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Plano de aula > História > 8º ano > O Brasil no século XIX

Plano de aula - Civilização e aculturamento indígena: como os aldeamentos tentaram “civilizar” os indígenas no fim do Império

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Civilização e aculturamento indígena: como os aldeamentos tentaram “civilizar” os indígenas no fim do Império

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julia Bittencourt Barbosa Correa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e os questionamentos propostos na etapa. Você pode propor que alunos discutam no próprio grupo da sala ou enviar alguns questionamentos para que eles respondam, por escrito, através de áudio ou vídeo. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Você pode encaminhar um pequeno vídeo, áudio ou texto, esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que julgar convenientes.

Problematização
Nesta etapa você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

- Segundo o Art. 6º do Decreto de 1845, deveria haver um missionário em cada aldeia. Quais eram as funções (competências) desses missionários?
- Por que o governo queria que os missionários convencessem populações indígenas a deixarem as terras e se mudarem para os aldeamentos dos missionários?
- Você já ouviu falar do termo aculturação ou aculturamento? Pesquise o significado.
- Qual pode ser a real intenção da política imperial por trás das leis para os povos indígenas? Que relação é possível estabelecer entre esta política e aculturação/aculturamento?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras. Se preferir, ao invés de propor a pesquisa sobre aculturação, encaminhe junto com as fontes o link para o Dicionário Priberam online, com a definição de aculturação (disponível aqui). 

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que produzam um texto ou desenho relacionando aculturação e o apagamento da cultura indígena, com o argumento da “integração” destes povos. Eles podem enviar as produções para que você e a turma vejam, através do Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui). 

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país  (disponível aqui).

As famílias podem assistir a vários vídeos sobre a Comissão Rondon, com imagens do período no Youtube como Rondon - A construção do Brasil e a causa indígena (disponível aqui). 

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_21UND02

(EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.


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