Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo as formas não planas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Geometria- Formas não planas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
Objetivos específicos
Localizar, identificar e nomear cilindro, esfera, cubo e bloco retangular nos objetos cotidianos;
Conceito-chave
Formas não planas (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular)
Recursos necessários
- Objetos disponíveis na escola, como móveis, brinquedos, caixas, bolas, cestos de lixo, entre outros.
- Objetos trazidos pelo professor previamente, como caixas, dados, miniaturas e outros.
- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Localizar, identificar e nomear cilindro, esfera, cubo e bloco retangular nos objetos cotidianos;
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Projete ou leia para os alunos rapidamente.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Proponha aos alunos que digam o que são formas e quais são as formas que eles conhecem?
Discuta com a turma:
- Quando se pensa na palavra forma, o que lhes vêm à cabeça?
Propósito: Verificar o que os alunos conhecem sobre formas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Mostre sólidos geométricos com cada uma das formas aos alunos e pergunte se eles sabem o nome delas; Se eles não souberem, diga o nome de cada uma delas (CUBO, BLOCO RETANGULAR, CILINDRO e ESFERA).
Propósito: Apresentar as formas não planas e seus respectivos nomes.
Materiais Complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Organize a turma para que façam um pequeno passeio pela escola; Verifique previamente os locais onde há objetos com cada uma das formas que serão apresentadas; Conduza o passeio, pedindo para que eles localizem e apontem, ou peguem objetos com as formas que foram apresentadas na sala, solicitando uma forma de cada vez (primeiro esfera, depois cilindro, em seguida, cubo e por fim o bloco retangular); Conversar rapidamente sobre possíveis dúvidas que surgirem, afinal, eles terão contato com mais objetos na sala em seguida; Retorne à sala já antecipando que eles continuarão a tratar do assunto.
Discuta com a turma:
- Observe os objetos que o professor destacar; Existem objetos/ formas parecidos? Quais? O que podemos verificar para diferenciá-los?
- Quais são as formas mais comuns no ambiente que observamos? Quais são as mais incomuns?
Exemplos: bola de basquete (esfera), cesto de lixo (cilindro), banco de concreto (bloco retangular), caixa de achados e perdidos (cubo)
Propósito: Possibilitar aos alunos que relacionem as formas não planas apresentadas aos objetos presentes na escola.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Circule pela sala com uma caixa com vários objetos e miniaturas e passe pelas carteiras, pedindo aos alunos que peguem um cilindro, esfera, cubo ou bloco retangular, cada aluno deve pegar uma forma. A princípio, não faça intervenções, para que eles escolham os objetos a partir de seus conhecimentos e conclusões; Pedir aos alunos que também não falem nada sobre os objetos escolhidos e sobre os objetos dos colegas.
Discuta com a turma:
- Como vocês definiriam rapidamente cada uma das formas?
- Quais delas são redondas?
- Quais delas têm base para apoiar?
- Todas elas podem ser empilhadas uma sobre a outra?
Propósito: Favorecer a identificação das formas não planas em objetos do cotidiano.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça para os alunos trazerem para a mesa do professor os objetos seguindo uma ordem: primeiro, somente as esferas, em seguida os cilindros, logo após, os cubos e, por último os blocos retangulares. Durante essa ação, observe se houve algum engano e, se ocorreu, pergunte quais são as possíveis confusões que podemos fazer na identificação das formas; Estimule os alunos a pensarem sobre as características que objetos com diferentes cores, tamanhos e funções têm em comum para serem classificados no mesmo grupo de formas.
Discuta com a turma:
- O que as formas têm em comum?
- O que diferencia uma forma da outra?
- Como resolver enganos na identificação das formas?
- Existe alguma forma totalmente diferente das demais?
- Existe alguma que é muito parecida com outra?
Propósito: Que os alunos comparem os objetos e percebam as características das formas.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9)
Orientação: Proponha algumas reflexões para os alunos, pensando nas possíveis dúvidas que tenham surgido durante a aula. Faça as perguntas e permita que eles exponham suas ideias, garantindo que haja escuta. Antecipe a eles que as respostas os ajudarão a escrever um resumo do que aprenderam na aula. Permita que os alunos manipulem os objetos novamente para perceberem melhor as características .
Discuta com a turma:
- Como podemos diferenciar as formas semelhantes?
- Podemos usar como referência um objeto, por exemplo a bola para identificar outros objetos parecidos?
- A bola pode ser chutada de diversos ângulos, por cima, por baixo, pelos lados. Por que será que isso é possível?
- Alguma dessas formas possui base plana para apoiar?
- Alguma dessas formas não possui base plana?
Propósito: Espera-se que durante essa discussão, os alunos percebam quais são os elementos que diferenciam as formas e quais são as semelhanças que elas apresentam entre si.
Materiais Complementares:
A resolução desta atividade está disponível aqui:
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8, 9)
Orientação: Proponha reflexões para os alunos, pensando nas possíveis dúvidas que tenham surgido durante a aula. Faça as perguntas e permita que eles exponham suas ideias, garantindo que haja escuta. Antecipe a eles que as respostas os ajudarão a escrever um resumo do que aprenderam na aula. Permita que eles peguem novamente os objetos para perceber as características.
Discuta com a turma:
- Quais são as semelhanças e diferenças entre o cubo e o bloco retangular? O que nos ajuda a reconhecer cada um?
- Eles tem faces (lados)? Quantas faces em cada um?
- Os lados são unidos por vértices (pontas). Tocando as duas formas, vocês conseguem perceber essas “pontas” ou vértices? (Tentem com os olhos fechados e percebam o que sentem)
- Coloquem o cubo acima de um bloco retangular ou vice versa. O que você percebe de diferença?
Propósito: Espera-se que durante essa discussão, os alunos percebam quais são os elementos que diferenciam as formas e quais são as semelhanças que elas apresentam entre si.
Sistematização de Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Peça para que os alunos falem o que aprenderam e registre em cartaz as descobertas sobre as formas não planas com o título “O que aprendemos sobre as formas não planas”
Propósito: Resgatar as aprendizagens de maneira sistematizada.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Retome com os alunos as conclusões apresentadas por eles e resuma em uma frase o conceito aprendido na aula: Identificação de formas não planas.
Propósito: Sintetizar os conceitos discutidos durante a aula em uma frase.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Entregue a folha de atividade. Realize a leitura do primeiro ítem (esfera) e solicite aos alunos que, individualmente desenhem os objetos de acordo com a solicitação; Realize o mesmo procedimento para os demais ítens; Circule pela sala para assegurar-se de que todos estão compreendendo as solicitações da atividade. Oriente os alunos sobre a importância de realizarem a atividade individualmente, para que utilizem os conhecimentos adquiridos sobre os conceitos apresentados.
Propósito: Verificar se os alunos identificam as formas e conseguem representá-las através de desenho.
Materiais Complementares:
Para o professor
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_10GEO01
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com metade da turma e com outra metade, pois é mais produtivo realizar intervenções com um grupo menor de alunos.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e a questão do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.
Atividade principal
Aula síncrona: Após o aquecimento inicie a atividade principal com a apresentação de algumas formas não planas, conforme o slide 3 do plano de aula. Em seguida, peça que andem pelas suas casas e observem objetos que se pareçam com cada uma das formas apresentadas (dê 5 minutos para isso). Retornando, peça que comentem o que encontraram, então solicite que peguem um objeto que se pareça com cada forma (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular). Peça para que digam qual objeto conseguiram solicitando uma forma por vez. Faça uma discussão com base nas perguntas do Discuta com a turma, dos slides 5 e 6.
Aula assíncrona: O propósito da aula é apresentar algumas formas não planas e discutir suas características, semelhanças e diferenças. Mande a imagem do slide com as formas, ou peça para que as observem no quadro abaixo, verificando as que conhecem seus nomes e nomeando as que ainda não conheciam. Em seguida, peça que andem pelas suas casas e observem objetos que se pareçam com cada uma das formas apresentadas e peguem um objeto parecido com cada forma (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular). Solicite que façam o registro (desenho e/ou escrito):
Encaminhe com o quadro acima algumas questões adaptadas dos Discuta com a turma, para que respondam (se for necessário, com a ajuda de um leitor e um escriba adulto):
OBSERVE AS FORMAS NÃO PLANAS E RESPONDA
1. QUAIS DELAS SÃO REDONDAS?
2. QUAIS DELAS TÊM BASE PARA APOIAR?
3. TODAS ELAS PODEM SER EMPILHADAS UMA SOBRE A OUTRA? EXPLIQUE.
4. O QUE AS FORMAS TÊM PARECIDO?
5. O QUE DIFERENCIA UMA FORMA DA OUTRA?
6. EXISTE ALGUMA FORMA TOTALMENTE DIFERENTE DAS DEMAIS?
7. EXISTE ALGUMA QUE É MUITO PARECIDA COM OUTRA? QUAIS?
Faça comandas bem claras e orientações aos familiares sobre como auxiliar os alunos e até informações e termos usados nas características e propriedades das formas. Peça que te enviem a atividade realizada.
Discussão das soluções
Aula síncrona: Essa discussão tem o propósito de diferenciar formas verificando suas semelhanças e diferenças, como no caso do cilindro e da esfera. Siga as orientações dos slides 7 e 8, utilizando como forma de comparação os objetos que separaram em casa. De qualquer forma é importante que você tenha ao menos um exemplo de cada para mostrar.
Aula assíncrona: Aguarde receber as atividades e realize as intervenções necessárias, assim poderá esclarecer algum equívoco. Mande com sua devolutiva algumas questões para que aprofundem suas reflexões (se for necessário com a ajuda de um leitor e um escriba adulto).
OBSERVE AS FORMAS DAS FIGURAS E RESPONDA AS QUESTÕES:
1. QUAIS SÃO AS FORMAS SEMELHANTES?
2. COMO PODEMOS DIFERENCIAR AS FORMAS SEMELHANTES?
3. PODEMOS USAR COMO REFERÊNCIA OS OBJETOS ACIMA, POR EXEMPLO A BOLA PARA IDENTIFICAR OUTROS OBJETOS PARECIDOS?
4. A BOLA PODE SER CHUTADA DE DIVERSOS ÂNGULOS, POR CIMA, POR BAIXO, PELOS LADOS. POR QUE SERÁ QUE ISSO É POSSÍVEL?
5. ALGUMA DESSAS FORMAS POSSUI BASE PLANA PARA APOIAR? QUAIS?
6. ALGUMA DESSAS FORMAS NÃO POSSUI BASE PLANA? QUAIS?
Solicite que te encaminhem as respostas
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Faça um fechamento da aula conversando e fazendo um registro coletivo de tudo o que aprenderam (você pode enviar o registro a todos) e use o slide de encerramento para finalizar.
Aula assíncrona: Como não será possível uma troca de ideias e uma lista realizada coletivamente sobre as aprendizagens, faça uma devolutiva às respostas dos alunos e encerre com uma pequena lista das aprendizagens, sistematizando os conceitos e encerrando a aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as formas geométricas não planas. Envie orientações bem claras, inclusive sobre os conceitos. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
Objetivos específicos
Localizar, identificar e nomear cilindro, esfera, cubo e bloco retangular nos objetos cotidianos;
Conceito-chave
Formas não planas (cilindro, esfera, cubo e bloco retangular)
Recursos necessários
- Objetos disponíveis na escola, como móveis, brinquedos, caixas, bolas, cestos de lixo, entre outros.
- Objetos trazidos pelo professor previamente, como caixas, dados, miniaturas e outros.
- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares.
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