  • A sua situação-problema apresenta a ideia de juntar? Por quê?
  • Como você fez o cálculo para chegar ao resultado?Teria outra maneira?Por que você escolheu essa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor ao circular pela sala identifique as propostas de problemas mais inovadoras e diferenciadas e solicite que os alunos socializem estes problemas que elaboraram e as soluções encontradas.

Propósito: Socializar as soluções encontradas pela turma.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês foram elaborar as situações-problemas com a ideia de juntar, quais palavras-chaves indicam que a situação-problema apresenta esta ideia?
  • Como vocês fizeram o cálculo para encontrar o resultado das situações-problemas que vocês elaboraram?
  • O que fez você optar por esta estratégia? Poderia ter sido feita com outra estratégia?
  • Você usou nas resoluções sempre a mesma forma de resolver?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Reforce com a turma que o significado de juntar está relacionado com a adição.

Propósito: Consolidar o significado de juntar como adição.

Discuta com a turma:

  • Qual a operação devemos usar para adicionar quantidades? Qual é o sinal que usamos?
  • Existe outra forma de adicionar sem usar o cálculo convencional?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Entregue a situação-problema para cada aluno da turma. Essa atividade será feita individualmente com a finalidade de verificar a aprendizagem sobre juntar quantidades.

Propósito: Verificar se a aprendizagem sobre juntar quantidades foi significativa.

Discuta com a turma:

  • De que maneira vocês pensaram em elaborar e resolver essa situação-problema?
  • Quando que uma situação-problema apresenta a ideia de juntar? Exemplifique.

Materiais Complementares:

Atividade Complementar

Atividade Raio X

Resolução das atividades complementares

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano