17281
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Configurações do mundo no século XIX

Plano de aula - A Doutrina do Destino Manifesto e as anexações dos EUA sobre o México, século XIX

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Doutrina do Destino Manifesto e as anexações dos EUA sobre o México, século XIX

Plano 02 de 2 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Reis De Moraes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI25, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para o desenvolvimento da Sistematização desta aula, os alunos deverão produzir um desenho. Para tanto, o professor deverá providenciar: lápis grafite B6 e B2 para desenho (se for possível), lápis de cor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, cola branca escolar, régua, tesoura sem ponta e folha A4 para cada aluno.

Para esta aula, os alunos deverão ser organizados em grupos, de no máximo, quatro integrantes. Peça para que se organizem no início da aula, o professor poderá fazer a divisão para dinamizar esta etapa.

Material complementar: Para cada etapa desta aula será disponibilizada uma versão impressa, o professor poderá optar por distribuir uma cópia por grupo, ou de modo individual, como achar mais pertinente.

Abaixo, seguem os links:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAB9sFnwy6HSWnUPW8ReSSsVk27zbFgngPFKDDxt3YMgQtDMD7HrCxg3nURn/his8-25und-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zXmK5jPGhBhWBCHw2uGs9sxzAazRdbfQVRmuXq4JaUvEAJsAg7faH45AtFrT/his8-25und-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBrP59PHN3mnzXeCmVq5nMCSCwAJezBZxQzKgNVtsQ3hQHqWMkGUtB829WRG/his8-25und-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Sugerimos que o professor assista ao vídeo indicado e leia os materiais abaixo para maior compreensão acerca da Doutrina do Destino Manifesto.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendos-os no quadro ou lendos-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e, depois, escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura do texto e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estado Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendos-o no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar as a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura dos textos e a observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

  • Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe-Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?

Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra), entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-so para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura dos textos e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e Médico após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

  • Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?

Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra), entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar as a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura dos textos e a observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México, frente as anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

  • Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?

Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra), entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar as a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura dos textos e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México, diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

  • Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?

Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra) entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estado Unidos. NADDI,Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura do texto e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é de apresentar o conceito da Doutrina do Destino Manifesto, bem como interpretação da obra Progresso americano, que personifica a ideia do direito à expansão do povo estadunidense. É importante que os alunos entendam que tais elementos são justificados pelo discurso sagrado e o povo estadunidense é colocado como tal. Desta maneira, toda prática de expansionismo passou a ser justificada como algo legítimo, independentemente das consequências a ela atribuída.

Como proposta de Problematização:

Qual a relação da Doutrina do Destino Manifesto com a pintura Progresso americano, de John Cash, 1872?

Espera-se que os alunos façam a relação do Destino Manifesto enquanto uma doutrina de cunho religioso/sagrado que legitima as ações expansionistas dos EUA.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é de apresentar o conceito da Doutrina do Destino Manifesto bem como interpretação da obra Progresso americano, que personifica a ideia do direito à expansão do povo estadunidense. É importante que os alunos entendam que tais elementos são justificados pelo discurso sagrado e o povo estadunidense é colocado como tal. Desta maneira, toda prática de expansionismo passou a ser justificada como algo legítimo, independentemente das consequências a ela atribuída.

Como proposta de Problematização:

Qual a relação da Doutrina do Destino Manifesto com a pintura Progresso americano, de John Cash, 1872?

Espera-se que os alunos façam a relação do Destino Manifesto enquanto uma doutrina de cunho religioso/sagrado que legitima as ações expansionistas dos EUA.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar o conceito da Doutrina do Destino Manifesto bem como interpretação da obra Progresso americano, que personifica a ideia do direito à expansão do povo estadunidense. É importante que os alunos entendam que tais elementos são justificados pelo discurso sagrado e o povo estadunidense é colocado como tal. Desta maneira, toda prática de expansionismo passou a ser justificada como algo legítimo, independentemente das consequências a ela atribuída.

Como proposta de Problematização:

Qual a relação da Doutrina do Destino Manifesto com a pintura Progresso americano, de John Cash?

Espera-se que os alunos façam a relação do Destino Manifesto enquanto uma doutrina de cunho religioso/sagrado que legitima as ações expansionistas dos EUA.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

A Sistematização desta aula consiste na elaboração de um desenho, onde cada aluno deverá produzir o seu. A atividade deve se basear na obra Progresso americano, de John Cash (apresentada na etapa de Problematização desta aula). Desta forma, os alunos deverão fazer um desenho que represente o contexto do Tratado de Guadalupe Hidalgo, é importante destacar aos alunos que a História é uma ciência que deve avaliar diferentes discursos de um mesmo acontecimento. Se, de um lado, a ideia de progresso dos EUA foi perpetuada em pinturas, os alunos deverão representar uma análise crítica do contexto de anexação dos territórios mexicanos pelos EUA.

No final, os alunos poderão expor seus desenhos, as atividades poderão ser expostas em um mural de grande circulação na escola, onde os demais alunos possam ver.

Para o desenvolvimento da Sistematização desta aula, os alunos deverão produzir um desenho. Para tanto, o professor deverá providenciar: lápis grafite B6 e B2 para desenho (se for possível), lápis de cor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, cola branca escolar, régua, tesoura sem ponta e folha A4 para cada aluno.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue o material impresso, sobre esta etapa, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBrP59PHN3mnzXeCmVq5nMCSCwAJezBZxQzKgNVtsQ3hQHqWMkGUtB829WRG/his8-25und-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI25, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para o desenvolvimento da Sistematização desta aula, os alunos deverão produzir um desenho. Para tanto, o professor deverá providenciar: lápis grafite B6 e B2 para desenho (se for possível), lápis de cor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, cola branca escolar, régua, tesoura sem ponta e folha A4 para cada aluno.

Para esta aula, os alunos deverão ser organizados em grupos, de no máximo, quatro integrantes. Peça para que se organizem no início da aula, o professor poderá fazer a divisão para dinamizar esta etapa.

Material complementar: Para cada etapa desta aula será disponibilizada uma versão impressa, o professor poderá optar por distribuir uma cópia por grupo, ou de modo individual, como achar mais pertinente.

Abaixo, seguem os links:

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TAB9sFnwy6HSWnUPW8ReSSsVk27zbFgngPFKDDxt3YMgQtDMD7HrCxg3nURn/his8-25und-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zXmK5jPGhBhWBCHw2uGs9sxzAazRdbfQVRmuXq4JaUvEAJsAg7faH45AtFrT/his8-25und-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBrP59PHN3mnzXeCmVq5nMCSCwAJezBZxQzKgNVtsQ3hQHqWMkGUtB829WRG/his8-25und-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Sugerimos que o professor assista ao vídeo indicado e leia os materiais abaixo para maior compreensão acerca da Doutrina do Destino Manifesto.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendos-os no quadro ou lendos-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e, depois, escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura do texto e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estado Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendos-o no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar as a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura dos textos e a observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

  • Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe-Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?

Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra), entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-so para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura dos textos e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e Médico após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

  • Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?

Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra), entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar as a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura dos textos e a observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México, frente as anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

  • Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?

Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra), entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar as a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura dos textos e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México, diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

  • Com base na análise das fontes, explique se o Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848 ocorreu de forma pacífica e quais partes obtiveram vantagem ou desvantagem?

Espera-se que os alunos compreendam que o Tratado de Guadalupe Hidalgo foi resultado de um conflito bélico (guerra) entre os EUA e o México, sobretudo pelo interesse estadunidense sobre o território mexicano. Desta maneira, tal tratado pode ser identificado pelos alunos enquanto uma atitude de imposição imperialista dos EUA sobre o México.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estado Unidos. NADDI,Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar a anexação de territórios, antes do México, aos EUA, pelo Tratado de Guadalupe Hidalgo. Desta forma os alunos poderão compreender que no passado o México possuía uma extensão territorial maior e, por meio de interesses dos EUA, houve anexações e disputas destas terras, modificando as fronteiras entre EUA e México.

Peça para que os alunos observem os mapas e depois escolha um aluno para realizar a leitura sobre o Tratado de Guadalupe Hidalgo.

A seguir, apresente o slide correspondente à proposta de atividade para a Contextualização.

  • Com base na leitura do texto e na observação dos mapas, explique as mudanças na fronteira Estados Unidos e México após o Tratado de Guadalupe Hidalgo. Dê exemplos, de alguma mudança territorial que foi possível observar.

Espera-se que os alunos identifiquem mudanças nas fronteiras entre os países e uma significativa diminuição do território do México diante das anexações feitas pelos EUA. No texto, pode-se identificar os territórios anexados: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas, anexados em troca de valores irrisórios.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é de apresentar o conceito da Doutrina do Destino Manifesto, bem como interpretação da obra Progresso americano, que personifica a ideia do direito à expansão do povo estadunidense. É importante que os alunos entendam que tais elementos são justificados pelo discurso sagrado e o povo estadunidense é colocado como tal. Desta maneira, toda prática de expansionismo passou a ser justificada como algo legítimo, independentemente das consequências a ela atribuída.

Como proposta de Problematização:

Qual a relação da Doutrina do Destino Manifesto com a pintura Progresso americano, de John Cash, 1872?

Espera-se que os alunos façam a relação do Destino Manifesto enquanto uma doutrina de cunho religioso/sagrado que legitima as ações expansionistas dos EUA.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é de apresentar o conceito da Doutrina do Destino Manifesto bem como interpretação da obra Progresso americano, que personifica a ideia do direito à expansão do povo estadunidense. É importante que os alunos entendam que tais elementos são justificados pelo discurso sagrado e o povo estadunidense é colocado como tal. Desta maneira, toda prática de expansionismo passou a ser justificada como algo legítimo, independentemente das consequências a ela atribuída.

Como proposta de Problematização:

Qual a relação da Doutrina do Destino Manifesto com a pintura Progresso americano, de John Cash, 1872?

Espera-se que os alunos façam a relação do Destino Manifesto enquanto uma doutrina de cunho religioso/sagrado que legitima as ações expansionistas dos EUA.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

O objetivo desta etapa é apresentar o conceito da Doutrina do Destino Manifesto bem como interpretação da obra Progresso americano, que personifica a ideia do direito à expansão do povo estadunidense. É importante que os alunos entendam que tais elementos são justificados pelo discurso sagrado e o povo estadunidense é colocado como tal. Desta maneira, toda prática de expansionismo passou a ser justificada como algo legítimo, independentemente das consequências a ela atribuída.

Como proposta de Problematização:

Qual a relação da Doutrina do Destino Manifesto com a pintura Progresso americano, de John Cash?

Espera-se que os alunos façam a relação do Destino Manifesto enquanto uma doutrina de cunho religioso/sagrado que legitima as ações expansionistas dos EUA.

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Apresente os slides desta etapa, com as fontes, aos alunos escrevendo-os no quadro ou lendo-os para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente estes slides e escolha um ou dois alunos para realizar a leitura, em voz alta, para a turma.

A Sistematização desta aula consiste na elaboração de um desenho, onde cada aluno deverá produzir o seu. A atividade deve se basear na obra Progresso americano, de John Cash (apresentada na etapa de Problematização desta aula). Desta forma, os alunos deverão fazer um desenho que represente o contexto do Tratado de Guadalupe Hidalgo, é importante destacar aos alunos que a História é uma ciência que deve avaliar diferentes discursos de um mesmo acontecimento. Se, de um lado, a ideia de progresso dos EUA foi perpetuada em pinturas, os alunos deverão representar uma análise crítica do contexto de anexação dos territórios mexicanos pelos EUA.

No final, os alunos poderão expor seus desenhos, as atividades poderão ser expostas em um mural de grande circulação na escola, onde os demais alunos possam ver.

Para o desenvolvimento da Sistematização desta aula, os alunos deverão produzir um desenho. Para tanto, o professor deverá providenciar: lápis grafite B6 e B2 para desenho (se for possível), lápis de cor, giz de cera, revistas e jornais para recorte, cola branca escolar, régua, tesoura sem ponta e folha A4 para cada aluno.

Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue o material impresso, sobre esta etapa, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBrP59PHN3mnzXeCmVq5nMCSCwAJezBZxQzKgNVtsQ3hQHqWMkGUtB829WRG/his8-25und-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar nos temas trabalhados nesta aula, sugerimos o acesso aos materiais abaixo:

Sobre a disputa territorial entre México e Estados Unidos. NADDI, Beatriz Walid de Magalhães. BELUCI. Vítor Prevedel.

Fronteira México-Estados Unidos: um panorama geral. Revista InterAção, v. 7, n. 7, jul/dez 2014. p. 7. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/16807-82214-1-PB.pdf Acesso em: 18 de mar. de 2019.

Sobre a Doutrina do Destino Manifesto. FERREIRA, Emerson Benedito. Eleitos por Deus: o Destino Manifesto e o imaginário popular estadunidense do século XIX. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj052307.pdf Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Destino Manifesto: Trecho extraído de pregações puritanas realizadas em Nova Jersey em 1660. In: Revista Caros Amigos, nº 17, agosto/1998. p.19. In. SAMPAIO, José Henrique Maia. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Estados Unidos e o Destino Manifesto. A m e r í n d i a, Volume 2, Número 2/2006, p. 7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/amerindia/article/view/1552/1405 Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Videoaula Destino Manifesto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C5thW5nRe_E Acesso em: 19 de mar. de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Configurações do mundo no século XIX do 8º ano :

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08HI25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano