9498
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Conhecendo as formas não planas

POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt 16/07/2018
Código: MAT1_10GEO01

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Localizar, identificar e nomear cilindro, esfera, cubo e bloco retangular nos objetos cotidianos.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Localizar,  identificar e nomear cilindro, esfera, cubo e bloco retangular nos objetos cotidianos;

Conceito-chave

Formas não planas (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular)

Recursos necessários

  • Objetos disponíveis na escola, como móveis, brinquedos, caixas, bolas, cestos de lixo, entre outros.
  • Objetos trazidos pelo professor previamente, como caixas, dados, miniaturas e outros.
  • Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Projete ou leia para os alunos rapidamente.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Proponha aos alunos que digam o que são formas e quais são as formas que eles conhecem?

Discuta com a turma:

  • Quando se pensa na palavra forma, o que lhes vêm à cabeça?

Propósito: Verificar o que os alunos conhecem sobre formas.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Mostre sólidos geométricos com cada uma das formas aos alunos e pergunte se eles sabem o nome delas; Se eles não souberem, diga o nome de cada uma delas (CUBO, BLOCO RETANGULAR, CILINDRO e ESFERA).

Propósito: Apresentar as formas não planas e seus respectivos nomes.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Organize a turma para que façam um pequeno passeio pela escola; Verifique previamente os locais onde há objetos com cada uma das formas que serão apresentadas; Conduza o passeio, pedindo para que eles localizem e apontem, ou peguem objetos com as formas que foram apresentadas na sala, solicitando uma forma de cada vez (primeiro esfera, depois cilindro, em seguida, cubo e por fim o bloco retangular); Conversar rapidamente sobre possíveis dúvidas que surgirem, afinal, eles terão contato com mais objetos na sala em seguida; Retorne à sala já antecipando que eles continuarão a tratar do assunto.

Discuta com a turma:

  • Observe os objetos que o professor destacar; Existem objetos/ formas parecidos? Quais? O que podemos verificar para diferenciá-los?
  • Quais são as formas mais comuns no ambiente que observamos? Quais são as mais incomuns?

Exemplos: bola de basquete (esfera), cesto de lixo (cilindro), banco de concreto (bloco retangular), caixa de achados e perdidos (cubo)

Propósito: Possibilitar aos alunos que relacionem as formas não planas apresentadas aos objetos presentes na escola.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Circule pela sala com uma caixa com vários objetos e miniaturas e passe pelas carteiras, pedindo aos alunos que peguem um cilindro, esfera, cubo ou bloco retangular, cada aluno deve pegar uma forma. A princípio, não faça intervenções, para que eles escolham os objetos a partir de seus conhecimentos e conclusões; Pedir aos alunos que também não falem nada sobre os objetos escolhidos e sobre os objetos dos colegas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês definiriam rapidamente cada uma das formas?
  • Quais delas são redondas?
  • Quais delas têm base para apoiar?
  • Todas elas podem ser empilhadas uma sobre a outra?

Propósito: Favorecer a identificação das formas não planas em objetos do cotidiano.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça para os alunos trazerem para a mesa do professor os objetos seguindo uma ordem: primeiro, somente as esferas, em seguida os cilindros, logo após, os cubos e, por último os blocos retangulares. Durante essa ação, observe se houve algum engano e, se ocorreu, pergunte quais são as possíveis confusões que podemos fazer na identificação das formas; Estimule os alunos a pensarem sobre as características que objetos com diferentes cores, tamanhos e funções têm em comum para serem classificados no mesmo grupo de formas.

Discuta com a turma:

  • O que as formas têm em comum?
  • O que diferencia uma forma da outra?
  • Como resolver enganos na identificação das formas?
  • Existe alguma forma totalmente diferente das demais?
  • Existe alguma que é muito parecida com outra?

Propósito: Que os alunos comparem os objetos e percebam as características das formas.

Discussão da Solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9)

Orientação: Proponha algumas reflexões para os alunos, pensando nas possíveis dúvidas que tenham surgido durante a aula. Faça as perguntas e permita que eles exponham suas ideias, garantindo que haja escuta. Antecipe a eles que as respostas os ajudarão a escrever um resumo do que aprenderam na aula. Permita que os alunos manipulem os objetos novamente para perceberem melhor as características .

Discuta com a turma:

  • Como podemos diferenciar as formas semelhantes?
  • Podemos usar como referência um objeto, por exemplo a bola para identificar outros objetos parecidos?
  • A bola pode ser chutada de diversos ângulos, por cima, por baixo, pelos lados. Por que será que isso é possível?
  • Alguma dessas formas possui base plana para apoiar?
  • Alguma dessas formas não possui base plana?

Propósito: Espera-se que durante essa discussão, os alunos percebam quais são os elementos que diferenciam as formas e quais são as semelhanças que elas apresentam entre si.

Materiais Complementares:

A resolução desta atividade está disponível aqui:

Discussão da Solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9)

Orientação: Proponha reflexões para os alunos, pensando nas possíveis dúvidas que tenham surgido durante a aula. Faça as perguntas e permita que eles exponham suas ideias, garantindo que haja escuta. Antecipe a eles que as respostas os ajudarão a escrever um resumo do que aprenderam na aula. Permita que eles peguem novamente os objetos para perceber as características.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre o cubo e o bloco retangular? O que nos ajuda a reconhecer cada um?
  • Eles tem faces (lados)? Quantas faces em cada um?
  • Os lados são unidos por vértices (pontas). Tocando as duas formas, vocês conseguem perceber essas “pontas” ou vértices? (Tentem com os olhos fechados e percebam o que sentem)
  • Coloquem o cubo acima de um bloco retangular ou vice versa. O que você percebe de diferença?

Propósito: Espera-se que durante essa discussão, os alunos percebam quais são os elementos que diferenciam as formas e quais são as semelhanças que elas apresentam entre si.

Sistematização de Conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça para que os alunos falem o que aprenderam e registre em cartaz as descobertas sobre as formas não planas com o título “O que aprendemos sobre as formas não planas”

Propósito: Resgatar as aprendizagens de maneira sistematizada.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Retome com os alunos as conclusões apresentadas por eles e resuma em uma frase o conceito aprendido na aula: Identificação de formas não planas.

Propósito: Sintetizar os conceitos discutidos durante a aula em uma frase.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Entregue a folha de atividade. Realize a leitura do primeiro ítem (esfera) e solicite aos alunos que, individualmente desenhem os objetos de acordo com a solicitação; Realize o mesmo procedimento para os demais ítens; Circule pela sala para assegurar-se de que todos estão compreendendo as solicitações da atividade. Oriente os alunos sobre a importância de realizarem a atividade individualmente, para que utilizem os conhecimentos adquiridos sobre os conceitos apresentados.

Propósito: Verificar se os alunos identificam as formas e conseguem representá-las através de desenho.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Projete ou leia para os alunos rapidamente.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Localizar,  identificar e nomear cilindro, esfera, cubo e bloco retangular nos objetos cotidianos;

Conceito-chave

Formas não planas (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular)

Recursos necessários

  • Objetos disponíveis na escola, como móveis, brinquedos, caixas, bolas, cestos de lixo, entre outros.
  • Objetos trazidos pelo professor previamente, como caixas, dados, miniaturas e outros.
  • Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Proponha aos alunos que digam o que são formas e quais são as formas que eles conhecem?

Discuta com a turma:

  • Quando se pensa na palavra forma, o que lhes vêm à cabeça?

Propósito: Verificar o que os alunos conhecem sobre formas.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Mostre sólidos geométricos com cada uma das formas aos alunos e pergunte se eles sabem o nome delas; Se eles não souberem, diga o nome de cada uma delas (CUBO, BLOCO RETANGULAR, CILINDRO e ESFERA).

Propósito: Apresentar as formas não planas e seus respectivos nomes.

Materiais Complementares para impressão:

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Organize a turma para que façam um pequeno passeio pela escola; Verifique previamente os locais onde há objetos com cada uma das formas que serão apresentadas; Conduza o passeio, pedindo para que eles localizem e apontem, ou peguem objetos com as formas que foram apresentadas na sala, solicitando uma forma de cada vez (primeiro esfera, depois cilindro, em seguida, cubo e por fim o bloco retangular); Conversar rapidamente sobre possíveis dúvidas que surgirem, afinal, eles terão contato com mais objetos na sala em seguida; Retorne à sala já antecipando que eles continuarão a tratar do assunto.

Discuta com a turma:

  • Observe os objetos que o professor destacar; Existem objetos/ formas parecidos? Quais? O que podemos verificar para diferenciá-los?
  • Quais são as formas mais comuns no ambiente que observamos? Quais são as mais incomuns?

Exemplos: bola de basquete (esfera), cesto de lixo (cilindro), banco de concreto (bloco retangular), caixa de achados e perdidos (cubo)

Propósito: Possibilitar aos alunos que relacionem as formas não planas apresentadas aos objetos presentes na escola.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Circule pela sala com uma caixa com vários objetos e miniaturas e passe pelas carteiras, pedindo aos alunos que peguem um cilindro, esfera, cubo ou bloco retangular, cada aluno deve pegar uma forma. A princípio, não faça intervenções, para que eles escolham os objetos a partir de seus conhecimentos e conclusões; Pedir aos alunos que também não falem nada sobre os objetos escolhidos e sobre os objetos dos colegas.

Discuta com a turma:

  • Como vocês definiriam rapidamente cada uma das formas?
  • Quais delas são redondas?
  • Quais delas têm base para apoiar?
  • Todas elas podem ser empilhadas uma sobre a outra?

Propósito: Favorecer a identificação das formas não planas em objetos do cotidiano.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça para os alunos trazerem para a mesa do professor os objetos seguindo uma ordem: primeiro, somente as esferas, em seguida os cilindros, logo após, os cubos e, por último os blocos retangulares. Durante essa ação, observe se houve algum engano e, se ocorreu, pergunte quais são as possíveis confusões que podemos fazer na identificação das formas; Estimule os alunos a pensarem sobre as características que objetos com diferentes cores, tamanhos e funções têm em comum para serem classificados no mesmo grupo de formas.

Discuta com a turma:

  • O que as formas têm em comum?
  • O que diferencia uma forma da outra?
  • Como resolver enganos na identificação das formas?
  • Existe alguma forma totalmente diferente das demais?
  • Existe alguma que é muito parecida com outra?

Propósito: Que os alunos comparem os objetos e percebam as características das formas.

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9)

Orientação: Proponha algumas reflexões para os alunos, pensando nas possíveis dúvidas que tenham surgido durante a aula. Faça as perguntas e permita que eles exponham suas ideias, garantindo que haja escuta. Antecipe a eles que as respostas os ajudarão a escrever um resumo do que aprenderam na aula. Permita que os alunos manipulem os objetos novamente para perceberem melhor as características .

Discuta com a turma:

  • Como podemos diferenciar as formas semelhantes?
  • Podemos usar como referência um objeto, por exemplo a bola para identificar outros objetos parecidos?
  • A bola pode ser chutada de diversos ângulos, por cima, por baixo, pelos lados. Por que será que isso é possível?
  • Alguma dessas formas possui base plana para apoiar?
  • Alguma dessas formas não possui base plana?

Propósito: Espera-se que durante essa discussão, os alunos percebam quais são os elementos que diferenciam as formas e quais são as semelhanças que elas apresentam entre si.

Materiais Complementares:

A resolução desta atividade está disponível aqui:

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9)

Orientação: Proponha reflexões para os alunos, pensando nas possíveis dúvidas que tenham surgido durante a aula. Faça as perguntas e permita que eles exponham suas ideias, garantindo que haja escuta. Antecipe a eles que as respostas os ajudarão a escrever um resumo do que aprenderam na aula. Permita que eles peguem novamente os objetos para perceber as características.

Discuta com a turma:

  • Quais são as semelhanças e diferenças entre o cubo e o bloco retangular? O que nos ajuda a reconhecer cada um?
  • Eles tem faces (lados)? Quantas faces em cada um?
  • Os lados são unidos por vértices (pontas). Tocando as duas formas, vocês conseguem perceber essas “pontas” ou vértices? (Tentem com os olhos fechados e percebam o que sentem)
  • Coloquem o cubo acima de um bloco retangular ou vice versa. O que você percebe de diferença?

Propósito: Espera-se que durante essa discussão, os alunos percebam quais são os elementos que diferenciam as formas e quais são as semelhanças que elas apresentam entre si.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça para que os alunos falem o que aprenderam e registre em cartaz as descobertas sobre as formas não planas com o título “O que aprendemos sobre as formas não planas”

Propósito: Resgatar as aprendizagens de maneira sistematizada.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Retome com os alunos as conclusões apresentadas por eles e resuma em uma frase o conceito aprendido na aula: Identificação de formas não planas.

Propósito: Sintetizar os conceitos discutidos durante a aula em uma frase.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Entregue a folha de atividade. Realize a leitura do primeiro ítem (esfera) e solicite aos alunos que, individualmente desenhem os objetos de acordo com a solicitação; Realize o mesmo procedimento para os demais ítens; Circule pela sala para assegurar-se de que todos estão compreendendo as solicitações da atividade. Oriente os alunos sobre a importância de realizarem a atividade individualmente, para que utilizem os conhecimentos adquiridos sobre os conceitos apresentados.

Propósito: Verificar se os alunos identificam as formas e conseguem representá-las através de desenho.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Localizar,  identificar e nomear cilindro, esfera, cubo e bloco retangular nos objetos cotidianos;

Conceito-chave

Formas não planas (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular)

Recursos necessários

  • Objetos disponíveis na escola, como móveis, brinquedos, caixas, bolas, cestos de lixo, entre outros.
  • Objetos trazidos pelo professor previamente, como caixas, dados, miniaturas e outros.
  • Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes