9498
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Conhecendo as formas não planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Localizar, identificar e nomear cilindro, esfera, cubo e bloco retangular nos objetos cotidianos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_10GEO01

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com metade da turma e com outra metade, pois é mais produtivo realizar intervenções com um grupo menor de alunos.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas.

Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e a questão do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.

Atividade principal
Aula síncrona: Após o aquecimento inicie a atividade principal com a apresentação de algumas formas não planas conforme slide 3, do plano de aula. Em seguida, peça que andem pelas suas casas e observem objetos que se pareçam com cada uma das formas apresentadas (dê 5 minutos para isso). Retornando, peça que comentem o que encontraram, então solicite que peguem um objeto que se pareça com cada forma (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular). Peça para que digam qual objeto conseguiram solicitando uma forma por vez. Faça uma discussão com base nas perguntas do Discuta com a turma, dos slides 5 e 6.
Aula assíncrona: O propósito da aula é apresentar algumas formas não planas e discutir suas características, semelhanças e diferenças. Mande a imagem do slide com as formas ou peça para que as observem no quadro abaixo, verificando as que conhecem, seus nomes e nomeando as que ainda não conheciam. Em seguida, peça que andem pelas suas casas e observem objetos que se pareçam com cada uma das formas apresentadas e peguem um objeto parecido com cada forma (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular). Solicite que façam o registro (desenho e ou escrito):

 

Encaminhe juntamente com o quadro acima algumas questões adaptadas dos Discuta com a turma, para que respondam (se for necessário com a ajuda de um leitor e um escriba adulto):
OBSERVE AS FORMAS NÃO PLANAS E RESPONDA
     1. QUAIS DELAS SÃO REDONDAS?
     2. QUAIS DELAS TÊM BASE PARA APOIAR?
     3. TODAS ELAS PODEM SER EMPILHADAS UMA SOBRE A OUTRA? EXPLIQUE.
     4. O QUE AS FORMAS TÊM PARECIDO?
     5. O QUE DIFERENCIA UMA FORMA DA OUTRA?
     6. EXISTE ALGUMA FORMA TOTALMENTE DIFERENTE DAS DEMAIS?
     7.  EXISTE ALGUMA QUE É MUITO PARECIDA COM OUTRA?QUAIS?
Faça comandas bem claras e orientações aos familiares sobre como auxiliar os alunos e até informações e termos usados nas características e propriedades das formas. Peça que te enviem a atividade realizada.

Discussão das soluções
Aula síncrona: Essa discussão tem o propósito de diferenciar formas verificando suas semelhanças e diferenças, como no caso do cilindro e da esfera. Siga as orientações dos slides 7 e 8, utilizando como forma de comparação os objetos que separaram em casa. De qualquer forma é importante que você tenha ao menos um exemplo de cada para mostrar.
Aula assíncrona: Aguarde receber as atividades e realize as intervenções necessárias, assim poderá esclarecer algum equívoco. Mande, juntamente com sua devolutiva algumas questões para que aprofundem suas reflexões (se for necessário com a ajuda de um leitor e um escriba adulto).
OBSERVE AS FORMAS DAS FIGURAS E RESPONDA AS QUESTÕES


     1. QUAIS SÃO AS FORMAS SEMELHANTES?
     2. COMO PODEMOS DIFERENCIAR AS FORMAS SEMELHANTES?
     3. PODEMOS USAR COMO REFERÊNCIA OS OBJETOS ACIMA, POR EXEMPLO A BOLA PARA IDENTIFICAR OUTROS OBJETOS PARECIDOS?
     4. A BOLA PODE SER CHUTADA DE DIVERSOS NGULOS, POR CIMA, POR BAIXO, PELOS LADOS. POR QUE SERÁ QUE ISSO É POSSÍVEL?
     5. ALGUMA DESSAS FORMAS POSSUI BASE PLANA PARA APOIAR? QUAIS?
     6. ALGUMA DESSAS FORMAS NÃO POSSUI BASE PLANA? QUAIS?
Solicite que te encaminhem as respostas
.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Faça um fechamento da aula conversando e fazendo um registro coletivo de tudo o que aprenderam (você pode enviar o registro a todos) e use o slide de encerramento para finalizar.
Aula assíncrona: Como não será possível uma troca de ideias e uma lista realizada coletivamente sobre as aprendizagens, faça uma devolutiva às respostas dos alunos e encerre com uma pequena lista das aprendizagens, sistematizando os conceitos e encerrando a aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as formas geométricas não planas. Envie orientações bem claras, inclusive sobre os conceitos. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_10GEO01

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas